Comunicado - Nova travessia ferroviária entre Lisboa e Madrid - Secretariado da Federação Distrital de Setúbal do PS

O projeto de alta velocidade ferroviária, em bitola europeia, entre as capitais portuguesa e espanhola vai mesmo avançar, depois de o Governo ter chegado a acordo com Bruxelas sobre o financiamento da obra, que deverá avançar entre 2014 e 2020.

A Federação distrital do PS/Setúbal saúda o avanço desta importante obra para o país e para o distrito de Setúbal, uma iniciativa do anterior governo do PS e agora retomada pelo atual governo, depois de ampla e profusamente combatida como mais uma medida despesista.

Numa conjuntura nacional e regional marcada pelo aumento diário do desemprego, todas as medidas impulsionadoras do desenvolvimento e do emprego serão apoiadas pelo PS.

Para a Federação Distrital do PS o Governo deve, a cada momento, hierarquizar a prioridade do investimento público optando, necessariamente, não por soluções mais baratas, mas por decisões que podem, a médio e longo prazo, proporcionar uma maior sustentabilidade da economia portuguesa. Neste sentido, propomos que o governo abandone a solução Portela+1 e, no atual quadro de restrições financeiras e orçamentais do país, faça um compasso de espera, de forma a dar tempo e criar as condições para avançar com a anterior solução de construção do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) no Campo de Tiro de Alcochete. Esta será uma solução mais sustentável e propiciadora de melhores condições para o desenvolvimento futuro do país.

Nesta conjuntura austeritária, o investimento público reprodutor do investimento privado deve, na opinião do PS, ser valorizado e acarinhado, daí continuarmos a insistir na importância de se avançar com a nova ligação Barreiro- Montijo de acesso à Ponte Vasco da Gama, cujo traçado abrangerá terra, viaduto e uma ponte, numa extensão total de cerca de 11Km. Nesta solução, que está a ser trabalhada pela Lusoponte em conjunto com os municípios de Montijo, Alcochete, Moita e Barreiro, não se deve perder muito tempo, atendendo à sua importância para o crescimento e a criação de emprego.

Setúbal, 06 de Fevereiro de 2013

Sem comentários: