Análise do resultado eleitoral: Autárquicas 2009 - Seixal


Quando se participa no jogo democrático ganha-se, perde-se e, às vezes, pode-se empatar…
As eleições autárquicas no Seixal têm um vencedor, a CDU, que oportunamente felicitei na pessoa de Alfredo Monteiro.
O PS reforçou-se como principal partido da oposição, apesar de ter perdido mandatos em quatro das seis freguesias, o que permitiu à CDU recuperar duas maiorias absolutas (nas outras já as detinha).
Destaque pela positiva merece-nos a freguesia de Arrentela onde, em contra-ciclo, o PS vê o seu resultado subir.
Na Assembleia Municipal a correlação de forças manter-se-á inalterada, apesar do PSD e BE perderem cada um, um deputado municipal em favor do CDS/PP. Partido que acaba por ser o grande vencedor da noite (de entre os derrotados) registando uma subida global de 3,49%.
Também na Câmara Municipal a correlação de forças se manterá, com uma maioria absoluta da CDU, apesar do PSD perder um Vereador para o Bloco. Registe-se que este Vereador, a não haver recontagem, foi obtido registando-se um empate entre PSD e BE, pelo que de acordo com as regras do Método de Hondt, se privilegiará o Partido menos votado.
Este resultado eleitoral, pouco esperado pelos analistas diga-se, resulta do facto do BE ter percentualmente descido em relação às eleições de há quatro anos, do PSD ter perdido 874 votos e do PS ter obtido globalmente mais 140 votos.
Registe-se também que o resultado obtido pelo PS se encontra em linha com os resultados obtidos pelo Partido nos concelhos limítrofes: Almada, Sesimbra e Barreiro, sendo mesmo no Seixal onde se regista a menor descida do PS.
Uma última nota negativa para a elevada taxa de abstenção registada, 53,87%, bastante superior à taxa de abstenção registada a nível Distrital e Nacional.
Posto isto resta ao PS no Seixal reflectir sobre os resultados obtidos, arregaçar as mangas e reiniciar já hoje um profundo trabalho de esclarecimento e contacto com a população, pois, como costumamos dizer, o caminho faz-se caminhando e o primeiro passo já foi dado.

55 comentários:

Ponto Verde disse...

Exactamente :

«arregaçar as mangas e reiniciar já hoje um profundo trabalho de esclarecimento e contacto com a população Seixal»

É na luta pela informação e contra um mito construído, não se sabe já quando, nem a propósito do quê que se pode desconstruír esta farsa territorial e socialmente desastrosa.

Será interessante o estudo de casos como a Marinha Grande, Beja ou Aljustrel !

É fundamental a luta contra a abstenção , pela actualização dos cadernos eleitorais e recenceamento dos novos habitantes (que estará automatizada pelo cartão de cidadão, penso que já nas próximas eleições).

Sobretudo há que trabalhar a razão (propaganda diária e massiva) porque transitam tantos votos do PS e PSD , para a CDU em eleições autárquicas.

É necessário não desperdiçar,nem o capital humano, nem a experiência ganha , tendo de haver mais criterio na escolha e na exposição mediática , que mesmo no You Tube pode ter resultados ... desastrosos...

O futuro é já hoje .Obrigado pelo trabalho feito em prol de um outro Seixal.

Anónimo disse...

o Ps perdeu muito por culpa propria, veja-se a miseria de candidato que apresentou em fernao ferro, foi um valente tiro no pé.

cidadao disse...

Ao contra-ciclo na Arrentela e subida do P.S. não será alheio a questão da Flor da Mata-Pinhal Frades , o trabalho de informação entre próprios moradores , fotocópias , cartazes etc. e os blogues que têm disponibilizado informação e retido dados em arquivo para consulta.
Daqui partiu a primeira manifestação contra a CDU no Seixal. Daqui nasceu um abaixo assinado 4 MIL assinaturas , contra a destruição da Mata e a construção do PER da Flôr da Mata.
À contestação dos cidadãos temos deparado com pedidos de informação pontual , mas nenhum compromisso da oposição. Isto dos cidadãos anónimos darem o peito à balas é cómodo , mas daria maiores resultados eleitorais se os partidos tomassem posição nestas questões fracturantes.
Vê-se que a informação e a mobilização dá os seus frutos, mesmo em contraciclo .

Castro disse...

EXCELENTE TRABALHO!!!
4 ANOS PARA AUMENTAR 140 VOTOS... E NEM COM MAIS ESSES (FICARIA APENAS A 78) CONSEGUIU TIRAR A MAIORIA.

PIOR, NÃO TIROU A MAIORIA, E DESCEU A PERCENTAGEM DO PS DANDO REFORÇO DA MAIORIA ABSOLUTA À CDU!!!!

QUEM TE ROUBOU DESTA VEZ? OS AMIGOS QUE PUSESTE NAS MESAS?

SE ÉS TÃO BOM, A CULPA NÃO PODERÁ SER TUA?? POIS NÃO??!!!!


Pimpinha

Anónimo disse...

Então Samuel já tens o programa eleitoral pronto?

Será que vais demorar 8 anos a elaborar o programa eleitoral do PS para o Seixal?

Se for essa a tua intenção põe-te a pau porque ainda ontem ouvi ferrenhos do PS a lançar críticas contra, e passo a citar: "um puto com mania que anda entre os grandes".

Põe-te a pau!

Bruno Barata disse...

e porque "o caminho faz-se caminhando"; o PS Seixal, tem um grande futuro para vencer.

Anónimo disse...

A calúnia, a mentira e a hipocrisia não venceram no Seixal. Raios partam esta DITADURA comunista. Estes comunas só deixam de ganhar quando forem todos expulsos para um gulag tropical la para os lados de Cuba

JCP disse...

O PS na Arrentela, e toda a equipa apresentada às eleições da unta de Freguesia foram bastantes esclarecedores quanto à questão da flor da mata.
São contra a construção do gueto, a exemplo do plano de pormenor da Torre da Marinha.
Contra, contra mais betão nesta freguesia.

Anónimo disse...

"São contra a construção do gueto, a exemplo do plano de pormenor da Torre da Marinha."

Então agora vamos ver se durante os próximos 4 anos fazem alguma coisa porque eu sou do PS e fico envergonhado com a atitude destes senhores nomeadamente do senhor Carlos Pereira do PS durante os 4 anos que passaram na AF de Arrentela.

Anónimo disse...

O anonimo das 8.47 deve ser uma pessoa pouco informada e que apenas gosta de dizer mal, uma vez que, o Sr. Carlos Pereira não tem nada, nem nunca esteve na JF Arrentela. Ele pertence e sempre pertenceu ao executivo da JF Fernão Ferro.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10:36

Já que o Sr. é tão esclarecido devo dizer-lhe então que um dos elementos da AF da Arrentela se chama sim Carlos Pereira ou melhor José Carlos Pereira e é o 2º elemento a entrar nestas eleições autárquicas, junto com o arrogante do seu amigo Marco Teles Fernandes.
São dois miúdos com idade, já para terem juízo e que nada mais fazem do que se pavonearem, pois a política deles é muito diferente da política que se faz em todo o resto do país. É apenas de lamentar que ninguém no partido PS veja o quanto é prejudicado com as atitudes egocêntricas e inuteis destes e de outros elementos iguais.
É de lastimar que o meu caro amigo Samuel, se permita acompanhar com tal turma.

anonimo das 8.47 disse...

Anónimo das 10h36 o senhor é que está mal informado ou pelo menos poderá estar a confundir as pessoas. É que na AF de Arrentela há um senhor chamado (José) Carlos Pereira que foi em 2005 membro das listas lideradas pelo Sr. Carlos Trancoso (PS) e que continua na lista liderada pelo Marco Teles (PS). E que por acaso até deve ser o JCP que escreveu acima.
É desse senhor que eu estou a falar e que durante 4 anos nunca fez nenhum tipo de proposta quando foi chamado para isso. Facto que, aliás, foi assumido publicamente pelo líder dos eleitos do PS para AF de Arrentela, Carlos Trancoso.
Ao Sr. Samuel Cruz e a um comentador acima, deixem que lhes dê um conselho. Como militante do partido, não valorizem tanto com o facto de ter aumentado 140 votos no Seixal(o concelho teve mais 10 000 eleitores a CDU teve um aumento de 4 000 votos) porque fizemos uma campanha fraquíssima baseada em questões secundárias e nem fomos capazes de apresentar um programa à população.
Nunca vi com bons olhos a sua candidatura Samuel mas após estes resultados achei vergonhoso toda a sua atitude política.
Pessoalmente espero que faça a sua introspecção e ponha o seu lugar à disposição. Caso contrário apenas demonstrará que está tão agarrado ao poder como aqueles que tanto critica.

Anónimo disse...

SAmuel, já ouvi dizer que o Presidente da Câmara desta vez não vai distribuir pelouros à oposição.
Por isso trata de arranjar um carrinho, telemóvel e outra fonte de receita, porque daquela teta já não mamas mais.

Anónimo disse...

Enquanto existirem militantes do PS que festejam as derrotas do seu próprio partido a beber imperiais com os vencedores, é difícil um trabalho correcto justo e honesto sejam quais forem os líderes!

Ao Nuno Tavares e ao Samuel Cruz peço força e que não deixem este tipo de situações ficarem em claro ainda mais quando são lideres locais a fazê-lo!

Fragiliza o Partido externa e internamente quando um coordenador de secção tem este tipo de postura!

Anónimo disse...

esta é aresposta á análise do flamingo ás eleições,não sei se vai publicar por isso aqui fica:

ORA BOA TARDE A TODOS!

Espero que desta vez seja publicado este comentário, uma vez que acabaram as eleições mas a calúnia e o destilamento de ódios se mantém cá pelo burgo.

Antes do mais o seu a seu dono, de facto o povo (ainda que uma parte minoritária não chegando sequer aos 50%)votou e deliberou que a CDU vencesse as autárquicas, mas também que o único partido que tem perfil e capacidade para liderar uma oposição firme, democrática e que não se vende ao "stablishment" é o PS, esse mesmo que deu um bigodaço á CDU no Seixal por altura das legislativas e com muito maior nº de votantes passando os 60% de eleitores!

Os meus parabéns à CDU, espero que altere a postura por vezes autista e excessivamente autoritária e que governe a autarquia para a todos os habitantes do Concelho mesmo para aquela larga maioria que demonstrou o seu descontentamento não votando na CDU e não votando de todo!

Pode contar com o PS para propôr alternativas e para lhe lembrar que não é de todo o rosto da maioria da população, e não se deve esquecer dessa sombra imensa que a qualquer momento pode aparecer.

Um bom mandato para todos e que todos honrem aquilo que a população nos destinou!

Quanto á verborreia fácil e hipócrita só quando for visível e verdadeiramente aberta a personagem JS Teixeira falarei directamente para si.

AH! só para dizer aos vlads viuls e mugabes que andei a fazer campanha e não vos vi a baterem e serem grandes heróis que batem em tudo e todos atrás do teclado...mas ainda nos havemos de conhecer, espero que sem essas ameaças tristes e de quem não conseguem emitir argumentos articulados, mas como homenzinhos de calças e com o mínimo de intelecto

HSerejo

M. disse...

HSerejo,
Não se preocupe porque todas essas personagens vão agora voltar para o armário camarário, para só sairem daqui a quatro anos, a poucos meses das eleições, quando a CDU de novo precisar desses mascarados anónimos para fazer a sua campanha suja.

Até porque a CDU agora vai dispensar os sabujos que a serviram, como os transvestidos de "jornalistas" e os "artistas do design"...

Se reaparecer alguém será o João
Silva Afonso com as bacoradas do costume, agora que o Komité já lhe deu ordem de soltura.

Castro disse...

Não seja maluco.

Anónimo disse...

M. como é que sabia qual era o comentário do HSerejo? É que ambos os comentários foram publicados ao mesmo tempo? Gostava que me explicassem, caso contrário começo a assumir que o M. também tem acesso ao computador pessoal do Sr. Samuel Cruz. Será esse o caso?

Leal Neto disse...

Meu caro "Cidadão",

Por acaso em vez de escrever a "barbaridade" que escreveu, porque não se deu ao trabalho de analisar os resultados verificados nas 3 mesas de Pinhal de Frades?

Bem, vou dar-lhe a possibilidade de se "retratar" como deve ser, dando-lhe tempo para verificar os resultados.

Cá o espero, ansiosamente, amanhã!

Entretanto, vá pensando que se não o fizer, faço-o eu e o meu caro "Cidadão" vai ficar muito mal na "fotografia".

Meu caro Bruno Barata,

Eu acho, na minha simplicidade que o meu amigo dr. lic. HSerejo conhece, que o sr. é um optimista. Só o sr. nesta hora do senhor dos aflitos para nos fazer rir.

Diz o meu caro amigo que o PS tem um grande caminho para vencer. Lá isso tem, e o pior é que está a aumentar. É que, na minha modesta opinião, os 140 votozitos que o PS aumentou, significaram uma descida percentual de - 1,44%. Pelo contrário, a CDU, subiu 3656 votos e aumentou a percentagem em mais 3,11%.

Mas também aconteceu que o PS perdeu 4 membros para as AF e a CDU aumentou esses mesmos 4 lugares e reforçou com mais duas as 3 maiorias absolutas que já tinha.

Pois é, que o "caminho se faz caminhando" eu não tenho dúvida, o problema é quando em vez de encurtar, ... ele vai aumentando.

Meu caro JCP,

Voltaste "iluminado"!

Houve eleições para a JF? Não dei por isso. Foi cá?

Quanto ao resto, pronto. Como humilde que sou, e o sr. dr. lic. HSerejo sabe que é verdade, eu que não sou invejoso, vou dizer que sou a favor da construção do "bairro de custos controlados" na Flor da Mata ou noutra flor qualquer, bem como estou "inteirissimamente" de acordo com a requalificação da zona abrangida pelo Plano de Pormenor da Torre da Marinha, tal como está pensado. Seguramente não me incomoda que tenha um bloco de 15, 17 ou 50 andares. Confesso-lhe que até gostava que houvesse naquele sítio - que segundo dizem é o centro geográfico do concelho - um "arranha céus" de 500 andares. Acho que ficaria bonito!

Finalmente, olá sr. dr. lic Hserejo. Que saudades. Que lhe aconteceu? Teve algum problema de saúde? Deixou de aparecer. Nunca mais voltou aqui a estes sítios.

Mas olhe, voltou em má hora. Não sei se já lhe contaram , mas o seu PS, não se safou lá muito bem aqui no Seixal. Mais um bocadinho, e ... como dizem lá na minha terra, ia de caixão para a cova. Mas não se apoquente. Com o tempo esquecem-se as "mazelas" e daqui por 4 anos cá estamos de novo fingindo que nada se passou. Espero que o sr. dr. lic. Hserejo, também volte lá das "Amadoras", como dizem por aí. É que, com o sr. dr. lic. Hserejo, isto por aqui foi uma animação. E se deus nosso senhor quiser, acredito que daqui por 4 anos, quando voltar, virá mais "madurinho", desculpe, queria dizer mais velhinho, e por isso com mais "experiência".

Então até lá. Prometo que vou esperar por si., porque ... gostei de si!

Anónimo disse...

com a vergonha dos resultados obtidos, é altura de fazerem as malas e dar lugar a gente com vontade de trabalhar, para daqui a 4 anos os resultados sejam totalmente diferentes.

Anónimo disse...

HSerejo: "Antes do mais o seu a seu dono, de facto o povo (ainda que uma parte minoritária não chegando sequer aos 50%)votou e deliberou que a CDU vencesse as autárquicas."

Acho piada que faça referência à abstenção e ao facto da CDU ter sido eleita com menos de 50% dos votos. Infelizmente, a memória deste senhor é muito curta, para ser exacto tem 21 horas e 32 minutos. É que, existe outro concelho, no qual este senhor exerce funções como militante do PS e que teve um resultado praticamente igual ao do Seixal mas com intervenientes diferentes: a AMADORA!

Desta vez foi o PS que ganhou com 46,51% (menos 1,34 que a CDU no Seixal) e com uma abstenção de 52,27% (menos 1,6 que o Seixal).


Se isto não é hipocrisia, o que será?

M. disse...

Caro Anónimo de 13 de Outubro de 2009 19:31

Terá algum problema de vista?
Desde quando um comentário publicado às 17:32 não pode ter uma resposta às 18:11?

Não quero ser maleducado, mas se calhar é melhor procurar outra coisa com que brincar...

E quanto a acessos a computadores, deveria haver sim algumas restrinções, para evitar que alguns passaros camuflados e outras aves de arribação andem a criar blogues e enviar comentários a partir de servidores da Câmara Municipal (embora todos saibamos que é para isso que lhes pagam).

Já agora, essa informação foi muito bem veiculada pelo blogue do Flaminguito.

Anónimo disse...

AOS ANÓNIMOS E AFINS QUE SE DIZEM MILITANTES DO PS e que pedem para se colocar lugares á disposição(nem sequer percebo quais?).

Deixem-me que lhes faça uma pergunta vocês que são tão iluminados e defensores do Partido onde é que estiveram na campanha?

deixaram os candidatos SOZINHOS NA RUA!

A responsabilidade não é da Concelhia, essa quando muito terá como a Assembleia Municipal e a Vereação, e a esses ainda não ouvi pedirem á concelhia para por o lugar á disposição!

A responsabilidade de organizar, indicar, eleger as listas para as Assembleias de Freguesias é das Secções e são estes é que devem acompanhar os seus candidatos ás freguesias!

Onde é que estes Srs.e Sras. andaram? o que fizeram para apoiar as suas próprias escolhas? com excepção talvez da Arrentela todos os outros candidatos a Presidentes de Junta estiveram ao abandono pelas suas secções!

Se querem pedir cabeças começem por pedir a quem boicotou esta campanha e a quem não cumpriu com as suas responsabilidades!

Os coordenadores das Secções e seus secretariados são responsáveis pelas juntas de freguesia, pelas escolhas que fizeram para as mesmas e sobretudo por pouco ou nada terem ajudado na campanha dos candidatos que escolheram, para agora virem como lobos esfaimados a pedir a pele dos outros que lá estiveram a trabalhar!

Tenham vergonha, porque eu tenho muita de ter camaradas assim!

Um dos que esteve lá!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12:06,
Já se percebeu perfeitamente quem és. Não te esqueças é que a lista do Seixal era bem mais pequena que a tua e no entanto fazia não só o seu trabalho como o trabalho dos que pertencia á Arrentela fazer. Contavam-se pelos dedos de uma mão os elementos da tua lista.
Eu também lá estive!!!

Anónimo disse...

Eu também sou do PS e assisti ao debate entre todos os candidatos à junta de freguesia da Arrentela, e o que vi foi, apresentarem a todos os presentes algumas das propostas apresentadas nos últimos 4 anos pelo PS na assembleia de freguesia, e a chamarem de mentirosa à candidata do CDU e actual presidente de Junta, e a mesma a ficar calada sem argumentos.
Aos meus camaradas eleitos e aos reeleitos peço que continuem o trabalho feito até aqui, de forma a combaterem a prepotência e a incompetência.
A população da Arrentela bem merece.
Quanto às críticas que fazem aqui ao Sr, Carlos Pereira, só demonstra que o mesmo é muito incómodo à CDU, por isso apelo ao SR. Carlos Pereira não se intimide e continue com a mesma fibra, porque quem o conhece como eu, sabe que não vira a cara à luta.
Conte comigo.

A.C.

Anónimo disse...

1. As contradições do PS em relaçao ao hospital, nunca compreendendo o empenho e luta do Povo.
2. As tristes figuras das "mandatárias".
3. A agessividade trauliteira do Sr. Samuel e outrs candidatos.
4. O exclusivo da democracia que o PS para si reivindicava numa postura claramente raivosa e anticomunista.
5. O distanciamento que afirmaram sistemàticamente ao longo de quatro anos dos problemas da população do Seixal.
6.As guerrilhas internas do PS.
7. A orfandade em ficou o PS local depois da partida do Dr. Vítor Ramalho para locais mais aconchegantes (saiu da AR e agora já é candidato ao Governo).
8. A célebre teoria do Deserto.
9. A política do PS no Governo a motivar persistentes manifestaçoes com a participação de milhares de militantes PS.
Tudo isto e o que mais se poderia dizer mas o espaço não aconselha deverá levar a uma profunda reflexão dentro do PS, uma reflexão sem arrivismos , sem espírito sectário e como condição "sine qua non" para que os SRS Samuel e Nuno Tavares tenham possibilidade de continuar nos seus postos; a menos que estejam indignadamente cansados.
JSSS

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12:20,

Estiveste aonde??

Na rosa na laranja ou no cravo?

Até porque, foste muito concorrida.

Anónimo disse...

HÁ QUE POR UM PONTO FINAL NA TROCA DE FAVORES E APOIOS ENTRE O NUNO TAVARES E O SAMUEL CRUZ. AGRADEÇO AOS INTERESSADOS QUE INVESTIGUEM ESTAS MORDOMIAS. SÓ ASSIM O PS NO CONCELHO PODERÁ DESTRONAR A CDU!

Eu estive lá disse...

"Ai os filhos e enteados que dão a volta aos pais."

Minha cara A.C.

Eu também estive no debate entre os cabeças de lista à Assembleia de Freguesia de Arrentela e não sou PS.

Também assisti ao "espectáculo" da tentativa de provocação que os fedelhos(as) da JS arregimentados pelo Marco Teles, Carlos Pereira e Sérgio Paes tinham preparado para desestabilizar o debate.

Assisti eu e muitos mais cidadãos que embora conotados políticamente com os partidos representados não deixaram de acompanhar o debate.

Porém, só tu viste o "rei que vai nu". Mas, pura ilusão, minha querida. Não é afirmando que viste aquilo que não existiu que tornas a mentira em verdade.

A verdade, minha querida, é que à provocação e mentira exposta pelos v. senhores, nas intervenções que provocatóriamente e desrespeitosamente fizeram, a candidata da CDU, pausada e tranquila leu um documento escrito por um eleito do PS e entregue na última sessão da Assembleia de Freguesia de Arrentela, como foi referido, em que, sem sombra alguma, porque está escrito e assinado, cabalmente, respondeu às v. provocações e falsidades.

Bem podem tentar mascarar a verdade, no entanto, não deixarão de continuar a exporem-se ao ridículo, porque para além de "nós" os dois, estavam na sala umas largas dezenas de pessoas, os jornalistas da "Rádio Baía" e do "Jornal do Seixal". Existe também e escrito pelo punho de um ex-eleito do PS na Assembleia de Freguesia que se encarrega de desmentir cabalmente a mentira exposta por v. exas.

Certo, minha querida?

Entretanto aproveite o tempo livre para se educar um pouco melhor, para poder educar também!

Leal Neto disse...

Meu caro "Cidadão",

Cumpro sempre com os meus humildes compromissos. Como lhe disse ontem cá estou de novo, então para colocar os "pontinhos" nos iiiisss.

Foi analisar os números e não gostou do que viu? As conclusões a que chegou desmentem a sua afirmação? Estou certo que fez tudo isso e agora tem "vergonha" de confessar o disparate que cometeu.

Mas eu não me importo de fazer esse "papel". Estou sempre pronto para ajudar os "aflitos" que por aqui andam a fazer de artistas com argumentos que não escreveram, não leram e por isso não conhecem. Há cada "papel", meu caro "Cidadão".

Vamos então aos números:

Em 2005, a CDU obteve 683 votos nas 3 mesas de Pinhal de Frades, ou seja 40,61% dos votantes. No mesmo acto o PS obteve 418 votos (24,85%) e o PSD 317 votos (18,85%).

Em 2009, a CDU obteve 767 votos ou seja 44,11% dos votantes. De igual modo o PS obteve 458 votos (26,34%) e o PSD 280 votos (16,10%).

Aqui, comparando, o que se concluí? A CDU aumentou 3,5%, o PS aumentou 1,49% e o PSD desceu 2,75%. Também se conclui que se somarmos os votos do PSD e do PS que para o caso estão no mesmo "barquinho", entre 2005 e 2009 regista-se um crescimento negativo de 1,26% enquanto que a CDU, regista um aumento percentual de 3,50%.

Mas podemos analisar mais alguns aspectos da questão. Se considerarmos o intervalo que medeia 2001 e 2009, o que temos? A CDU aumenta a votação em 4,07%, o PS, diminui em 1,94% e o PSD diminui 6,49%. E se juntarmos novamente os dois da "vida airada" então a diminuição é de, note bem, 8,45% que somados ao aumento verificado pela CDU, significa um afastamento prodigioso, fixe o número, de 12,52%.

E agora meu caro sr. "Cidadão" explique-me, porque eu sou muito burrinho, em que é que se baseou para apresentar a sua brilhante conclusão do que afirmou?

Sabe, é tal e qual como aquela cena da prova do "algodão não engana".

Aqui, são os números que desmentem a sua afirmação, pelo que, e em contrário ao que expõe, até se poderia concluir, que os únicos opositores ao processo da Flor da Mata cabem na "casa de banho para cães" do Marco Teles, e que a população está-se borrifando para aquilo que v. exas. andam escrevendo e dizendo.

Tchau!

Cidadão, Leal Neto

Anónimo disse...

Ao Anónimo de 14 Outubro, das 12:06

Já que tem dúvidas eu explico-lhe algumas coisas... Os lugares que há quem peça que se ponham à disposição é os lugares para os quais certas pessoas foram eleitas dentro e fora do PS.

Quanto à campanha, deixe-me que lhe diga:
-Para quê fazer campanha no Seixal, se os Cabeças de Lista sabem tudo e são os melhores e não precisam de ninguém?

Os candidatos não estiveram sozinhos na rua, os candidatos estiveram acompanhados pelos sus grandes Egos...

A responsabilidade dos maus resultados do PS no Seixal, tem 2 Rostos concelhios: Samuel Cruz, que se dizia o MELHOR & o MAIOR; e Nuno Tavares, que se deixou ludibriar e manipular.

Quanto à responsabilidade das Secções de indicar as listas... Pergunte lá ao Sr. Samuel, porque é que no caso da Freguesia de Corroios, ele Samuel Cruz passou por cima de tudo e todos e decidiu ele tudo???

As secções são instituições, logo as pessoas que fazem parte dos seus órgãos são LIVRES, e porque vivemos num país LIVRE & DEMOCRÁTICO, de apoiarem um projecto ou não, consoante o conheçam ou não.

E se o programa do Sr. Samuel não foi conhecido de ninguém também não o foi o dos candidatos às Assembleias de Freguesia...

Só pede cabeças quem não tem inteligência para perceber o jogo do Sr. Samuel, mas qual é a dúvida que alguém pode ter, que o Sr. Samuel fez tudo para manter o tacho, e se marimbou em todas as outras pessoas?

Quem nesta campanha não cumpriu a sua primeira responsabilidade foi o Sr. Samuel, que não apresentou o seu programa à população.

Devido à sua acusação, eu recordo-o que houve uma lista que concorreu a uma Assembleia de Freguesia, que não só não foi escolhida pelo Secretariado (e sim pelo Sr. Samuel e amigos) como nem sequer os nomes das pessoas foram apresentados ao mesmo Secretariado.

Quanto ao facto de um elemento de um Secretariado, festejar com elementos da CDU ou do PSD ou de qualquer outra força politica a sua vitoria, isso só revela que se tratam de pessoas de bom senso, cultas e inteligentes que sabem sem educadas e ter fair-play sem misturar as coisas.

Ou será que o Sr. Anónimo, quando está junto aos elementos de outros partidos se vira apoiantes deles?...

Anónimo disse...

Ao anónimo das 16h25,

Meu caro, tão esperto que é e nem se apercebe quem sou. Ainda bem para mim e para si. Para mim porque vou continuar a observar a sua arrogância de perto, e para si que vai continuar a achar-se o melhor e julgndo ter muitos amigos e talvez tropeçe. Quanto ao "concorrida", terá que mudar para "concorrido" e deixe-me dizer-lhe que não faço parte de nenhuma das listas, logo não concorri a nada nem fui solicitado para tal. Pense nisso e lembre-se que está a disparar em sentido contrário, estando eu bem perto de si.
Vou continuar a observá-lo...

Anónimo disse...

AOS CARÍSSIMOS COMENTADORES SUPOSTAMENTE MILITANTES DO PS

Deixem-me que vos diga uma coisa que mal servido está o Seixal com esta militãncia tão activa e desenvolta que nem se viu em campanha!

Sim não se pode ter visto porque quem lá esteve esteve com gosto, com esforço com vontade de mudar, apoiando os candidatos, todos eles, e se tinham críticas a fazer como alguns fizeram, apresentaram-nas no momento e aos candidatos e organizadores da campanha!

Vêm agora aqui umas vozes querer destabilizar o PS Seixal para dar ainda mais força à CDU, esse travestismo partidário é demais para o meu estõmago!

O PS não ganhou, é um facto, mas manteve os seus 3 vereadores e reforçou a imagem de partido líder da oposição legitimamente eleito perlo povo!

Como é possível vir aqui alguém, supostamente do PS,REQUERER QUE UM VEREADOR ELEITO PELO POVO PONHA O LUGAR Á DISPOSIÇÃO?

A azia cura-se com pastilhas rennie e quem tudo fez para que o PS descesse nestas eleições deu-se mal!

Essa silenciosa oposição aos actuais líderes do Partdido no Seixal nos momentos chave é tão ambiciosa e trauliteira que se esqueçe da militãncia e prefere deixar o partido de rastos para depois colher os despojos qual animal necrófago.

Tenham vergonha e sejam corajosos façam ouvir a vossa voz internamente, se perder o vosso ponto de vista honrem a tradição democrática e pluralista deste Partido e respeitem a opinião da maioria!

Peço-vos sinceramente que deixem de arrastar e achincalhar o PS Seixal na Praça Pública! A roupa suja lava-se em casa! Mais do que atacar os Líderes ESTÃO A DENEGRIR E APREJUDICAR É A IMAGEM DO PARTIDO SOCIALISTA EM SI MESMO!

HSerejo

Leal Neto disse...

Meu caro Samuel,

Admito a censura quando existe ofensa ao bom nome de alguém, mas pelo contrário quando o comentário visa apenas o esclarecimento em oposição à premeditação da mentira aqui a censura é o bloqueamento à verdade.

Por isso, faça o favor de publicar o comentário à afirmação do sr. "Cidadão", que, conforme prometido ontem enviei para publicação.

Pode não o fazer, pois o blog é seu mas ... dá um sinal grave de intolerância, e os cidadãos de verdade também reparam nisso.

Eis pois o texto integral:

Meu caro "Cidadão",

Cumpro sempre com os meus humildes compromissos. Como lhe disse ontem cá estou de novo, então para colocar os "pontinhos" nos iiiisss.

Foi analisar os números e não gostou do que viu? As conclusões a que chegou desmentem a sua afirmação? Estou certo que fez tudo isso e agora tem "vergonha" de confessar o disparate que cometeu.

Mas eu não me importo de fazer esse "papel". Estou sempre pronto para ajudar os "aflitos" que por aqui andam a fazer de artistas com argumentos que não escreveram, não leram e por isso não conhecem. Há cada "papel", meu caro "Cidadão".

Vamos então aos números:

Em 2005, a CDU obteve 683 votos nas 3 mesas de Pinhal de Frades, ou seja 40,61% dos votantes. No mesmo acto o PS obteve 418 votos (24,85%) e o PSD 317 votos (18,85%).

Em 2009, a CDU obteve 767 votos ou seja 44,11% dos votantes. De igual modo o PS obteve 458 votos (26,34%) e o PSD 280 votos (16,10%).

Aqui, comparando, o que se concluí? A CDU aumentou 3,5%, o PS aumentou 1,49% e o PSD desceu 2,75%. Também se conclui que se somarmos os votos do PSD e do PS que para o caso estão no mesmo "barquinho", entre 2005 e 2009 regista-se um crescimento negativo de 1,26% enquanto que a CDU, regista um aumento percentual de 3,50%.

Mas podemos analisar mais alguns aspectos da questão. Se considerarmos o intervalo que medeia 2001 e 2009, o que temos? A CDU aumenta a votação em 4,07%, o PS, diminui em 1,94% e o PSD diminui 6,49%. E se juntarmos novamente os dois da "vida airada" então a diminuição é de, note bem, 8,45% que somados ao aumento verificado pela CDU, significa um afastamento prodigioso, fixe o número, de 12,52%.

E agora meu caro sr. "Cidadão" explique-me, porque eu sou muito burrinho, em que é que se baseou para apresentar a sua brilhante conclusão do que afirmou?

Sabe, é tal e qual como aquela cena da prova do "algodão não engana".

Aqui, são os números que desmentem a sua afirmação, pelo que, e em contrário ao que expõe, até se poderia concluir, que os únicos opositores ao processo da Flor da Mata cabem na "casa de banho para cães" do Marco Teles, e que a população está-se borrifando para aquilo que v. exas. andam escrevendo e dizendo.

Tchau!

Anónimo disse...

O problema do PS no Siexal é, ter candidatos da treta. Depois uma federação distrital amorfa e se estratégia.
O problema do PS Seixal é ser mais um triste exemplo da descordenação existente no distrito de setúbal!

Anónimo disse...

É natural que a campanha da CDU seja mais concorrida têm empregos para oferecer. Diz-se que há alguns anos atrás o Vereador Carlos Mateus em troca da colocação na categoria de técnico superior no quadro da Câmara do Seixal fez a campanha toda numas eleições com a carrinha 4L do PCP e as bandeiras. A CDU como não tem escrúpulos parte para a campanha com vantagem à oposição.

Anónimo disse...

Sr. Vereador Samuel está prestes a iniciar uma nova etapa de 4 anos na Câmara do Seixal contamos consigo e com a equipa que escolheu que foi eleita, para aceitarem os pelouros que lhe forem distribuidos sejam eles da importância que forem, e continuar a fazer um bom trabalho como nos anteriores 4 anos. Apesar de se ouvir que Alfredo Monteiro não vai distribuir pelouros à oposição não quero sequer acreditar que o desrespeito da CDU pela população chega a esse ponto.
Bom trabalho Sr. Vereador.

Carla Amorim disse...

Ó anónimo das 20,22, estás a falar pela voz do "dono" Samuel ou estás a advogar causa própria?

De que desrespeito estás a falar? Por acaso, e à semelhança daquilo que o teu partido faz um pouco por toda a parte a CDU tem obrigação de atribuir pelouro ao PS?

Samuel e os outros 2 foram eleitos vereadores e pronto.

Distribuição de pelouro a isso não é a CDU obrigada. Nem legalmente, nem moralmente.

Os pelouros, julgo eu, são entregues a quem tem disposição para trabalhar. E o Samuel trabalha? Porque deves estar mesmo muito próximo pergunta ao Samuel as vezes que passou, pelo menos nos últimos dois meses, pelos serviços do pelouro que lhe estava atribuido.

E depois para que é que o Samuel quer o pelouro? Para o usar como arma de arremesso? Para receber ordenado camarário, bem como o seu adjunto José Louro, para nada fazerem?

Vamos ver como fica no final. Por mim, fica claro, pelouro para o PS de Samuel Cruz e de Fonseca Gil, não!

Pela sua postura e atitude não dignificam o Municipio do Seixal.

Leal Neto disse...

Meu caro dr. Samuel,

Como dá mostras de intolerância perante os comentários que não alimentam o seu ego, vi-me obrigado a publica-los nos blogs da "concorrência".

Assim sendo, espero que "goze" à brava com o facto de ser um individuo com elevado carácter de "prepotência".

É por estas e por outras, meu caro, que se mais ninguém houvesse para presidente da Câmara, provavelmente o lugar ficaria deserto.

Como refere: "Samuel Cruz diz

Cada um tem o que merece... É preciso não esquecer que concorri ao Seixal."

Palavras sábias!

Leal Neto disse...

Olá sr. dr. lic. HSerejo,

Verifico que já voltou à sua faina diária na Câmara da Amadora. Reparo agora que recomeçou a teclar entre as 10,00 e as 18,00 no horário de expediente.

Mas o que mais me prendeu no seu comentário é a denúncia que faz da exposição pública do "ambiente" que se está a viver na "casa" socialista cá do Seixal.

Afinal, sr. dr. lic. HSerejo, não estamos perante "arrufos de namorados", nem dum "fumozito branco" a saír da chaminé.

Não. Estamos sim perante uma "zanga grave de comadres" ou mesmo perante um "incêndio" daqueles de graves proporções.

O seu comentário, desculpe que lhe diga, porque eu não sou para intrigas, é naquilo que escreve e no que não escreve mas está implícito, extraordinariamente revelador.

Pois é, semear ventos em período de verão, só poderia trazer tempestades no Outono. E o pior disto tudo é que nem os "chapéus de chuva" servem, porque "esses" já se foram, deixando-vos agora sem protecção e expostos à "intempérie".

Cuidem-se!

Anónimo disse...

Se não atribuir pelouros não faz nada de diferente do PS nas autarquias onde tem maioria.
Desrespeito?

Leal Neto disse...

Adoro a tua postura, Samuel!

Alternativa Socialista disse...

HSerejo por aquilo que ouvi dizer, o senhor nem é residente no Seixal e a conhecer, apenas conhece o Samuel que foi seu colega na Moderna ou algo do género.
Mas não lhe posso dar razão amigo. E a ter esse tipo de atitude arrogante, a falar de azia e pastilhas rennie está a ofender todos os militantes do PS Seixal que se sentem indignados. Lá porque apareceu, caído sabe-se lá de onde, no Seixal há meia dúzia de meses ou pouco mais, não venha cá dar lições de como se deve ser militante do Partido.

É que, de facto, a "lavagem da roupa suja" deveria ser feita dentro de casa, mas infelizmente o líder concelhio adjuvado pela "cara" (Samuel), não permitem qualquer tipo de diálogo interno e muito menos contestação. Veja-se o caso de Corroios. Tudo tem sido uma troca de favores entre o Samuel (que era apoiado para candidato à Câmara pelo Nuno Tavares) e o Nuno Tavares (que era apoiado para a lista da A.R. pelo distrito de Setúbal pelo Samuel). Aliás, esta arrogância teve o seu apogeu aquando do lançamento dos cartazes em que se via o Samuel já apelidado como Presidente.

Desde que esta promiscuidade teve início, só havia uma parte poderia perder, o Partido! E assim foi. Não perdemos votos, é um facto, mas comparativamente com a CDU tivemos um crescimento insignificante; perdemos 4 mandatos nas assembleias de freguesia, dando 2 novas maiorias aos comunistas; e baixamos a nível percentual.

E é isto que os habitantes do Seixal vêm. Um partido concelhio enfraquecido, já para não falar a nível nacional onde perdemos meio milhão de votos. E o grande problema é que, em vez de assumir-mos essa perda, continuamos com a mesma lenga-lenga querendo fazer passar a ideia de que "só" não ganhámos a Câmara mas ganhamos isto e aquilo.

Vou continuar a dizer aquilo que acho do meu partido até me proibirem e mesmo nesse dia arranjarei forma de expor o meu ponto de vista. Não vai ser nenhum miúdo de 35 anos que me vai dizer qual a forma de ser militante.


Alternativa Socialista

M. disse...

"Se não atribuir pelouros não faz nada de diferente do PS nas autarquias onde tem maioria."

Então mas a CDU não é diferente de todos os outros partidos da oposição?

Ou a conversa de um concelho democrático é apenas para eleitor ouvir??

Anónimo disse...

Felizmente as eleições em Portugal ainda são livres e há que aceitar a vitória ou a derrota com o sentimento que se não foi diferente foi porque os votantes assim não o entenderam.
Gostava por isso de me dirigir por este meio ao amigo Samuel, porque penso que seja uma pessoa inteligente e certo perceberá o alcance das criticas que aqui deixo.
Quanto ao resultado das eleições penso que, apesar da elevada taxa de abstenção (à qual pouco ou nada fez para a combater, pois a politica precisa de ideias e não de palhaçadas nem arruaçadas gratuitas, como foi o caso da generalidade dos activistas que teve a suportar a sua campanha), a vitória da CDU foi inequivoca.
Penso, também, que falar em falta de representatividade revela por parte do PS uma grande falta de ética politica, pois em actos eleitorais diferentes, os eleitos do vosso partido marcharam para as suas cadeiras sem mácula alguma nem diminuição da sua legitimidade; portanto não entendo qual o motivo é que só as eleições onde a CDU vence é que essa verborreia aparece.
Depois quero denunciar, para o caso de ainda não saber, as pressões e atitudes intimidatórias feitas por candidatos e delegados do seu partido durante o acto eleitoral junto das mesas; é um sinal preocupante da falta de cultura democrática da parte de alguns e que demonstra bem o que seria do nosso concelho se essas pessoas tivessem cargos de responsabilidade "cá no burgo"(como municipe afirmo: AINDA BEM QUE NÃO!).
Por fim, peço mais uma coisa: deixem de chamar burros às pessoas, ninguem é intimidado a votar em quem quer que seja, a cabine de voto é secreta, as pessoas votam em quem decidem, não em quem os outros querem que votem, ou por acaso pensam que obrigam alguem em votar em vocês?
É preciso é criar motivação para abaixar a taxa de abstenção, isso sim é obrigação de todos os actores politicos.



P.S.(que não o seu) estive como delegado a uma mesa por parte de uma força partidária e assisti, como muitos eleitores assistiram, ao triste espectáculo dado por elementos do seu partido e que eram candidatos a cargos municipais e de freguesia e NADA me move contra si, que aliás, por quem tenho em boa consideração. pessoal.

Anónimo disse...

É preciso ser muito fraco e criançola para colocar a foto do Fidel Castro aqui, que mau perder e anticomunismo os move, de vez em quando foge-vos a boca para a verdade. Ainda bem que não estamos em Ermelo pois vossês malhavam com a oposição "a tiro" com toda a certeza, cresçam e sejam responsáveis.

O Aluno de Apolo

Anónimo disse...

Uma campanha de bonitões que perde para os cinzentões... Injustiças!

Anónimo disse...

Uma campanha de bonitões que perde para os cinzentões? explique-se melhor.
O PSD? para mim foi o partido derrotado. Cinzentões? o Alfredo Monteiro? O Samuel?
Bonitões? O Paulo Edson, claro, mas o PSD pode ter perdido mas ele ganhou prestigio, afirmou-se e não se ponham a pau com ele e ainda vão chorar muito

Anónimo disse...

espero por ti na cpc para cara a cara te acusar do mau trabalho e da pior campanha de sempre realizada no concelho do seixal. até já

Anónimo disse...

Realizaram-se eleições para os bombeiros da Amora. Os elementos que faziam parte da Lista B sabendo as irregularidades que cometeram nem sequer apresentaram lista. Ricardo Ribeiro e amigos tiveram medo de uma derrota histórica e nem se candidataram.
A lista da Lucia ganhou com 267 votos. Com esta vitória a normalidade vai voltar aos Bombeirs da Amora que se viram livres dos oportunistas.
O PS e a APA são pois os grandes derrotados, pois os sócios demonstraram que não alinham com projectos alicerçados em modelos ultrapassados.

Anónimo disse...

CARO ALTERANATIVA SOCIALISTA E OUTROS ANÓNIMOS:

1-não estou, nem quero estar, a dar aulas de como se deve ser militante do Partido Socialista, graças a Deus é diferente o PCP e constrói-se ainda hoje e dia a dia na base do pluralismo e democracia.

2- não deixo no entanto de considerar que quem não se apresentou ao combate não deve criticar o mesmo é feio fica mal e cheira a azia que volto a dizer se cura com rennie.

3- se os candidatos foram apresentados pelos secretariados ou não é indifirente , isso está previsto estatutáriamente, o que importa é que a partir do momento em que são eleitos em Assembleia Geral de Militantes da Secção têm que ser apoiados pelos respectivos Secretariados, também como está nos estatutos do Partido Socialista!

4-quanto á idade e páraquedismo só me resta dizer que milito nas estruturas do Partido Socialista à 20 anos, já exerci cargos relevantes nacionais, distritais e concelhios e de secção quer na JS quer no PS.

5- Se consideram correcto ir festejar publicamente a derrota do nosso partido com o nosso adversário directo, então algo vai mal pior ainda se se for dirigente local. nada tem a ver com civismo, esse demonstra-se cumprimentando o adversário!

6- e último para os abutres internos e externos, desenganem-se estamos aqui para lutar por um Seixal melhor e isso apenas se consegue com um PS melhor e mais coeso!

P.S.- AINDA NÃO ACERTARAM COM O MEU TRABALHO, É PENA MAS PODEM IR TENTANDO...lololololol...QUANTO ÁS BOCAS DE QUE OS OUTROS (OU SEJA O PS)TAMBÉM FAZ ASSIM OU ASSADO E FOI ELEITO ASSIM OU ASSADO... SE CONCORDAM TANTO COM ESSA FORMA DE AGIR MUDEM DE PARTIDO E DEIXEM-SE DE HIPOCRISIAS A DIZER QUE O PCP /CDU SÃO DIFERENTES...
Por mim quem é eleito com mais de 50% de abstenção devia pensar se a sua legitimidade é real, e quem não dá pelouros á oposição tem tiques absolutistas isto independentemente do partido em questão!

Verdadeiras Saudações Socialistas
HSerejo

Anónimo disse...

ah !!! já agora quase esquecia ó Leal Neto e afins, quando forem criticar outros pelas publicações ou não de posts olhem para o vosso guru rosa blogosférico, numero um em censura!

HSerejo

Mural do disse...

“Se estiver bem feito, o mérito é exclusivamente nosso; se está mal feito, a culpa não é nossa; e, se está algo por fazer a culpa é deles”.

Para (re)conhecer mais uma das peripécias do executivo camarário,

http://muraldodescontentamento.wordpress.com/

Anónimo disse...

M.disse...disse que o PS NÃO É UM PARTIDO DEMOCRÁTICO...é o que disse com o seu comentário para eleitor ler.

Anónimo disse...

Opinião palpitante nesta página, post assim emotivam ao indivíduo que analisar neste blog !!!
Realiza muito mais do teu blog, aos teus cybernautas.

Google