VIVA A REPÚBLICA


Começo este post pela declaração de interesses: Gosto da malta da 1.ª República. E gosto sem precisar de grandes elucubrações sobre o tema, simpatizo e pronto, um pouco à imagem dos ódios de estimação, que se acarinham sem saber exactamente porquê e que o Miguel Esteves Cardoso tão bem descreveu num dos seus primeiros livros.
Vem isto a propósito das comemorações do centenário da República, em concreto no Seixal. Já há mais de um ano que nas sessões de Câmara venho perguntando que comemorações vamos ter. As respostas são sempre vagas, que se está a pensar nisso, certamente a data vai ser assinalada, etc., etc., mas de palpável nada. Como já vão sendo uns anitos a lidar com esta malta desconfiei…
A resposta foi-me dada numa das últimas Assembleias Municipais, um documento apresentado discorria sobre a Revolução Republicana de 5 de Outubro e 1910, apresentando-a como uma Revolução burguesa, por oposição a essa outra Revolução, essa sim proletária, e nessa medida a verdadeira Revolução, o 25 de Abril de 1974.
O mote está portanto dado, comemorações do 25 de Abril em grande estilo, 5 de Outubro, talvez, mas devagarinho que isso é coisa de burgueses.
Enfim o sectarismo é tanto e a estreiteza de vistas tão larga que certamente não vale a pena contra argumentar com o importante, senão decisivo, papel da carbonária na revolução de Outubro de 1910, entrecruzando aqui a estrutura sociológica desta organização ou sequer com os fundamentos corporativos que estiveram na génese do movimento dos capitães, nomeadamente a oposição entre milicianos e oficiais oriundos da academia – para isso era necessário que o interlocutor nos quisesse ouvir e não é, manifestamente, o caso.
Assim sendo, o Rumo a Bombordo vai, ao longo do próximo ano, tentar publicar algumas histórias dessa época tão rica, do que pelo Seixal se viveu.
O primeiro destes Posts intitula-se os Bogas, será publicado amanhã, e é a transcrição dum texto publicado no jornal “O Mundo” que mão amiga me fez chegar, por isso aqui fica o meu muito obrigado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Participe Rastreios à Tensão Arterial + Glicémia Capilar e Sessão Apresentação Grupo Cidadãos do Pinhal do General

Sábado, 20 de Março de 2010, das 14-17H

www.viverpinhaldogeneral.blogspot.com

D + Pelo Pinhal do General

Google