Moção Parque Urbano - Arrentela


Situada na Margem Sul do Tejo, em local alto e sobranceiro sobre o estreito do Rio Judeu, temos a Arrentela. É junto ao colo do Rio Judeu – na Torre da Marinha, junto à Fábrica dos Lanifícios – que entendemos que deve ser criado um grande parque urbano. Neste parque urbano começaria o corredor verde que ligaria o Tejo ao mar, através dos pinhais de frades e das freiras, até à Apostiça/Lagoa de Albufeira.
O Executivo PCP (sic) entendeu que neste terreno de 49.85 ha deviam ser construídos 1200 fogos, com uma área bruta de construção de 133.669 m2, cedendo para equipamentos 61.816 m2. Esta área de construção configura um índice global de 0,39 para o plano de pormenor.
Nós entendemos que a zona em questão necessita de ser requalificada, todavia, somos pela aposta na zona verde e enjeitamos a urbanização, os lotes e a construção em altura.
Queremos garantir a protecção da área RAN, constituída pela mancha de solos com cerca de 6 ha no extremo nordeste. De igual modo a zona REN, no vale do Rio Judeu e que é zona de risco de cheia.
A nossa aposta vai para a promoção da recuperação ambiental da zona, potenciando as condições naturais.
Queremos proteger as hortas urbanas já existentes, mas também queremos novas áreas para hortas pedagógicas.
Somos pela protecção do maçico de eucaliptos.
Jamais deixaremos de nos bater pela salvaguarda do património da arqueologia industrial, que não poderá deixar de passar pela recuperação da Fábrica dos Lanifícios.
Com a recuperação dos edifícios industriais estariam criadas as condições para o desenvolvimento de inúmeras actividades lúdicas e artísticas.
Este parque urbano seria a porta de entrada para o cenário
que se seguiria – a bela Baía do Seixal.
Assim, o Secretariado da Secção Seixal/Arrentela elege a criação dum Parque Urbano na zona da Torre da Marinha – Fábrica dos Lanifícios, como um objectivo a perseguir pelo Partido Socialista, melhorando sobremaneira a qualidade de vida dos nossos concidadãos.


Arrentela, 31 de Janeiro de 2013
O Secretariado do Partido Socialista da Secção Seixal/Arrentela

Sem comentários:

Google