Viva o Seixal do Futuro!

De 19 a 29 de Junho tiveram lugar as Festas do Seixal. Normalmente, em todas as festas deste tipo (e não apenas naquelas que se realizam no concelho do Seixal) há sempre uma zona institucional onde, por exemplo, sempre se situa um stand da Câmara Municipal. Mas onde também ficam localizadas outras instituições, quer políticas, quer empresariais e também a comunicação social, enfim, as forças vivas locais. São óptimos locais e grandes momentos de intensa vivência Democrática.
O PS tentou colocar um stand, na festa de São Pedro, nessa zona (no caso concreto, junto à feira de artesanato), entramos em contacto com o Presidente da Junta de Freguesia do Seixal que, amavelmente, nos informou de que ali não estava destinado nenhum espaço para organizações político-partidárias. Aceitando o que nos estava a ser transmitido, solicitamos então informação acerca do local disponível para a montagem do referido stand promocional. O Sr. Presidente explicou então que, a zona que estaria disponível para esse efeito, seria junto aos carrinhos de choque! Perante esta informação geograficamente nada interessante, foi-me sugerida a instalação, já não de um stand, mas de uma banca, fora da feira, na Rua Paiva Coelho. Ora, esta inflexibilidade causou-me alguma estranheza e, embora a sugestão não fosse do meu agrado, confesso que ainda equacionei que utilidade teria uma banca (que não stand) ali instalada.
No entanto, depressa essa tarefa de a imaginar ali perdeu todo o interesse. Munidos do seu imperativo de “quem manda somos nós”, a CDU decidiu-se por instalar na entrada da Rua Paiva Coelho, um pórtico que desde logo me suscitou um sentimento de jogo sujo. O dono da bola é que define as regras do jogo e se lhe apetecer marcar um golo de modo irregular, pode. Neste caso pôs a baliza onde muito bem lhe apeteceu!
Faz lembrar os tempo ditatoriais, do quero, posso e mando. Nada a estranhar de facto, o comunismo não é uma ideologia democrática e nesta matéria reconheça-se a coerência de quem lidera os destinos do concelho.
Aproveitar uma festividade para dela fazer campanha política é, no mínimo, desleal. Ainda para mais quando o pórtico (que mais parece uma meta de chegada) inclui o slogan "Seixal é único", transformando as festividades de São Pedro numa manifestação de pura propaganda partidária onde até são anunciados os nomes dos candidatos à Juntas. Querer confundir aquilo que é a actividade da Câmara e da Junta de Freguesia com aquilo que é a actividade do PCP (travestido de CDU) não é legítimo, não é ético e não fica bem a quem permita que tal suceda ou pior ainda a quem promove tais acções.
Não vivemos (felizmente) no tempo da unicidade sindical e este concelho não é, nem do PCP, nem dos seus eleitos. O Seixal é de todos, e para todos.
Esta inequívoca demonstração de prepotência e carência de cultura democrática é ainda mais vincada quando, apenas por mero exercício de reacção, propus à Junta de Freguesia da Arrentela, colocar igual pórtico nas suas festas que irão decorrer de 08 a 12 de Julho. Da Junta de Freguesia informaram-me pessoal e telefonicamente que não é possível a instalação dum pórtico nos moldes semelhantes àquele que a CDU tinha à entrada do Seixal. De imediato enviei um fax a solicitar por escrito essa mesma impossibilidade e a pedir que me mencionassem os motivos pelo qual tal é impossível. Até hoje, e o fax por mim enviado levava a data de dia 26 de Junho, ainda nada me foi respondido. Continuo a aguardar para que se dignem a justificar-me tal impossibilidade. A ver vamos se à CDU tal intenção é facultada…
Tal como dizia o slogan que a CDU/PCP colocou no pórtico das festas do Seixal, o “Seixal é único”, é verdade, é pena é que não seja pelas melhores razões.
Vamos todos Votar para que estas atitudes passem a fazer parte dum triste passado de prepotência.
Viva o Seixal do Futuro!

Comente para o «Comércio do Seixal e Sesimbra».

11 comentários:

Anónimo disse...

se o portico do ps tiver essa caratonha niguem vai as festas....

JS Seixal disse...

Realmente, o Seixal com a CDU é único! Único e muito triste...

Maria disse...

Em ano de eleiçoes lá vêm os xuxas a querer aparecer nas festas populares do Concelho ...Tenham vergonha!!!!

Pró ano o Samucas e o ZézéLouro já n vão andar interessados em participar nas festividades do Concelho!

Ouvi dizer q o Tribunal retirou a presidência dos Bombeiros d`Amora ao seu amiguinho xuxalista Ricardo Ribeiro por ter sido tanta a trafulhiçe q fez no acto eleitoral...

O Seixal n precisa desta gente!!!

Anónimo disse...

Todas estas atitudes da CDU são a prova de que os seus elementos estão em pânico com medo de perderem as eleições. E vão perde-las porque já não somos um pais da idade média tendemos para ser um pais moderno e desenvolvido em que as pessoas começam a estar mais informadas e onde não há lugar para ditaduras nem fascistas nem comunistas. Lamentavelmente tivemos na Câmara do Seixal 35 anos um partido retrogado ditatorial que entravou o progresso do nosso concelho, e levou a que muita gente que gostava de viver nesta terra onde sempre viveu tivesse de a abandonar por estar cansada da degradação da qualidade de vida que se ia verificando no Seixal e foram procurar essa qualidade de vida em concelhos não comunistas. Hoje já há maior consciência do que a CDU deveria ter feito e não fez e do que a CDU anunciou que ia fazer e não fez. E sobretudo hoje no nosso concelho as pessoas sabem que a CDU faz negócios escandalosos com empresas construtoras beneficiando-as em muitos milhões negócios duvidosos e prejudiciais aos interessee do concelho e da sua população. A CDU hoje está muito longe de ser aquela força politica preocupada com os direitos dos trabalhadores, intocavel que não se corrompe, pelo contrario é antes a força politica de olha para o que eu digo e não olhes para o que eu faço e a população do Seixal sabe disso. Obrigado Vereador Samuel porque tem contribuido em muito para o esclarecimento da população. Em Outubro a CDU vai ser derrotada. A população espera de si que faça uma boa campanha politica como fez um bom mandato autarquico.

outsider disse...

É óbvio que os "Kamaradas" tem que lutar para manter a sua aldeia gaulesa, ou então:

- Para onde viriam os Aranhas, e os outros lindos assesores (é só ver a lista de assesores do actual presidente e de onde vieram)corridos das câmaras perdidas, e em trânsito para as ganhas.

- Qual é Câmara com o orçamento mais chorudo gerida em exclusivo pelos "Homens de Abril" (tendo em conta que Lisboa só lá vão por coligação).

- Onde está instalado o "resort" vermelho onde no principio de Setembro se fazem copiosas vendas de coiratos.

- Onde ainda é possivel fazer "vernissages" de apresentação de livros do grande Eufrázio, e onde a rapaziada da CMS se refastela na bicha para aparecer e receber o autográfo do artista ?(vide ultimo Boletim Municipal).

Por tudo isto é fácil de perceber o empenho que eles levam para manter a CM Seixal nas mão "certas". A pergunta que fica no ar aos restantes candidatos é, porque é que os outros partidos nunca dedicaram o esforço, o dinheiro e a qualidade que os cidadãos do Seixal deveriam merecer...

Saudações Democráticas ?

Júlio Almas disse...

Parece improvável, pois até para os mais distraidos, o hotmail registra a saída de todos os mails.
Acontece que tenho umas quantas cópias da data e hora.
Quanto ao comentário por mim enviado, pode verificar que foi enviado algumas horas antes e no dialogo que enviei aos que decidiram dar importância ao assunto, pode-se ler que explico isso mesmo ao senhor director do Jornal do Seixal.

Quanto ao diálogo com a pessoa em questão, penso ser já impossivél. Pois aplidou-me de artista frustrado.
Em relação à edição da minha carta no espaço opinião. Recusei.
Pois o que lhe escrevi na minha carta não é uma opinião, é um facto. E desfio o senhor director do jornal a tentar demonstrar de maneira competente que tem razão.
Se o senhor director recuar e pedir desculpas pelos insultos que penso ter feito à sua própria pessoa, pois claro que poderei dialogar.

Ao leitor menos atento, Tenho a comunicar que o blog que anuncia é um blog promocional, criado pela Escola de Arte onde trabalho (Domus Várius). Aliás tem um link para a referida escola.
No entanto aconselho o leitor a ver melhor as coisas antes de difamar, pois se não entendeu o carácter sério da questão, então não me dirigia à sua pessoa.

Se houver algum interesse em repor alguma verdade, enviarei todos os mails que enviei ao director e poderá usá-los num post. Pois em nenhum dos meus blogs o farei, porque tratam de arte.

Atentamente,
Júlio Almas

Domingos C. Andrade disse...

Meu caro dr. Samuel Cruz,

Vamos lá ver se eu percebi bem:

O senhor é um provocador ou de forma deliberada pretende gozar com pessoas que trabalham?

È que, no seu texto, pareceu-me haver razões para assim concluir, senão vejamos:

1 - O senhor manifesta a sua intolerante constatação de que o pórtico da CDU nas festas do Seixal é inqualificável no seu conceito de exercício da democracia.

2 - Propositadamente, pretende envolver órgãos e titulares de órgãos autárquicos numa acção política legitima da CDU, que, como o sr. bem sabe - e disso também não se coíbe, vejam-se algumas localizações de painéis seus de propaganda, instalados em situações de clara provocação, destruidora da imagem urbana e atentatória de direitos dos cidadãos residentes neste concelho que de repente ficaram privados de desfrutar da vista dos seus imóveis, ocultando e obstruindo a visualização da publicidade de estabelecimentos - se encontra salvaguarda e protegida por lei.

3 - Com todas essas "reticências" "apenas por mero exercício de reacção, propus à Junta de Freguesia da Arrentela, colocar igual pórtico nas suas festas"..., são palavras suas, e com propósito confessado, bem sabendo, porventura, como sabem os milhares de visitantes anuais dessa festa que o espaço/recinto onde se realiza em nada confere, como as festas da Cidade de Corroios com as restantes quatro que se realizam anualmente, incluindo a do Seixal.

4 - Também tem obrigação de saber, como autarca e membro de um Partido com responsabilidades locais, que anualmente, sempre visível para quem visita a festa, que os Partidos têm lugar próprio, exactamente no interior do pavilhão, junto dos stands das Associações, Clubes, Forças de Segurança, Bombeiros, Escuteiros, Igreja, da iniciativa privada, etc.

6 - Ou não sabe, porque o seu Partido - o PS - geralmente prima pela ausência.

Então diga lá, meu caro senhor, este ano quer estar presente, "apenas por mero exercício de reacção", ou por ser ano, a três meses de acto eleitoral?

Afinal as festas de Arrentela, bem como a do Seixal, de Paio Pires, Fernão ferro, Amora e Corroios, realizam-se todos os anos, e a vossa apetência festiva apenas se afirma e é visível de quatro em quatro?

Como é que afinal ficamos?

O senhor é um provocador ou de forma deliberada pretende gozar com pessoas que trabalham?

Bem me quer parecer, que ... finalmente, o sr. se encaixa na primeira parte da pergunta.

Note bem: E por acaso o PS não tem órgãos dirigentes a funcionar? É que normalmente, quanto julgo saber, são as direcções políticas que tratam dessas coisas. Mas, parece que assim não é com o PS do Seixal. Aqui, como refere no seu post é o dr. Samuel, que telefona, que escreve, que propõe, que questiona tudo, em nome, assim parece, do PS?

Bem, pelo menos mostra desenvoltura. Resta apenas saber, se o faz ocupando o seu tempo pessoal, ou o tempo que deveria dedicar aos assuntos do seu Pelouro Camarário, que como bem sabe, recebe salário para o fazer.

Domingos C. Andrade

Anónimo disse...

Finalmente Samuel, partiu-se o verniz e aí está, no seu maior explendor, o teu soberano conceito do exercício das liberdades democráticas - o famigerado lápis azul censurante.

E queres ser presidente? Bem espera sentado, pois em pé terás problemas de "postura".

Anónimo disse...

TRISTE, MUITO TRISTE ESTA FIGURA DE UM MINISTRO, QUEM NÃO TEM CAPACIDADE DE ENCAIXE PARA OS APARTES NÃO DEVE SE SENTAR NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA, NEM COMO DEPUTADO NEM COMO MEMBRO DO EXECUTIVO!!!

CHOCA-ME ESTAS ATITUDES TERCEIRO MUNDISTAS DESTES POLÍTICOS(INFELIZMENTE VERIFICAM-SE DE VEZ EM QUANDO E POR TODOS OS QUADRANTES)

NÃO ME REVEJO E DEMARCO-ME DESTA PRAXIS POLÍTICA!

HSEREJO

militante de base disse...

SR.Anónimo das 10.00horas será que se pode explicar melhor em relação ao lápis azul que diz ser de censura é que ninguém percebe do que está a falar. será que é do monologo do vaqueiro?

Maria disse...

N publicou o meu post pkê??? Sentiu-se ofendido foi??? Ou as verdades doem?

Google