Autarquias: as mais e menos endividadas


"Fafe fechou 2012 com saldo positivo graças ao corte de custos, o que lhe permitiu baixar o IRS e o IMI
Por: tvi24 / Sofia Fernandes, TVI | 2013-01-04 21:02

As autarquias em pior situação financeira são o Seixal, Aveiro e Portimão. Dados da Associação Nacional de Municípios revelam que estes são os municípios mais endividados. Os cálculos têm em conta não só o valor total em dívida, mas também os investimentos realizados e o património.

Mas se há autarquias com a corda no pescoço, há também outras que podem respirar de alívio. Em Fafe, por exemplo, a autarquia encerrou 2012 com as contas positivas e sem dividas a fornecedores. Para o emagrecimento financeiro, contribuiu a redução na despesa corrente com seguros, pessoal, frota automóvel e iluminação publica, entre outros.

Com saldo positivo na despesa corrente, a câmara conseguiu ainda diminuir 20% dos 5 milhões de dívida bancária, uma folga orçamental que permitiu uma redução de 20% no IRS e 25% no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) dos prédios.

Para além de Fafe, os dados fornecidos pela associação nacional de municípios revelam que os menos endividados são Almada, Castelo Branco e Boticas."


Fonte: ANMP/TVI
Link: http://www.tvi24.iol.pt/

1 comentário:

cherryàtuga disse...

O pior de tudo é que a Dívida contraída não se traduz em trabalho autárquico e melhoria urbanistica, economica e social do Concelho do Seixal!

Google