Vergonha

Isto é uma vergonha!
O texto do A-Sul diz tudo.
Passei pelo local quando estavam a montar esta estrutura, com um dos técnicos que trabalha na campanha do PS, e que é brasileiro. O comentário foi imediato, aquilo no Brasil é proibido!
Este será certamente um aspecto a rever na nossa legislação, mas para além disso há sempre que registar a falta de decoro de quem procede assim.

33 comentários:

João Afonso disse...

Isso é que é dinheiro, Samuel técnicos vindos do Brasil para fazerem a Campanha? Gostaria de saber quem paga tantas mordomias... A campanha da CDU é feita pelos militantes... Quanto ao Post só demonstra dor de cotovelo... Por nem com brasileiros pagos a peso de ouro o PS ter tido igual ideia...

Anónimo disse...

-Sim senhor ! um Autentico Atentado á Democracia no Seixal.
PCP aproveita a Festa do Povo para fazer Campanha para as próximas Eleições. Tal não é a euforia e o Medo de perder as ditas em Outubro com que anda a cdu.
Mas para que saibam, na sua montagem andaram funcionários do PCP-CDU e da Camara Municipal, que esta deverá Prestar Contas á Oposição o quanto antes, tudo tim tim por tim tim.
Cada vez há mais , e ainda virá o pior.Não é por acaso que "eles" teem andado tão calados.

Samuel Cruz disse...

João Afonso,

Por acaso já ouviu falar em emigrantes?
E ainda se diz do Povo e do Partido dos trabalhadores;)
Afinal parece que não...

Mário Raposo disse...

Metendo-me no comentário, Samuel, em respeito pelos emigrantes, foi o sr. que pomposamente disse "Passei pelo local quando estavam a montar esta estrutura, com um dos técnicos que trabalha na campanha do PS, e que é brasileiro."

E, já agora, fica-lhe muito bem que, se o homem é "técnico e trabalha" na campanha do PS, é justo que receba o merecido. Homem que trabalha, brasileiro ou não, nacional ou estrangeiro, tem que receber pelo que faz. Certo?

Afinal o seu comentário de resposta ao João Afonso, foi, e estou certo que concorda comigo, intempestivo e despropositado.

Mas você é mesmo assim. Por vezes é preciso passarmos por "ridículos" para garantir os consumos publicitários, não é verdade?

Eu compreendo-o e ... está perdoado!

Anónimo disse...

Se o Vereador Samuel passou pelo local quando trabalhadores da Câmara estavam a montar a estrutura, porque não os identificou para pedir explicações ao departamento de que fazem parte?

Eduardo Cunha disse...

Por acaso nenhuma das mentes brilhantes que aqui está a escrever chegou a equacionar que há trabalhadores da CMS que são,militantes da CDU?

De resto, isto cheira-me a desinformação, já que ninguém apresenta provas concretas daquilo que escreve.

J.S. Teixeira disse...

Caro Samuel

Já há muito tempo que sabia que o sr. vereador era um pouco absorto em determinadas áreas, já que só repara naquilo que lhe convém mas, como é hábito, censura os factos.
Eu, embora não seja constitucionalista, nem advogado, devido ao meu percurso académico e ao meu ofício, sou um interessado pelas leis da República e pela sua Constituição.
Assim sendo deixe que o elucide sobre esta questão da propaganda política.

Em Portugal, a propaganda política está protegida por lei de acordo com o artigo 37.º da Constituição da República Portuguesa (CRP) ao referir que:

"1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações".

E continua num segundo ponto:

"2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura."

Quando o sr. Vereador refere que: "Este será certamente um aspecto a rever na nossa legislação" está certamente a referir que, por si, limitava o exercício da Liberdade de Expressão e Informação.

É por estas e por outras que, com toda a razão, há quem alerte para a contínua destruição dos valores de Abril por parte do Governo Socialista e dos seus eleitos, dos quais, é um dos maiores exemplos a Constituição da República Portuguesa.

Tenho dito.

P.s. Quando não se conhece, estuda-se. Quando não se quer estudar, mantém-se em silêncio.

J.S. Teixeira disse...

Sobre esta questão, leiam o mais recente post do meu blogue, O Flamingo.

Samuel Cruz disse...

Caros comentadores:
1. Nada há de pretensioso no meu comentário, apenas referi a nacionalidade da pessoa com quem falei sobre o assunto, porque no contexto faz todo o sentido - no Brasil tal não seria possível.
2. Quanto aos trabalhadores da Câmara não mencionei esse facto, nem tão pouco tal é afirmado no texto a que faço ligação, pelo que não percebo o comentário.
3. Quanto à Liberdade todos sabem qe sou um espírito livre, naturalmente o que se pretende não é evitar que alguém comunique mas antes que alguem comunique fazendo um aproveitamento ilícito daquilo qe não lhe pertence. Que é justamente o que a CDU faz com este pórtico, pretende passar a ideia e que as festas do Povo do Seixal, pagas com o dinheiro de todos nós e dos feirantes são suas. Felizmente o Povo está atento e já não vai nestes folcolores.

Anónimo disse...

Percebeste ó Teixeira ou queres explicador. Vai lendo a C.R.P. que só te faz bem ao espirito.

Anónimo disse...

Caros Comentadores, é desagradável verificar que por vezes quem comenta, ou não percebe o comentário ou é apenas para desinformar o conteúdo do expresso.
Senão vejamos sr. jsteixeira, o que a constituição diz é uma coisa e o aproveitamento politico da cdu é outra.
Repare que a festa é do povo, este será soberano e liberto de preconceitos politicos, mas a cdu, aproveitando-se das festas faz campanha politica vergonhosa , como se fosse a cdu a realizar tal festa, para isso basta a festa do avante.
Mas saiba que o desespero da pcp-cdu em perder as próximas eleições é tão grande que não olha a meios para iludir os seixalenses com demagogia á custa da erário público.
Quanto a funcionários da camara na montagem do afamado pórtico é verdade, inclusivé há um engenheiro especialista na matéria.
e como deverá saber o espaço da festa é público e camarário. Para se montar seja o que for nas festas, os mentores pagam um x por espaço, será que o pcp-cdu também paga aquele espaço ? dúvido, sabe porquê! ?. abram os olhos e vejam a realidade dos factos.
Não vemham invocar a cosntituição sem saberem o significado da mesma, artigo por artigo.

Domingos C. Andrade disse...

Meu caro Samuel,

A CDU/PCP, está presente com mais ou menos visibilidade, em todas as Festas Populares que se realizam anualmente no nosso Concelho. Fa-lo como forma de se associar politicamente, cumprindo com o seu papel enquanto força política interventiva na sociedade portuguesa e revelando prática saúdavel do exercício da democracia.
É uma marca distintiva,
contráriamente aquilo que tem acontecido com a generalidade dos restantes Partidos que apenas procuram visibilidade em anos coincidentes com eleições.

Espero que tenha ficado esclarecido.

Quanto à atenção do Povo, é verdade. Efectivamente está atento e verifica efectivamente quem os defende e em prol deles trabalha.

Tem v. exa. um extraordinário exemplo recente.

O PS foi o Partido que mais investiu em propaganda de grande visibilidade, nas recentes eleições europeias e o resultado foi o que se viu.

As pessoas, os cidadãos, votam em políticas, não em mais ou menos visibilidade.

Anónimo disse...

Os Srs. do PS que são doutorados em aproveitamento político vem agora com conversa da treta, então e os abusos nos tempos de antena na comunicação social, e dos ministros a darem uma ajudinha na campanha eleitoral???

OK!

Já sei, como é do V. partido já podem, mas já com os outros.....é o regabofe que se vê por aqui.

Tenham mas é juízo que Vcs. do PS não têm moral nenhuma para falar dos outros.

(Ups! lá vem o lápis azul)

J.S. Teixeira disse...

Anónimo das 14:37

Realmente é "desagradável verificar que por vezes quem comenta, ou não percebe o comentário ou é apenas para desinformar o conteúdo do expresso". Pelos visto não compreendeu NADA daquilo que escrevi e tenho escrito.

Por favor, não faça figuras tristes em público e vá ler os trâmites legais da propaganda política. Acredito, de boa fé, que não quer passar por mentiroso mas apenas por desconhecedor.

Em PORTUGAl não se paga ocupação de espaço relativamente a propaganda política. Nem no Seixal, nem em lado nenhum. Só pagaria, caso a infra-estrutura fosse de uma entidade privada não-política. Nesse caso a entidade pagaria ocupação de espaço publicitário à C.M.S. e o partido pagaria a essa entidade o aluguer da infra-estrutura (e.g. outoors). No caso concreto, a infra-estrutura foi montada por um partido/coligação, sendo que está isenta de pagamento.

De resto, como não tenho telhados de vidro, posso colocar aqui um comentário publicado pelo HDuarte noutro blogue acerca dos abusos das propagandas:

"Eu sou morador das Cavaquinhas e voto na escola José Afonso e achei uma desonestidade existirem Placards gigantes afixados a 15 metros das mesas de voto, o que é,pelos vistos, ilegal. Ainda por cima foram colocados num jardim o que, obviamente, destruiu toda a relva e flores que estavam nesse local.

"«No dia 22 de Abril, o tempo de antena do PS foi ilustrado com imagens de crianças do ensino básico, que nas salas de aula teciam elogios ao computador Magalhães. Alguns pais de uma escola do ensino básico de Castelo de Vide vieram a público acusar o PS de ter usado as imagens das crianças indevidamente, já que lhes havia sido dito que as filmagens se destinavam ao Ministério da Educação.» (Jornal Público)."

"Esqueci-me de referir que o mesmo já tinha acontecido, na década de setenta, aquando da candidatura do socialista Mário Soares a primeiro ministro, no Colégio Moderno. Na altura a justificação era que as filmagens seriam utilizadas para um programa infantil e acabaram por ser utilizadas na campanha eleitoral."

Pense antes de escrever, e assuma a sua identidade. Quem não deve não teme, sr. Anónimo.

Samuel Cruz disse...

Caro Domingos Andrade aconselho-lhe a leitura desta notícia, do Jornal de Negócios:
CDU "pagou" os votos e os eurodeputados mais caros (http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=372552), é o que dá só ler o Avante, só vemos para um lado, informe-se homem.

João Afonso disse...

Vereador Samuel não seja precipitado, não faça contas com orçamentos e espere pelas contas finais! Compreende-se o seu nervosismo ao constatar que a derrota eleitoral é certa...

Domingos C. Andrade disse...

Sr. dr. Samuel,

O sr. está a falar do quê? Do que lhe interessa ou em abono da verdade?

Concordando à priori com o comentárioanterior do João Afonso, a vêr vamos, dir-lhe-ia que, mesmo que viesse a apurar-se serem correctos os dados a que alude, qual é o espanto?

O PCP, como sabe, senão quiser passar por ignorante, conta acima de tudo com os seus recursos. Não tem a visibilidade televisiva que merece. Não é notícia com a periodicidade a que tem direito. Nos noticiários televisivos e nos jornais, ao longo do ano, é ignorado escandalosamente. Nas campanhas eleitorais, é sonegada informação da sua actividade e quando aparece é "brinde" de sondagens feitas, para o denegrir, deturpar, descaracterizar e omitir o seu verdadeiro valor bem como as propostas que tem e apresenta para o País.

Bem pelo contrário, o seu Partido, o PS, goza da "simpatia" dos órgãos da comunicação social em geral, e em particular, daqueles que sendo públicos, deveriam primar pela isenção e tratamento por igual.

Por isso, qual será o espanto?

Será por isso que o seu Partido, o PS, tanto tem investido na Lei do financiamento dos Partidos, que como é conhecido, foi feita por encomenda e à medida para limitar as receitas do PCP, em grande parte provenientes das quotizações e contribuições dos seus militantes, bem como das iniciativas que desenvolve?

De resto, dr. Samuel, não dê tanto de si. Não exponha tanto o seu Q.I.

Domingos C. Andrade

Anónimo disse...

De facto, do ponto de vista júridico, nada há a criticar a não ser a, eventual, confusão entre funcionários da CMS e, ao mesmo tempo, Militantes de algum dos partidos que compôem a CDU, e os respectivos horários de trabalho.

Mas saibam os Srs. comentadores de serviço, militantes/apoiantes ou o que quer que seja, da CDU que a política faz-se também no eventual plano da ética social, cultural e quiçá democrática.
E a questão coloca-se exactamente neste plano, dirão imediatamente V.Exas que é um problema transversal a todo o espectro político-partidário do nosso país e eu respondo é verdade!!!
Mas não levantam V.exas esses exemplos como maus, éticamente condenáveis, demonstrando conceitos democráticos falaciosos, claras demostrações de abuso de poder, usurpação de cargos e funções políticas misturando campanha política partidária com a execução de cargos e funções executivas (seja da nação seja das autarquias)!!!

São tantas vezes as primeiras vozes a levantarem-se contra estes maus exemplos e depois não se coíbem de os praticarem refugiando-se na Constituição!!!!

Que bem pregam os nossos Freis Tomás/CDUs, façam como eles dizem não façam como eles fazem!!!!

Quanto à Liberdade de expressão, como todas as outras liberdades, devem acabar onde as dos outros começam e não atropelar as dos outros tentando forçar a Sociedade a considerar apenas a expressão que querem fazer passar.
Como é o caso da própria Constituição da Républica Portuguesa que no mesmo documento apregoa a Liberdade de Expressão e de livre associação política para todos...menos para aqueles que possam ser considerados de extrema direita ou fascistas...curioso não é!?!?

E atenção podem me chamar de tudo menos de fascista, ou mesmo de direita, vejo-me como um Homem de esuqerda humanista, e quem me conhece sabe que assim o é!!!

Mas permitam-me ainda que deixe esta questão no ar, são estes mesmos defensores da liberdade de expressão, constitucionalmente garantida, que promovem piquetes de greve não "ACONSELHANDO" que quem, livremente, discorde das suas opiniões possa ir exercer o seu DIREITO CONSTITUCIONAL a trabalhar e exprimindo livremente as suas opiniões!!!

Serão estes também os mesmos que defendem regimes ditatoriais, oligárquicos, cuja liberdade de expressão e da imprensa é fortemente escrutinada e cujo o uso do lápis azul é incentivado e utilizado pelo regime, que defende também regimes unipartidários??!!??

Caros comentadores de serviço se forem bem ver todos têm telhados de vidro, e se forem também honestos o que o vereador disse é verdade e é uma constatação!

Não só é uma vergonha, como se deve alterar a legislação para que nenhum dos partidos possa incorrer nestas vergonhosas atitudes!!!

E como diz um de vós:

Tenho dito!!

HSerejo

VIUL disse...

Ena ena Serejo, chegou e disse...algo.

Só uma questão: Concorda que a extrema-direita e os "fascistas" tenham direito de se manifestar e de se associar?

BTW, o que raio é a Esquerda Humanista e qual é a sua posição na A.R. Acho que ficam entalados entre a esquerda-que-não-é-esquerda e a esquerda-católica-que-não-vai-à-missa.

Os da tua estirpe, gostam muito de criticar o PC pela repetição do discurso, que na minha opinião é uma questão de princípios. Mas Vossas Excelências repetem-se ainda mais que um leitor de K7's. A diferença é que ao contrário do PC os vossos discursos são vagos e desprovidos de conteúdo.

Em suma...falam falam falam e não dizem (FAZEM) NADA.

ETS disse...

No pórtico que dá entrada a uma festa, não se aproveita para fazer campanha com meios a que os outros partidos não têm acesso. É DESLEAL! http://rveblog.blogspot.com/2009/06/ditadura-deslealdade-prepotencia-falta.html

Anónimo disse...

Cheguei há pouco da Venezuela .Afinal a diferença entre Caracas e Seixal não é assim tão grande, da propaganda, ao caos urbano ou ao trânsito. Chavez não estás só.

Anónimo disse...

CARO/A VIUL

Eu concordo tanto que os da extrema direita tenham livre associação como os da extrema esquerda, e que a extrema esquerda se manifeste ou a extrema direita.

Para mim são tão papões os fascistas, como os comunistas que comem criancinhas ao pequeno almoço.

Quero apenas com isto dizer que ainda há os indivduos que, como eu, sofrem dessa estirpe virulenta dos homens livres, sem amarras no pensamento, que acreditam primeiro no Ser Humano e só depois é que olham para qual a localização do seu assento na comuna de Paris.

Que acreditam verdadeiramente na Igualdade,Fraternidade e Liberdade e, consequentemente no respeito pelo próximo e pelas suas crenças religiosas, políticas ou sociais ou mesmo a inexistencia das mesmas.

Sou daqueles que admiram Allende,Neruda,Ernesto,Palm,Marx,Engels e porque não Cunhal, Soares, Vasco, como figuras grandes do seu tempo, (indepentemente de não me rever em algumas das suas ideias) mas são lutadores da liberdade nos seus tempos, até tentarem começar a põr-lhe correias e dizerem que apenas é liberdade se for como eles querem ou acreditam que seja!

Sou claramente de esquerda, autocrítica, humanista, progressista e social democrata.

Tenho dito.
(gosto desta figura de estilo ó Teixeira)!!!!

Hserejo

J.S. Teixeira disse...

HSerejo, não sei porque é que vim chamado para a conversa mas pronto.

Quanto a essa da extrema-direita...ui. Mas cada um sabe de si. Permita-me, no entanto, discordar.

Tenho dito. (é um hábito meu devido à minha actividade profissional).

Matias disse...

Agora que li os comentários de todos os letrados aqui expostos, cheguei a estas brilhantes conclusões:
- Os comentadores do blogue dos Gato Gil, passaram a escrever no Rumo a Bombordo para tentar denegrir a imagm de um cidadão e, nosso conterrâneo.
- Num país com uma das mais elevadas taxas de analfabetismo da UE, passaram todos os intelectuais a escrever neste blog.
- O concelho do Seixal tem a mais elevada taxa de intelectuais, constitucionalistas, mestres e doutores em Direito.

Lembrem-se duma coisinha tão simpless como isto; "se não queres ser lobo, não lhe vistas a pele"...

Anónimo disse...

É preciso que se saiba que há alguns do PS que em vez de trabalharem, na hora de serviço, andam com viaturas municipais, em conversinhas e conversetas politicas com os Srs. do PS.

Ó Samuel Sabe bem que é verdade.....

Não "cuspa" pró ar olhe que ainda lhe cai em cima.

Anónimo disse...

Ó anónimo das 23:20 só podes estar-te a referir aos BMW do indiano, i.é., do Alfredo não?
Aproveita e aconselha o indigena a deixar de fumar os charutos cubanos que só fazem mal ´saude e já agora, deveri ser obrigatório soprar no balão depois de almoço. è que assim ele só trabalharia no turno da manhã, porque depois das 12:00 ele navega no barco do James Martin.
Só te podes estar a referir a isso não?

J.S. Teixeira disse...

PS e PSD lideram isolados a tabela de partidos com mais casos de corrupção autárquica. Veja o artigo no blogue O Flamingo.

Anónimo disse...

o senhor C. Andrade diz que as pessoas votam em politicas... esperemos que seja assim, uma vez que a CDU não tem nenhumas activas e de expressão concreta.

AO sr. Teixeira, quando é que se assume como PCP? É que já se vai tornando ridiculo passar um atestato de ignorancia ao povo que visita os blogs, acreditando que eles nao cheiram a sua DEMAGOGIA DE LONGE...

Rita Santos

Domingos C. Andrade disse...

Achas mesmo, Ritinha?

Acreditas mesmo no que escreves?

Ainda recentemente o povo português, em particular o do nosso concelho, deu prova sublime disso mesmo.

A CDU aumentou a votação em mil e tantos votos e o PS, perdeu sete mil e tal (cerca de 40% do seu eleitorado em eleições similares em 2004.

Tira as tuas próprias conclusões!

Abre os olhos por ti mesma.

Se és crescida não precisarás de ajuda.

Se fores pequena, tens tempo para estudar e certamente melhorares a tua perfomance.

Domingos C. Andrade

J.S. Teixeira disse...

Amiga rita,

Já lhe disse que não posso assumir-me como militante do PC porque não sou. Fazer-me passar pelo contrário apenas porque você e outros iguais a si, não acreditam, seria, isso sim, uma grande desonestidade para com as pessoas que lêem os meus textos.

Se não consegue conceber o facto de uma pessoa poder concordar com o bom trabalho que o executivo da C.M.Seixal faz no nosso concelho, tem uma limitação que poderá e deverá ser tratada por profissionais (ou não).

Anónimo disse...

Parece que há para aí uns intelectuais do PS a dirigirem assembleias gerais e que só sabem invocar Max Weber. Vá-se lá saber porquê.

Anónimo disse...

oh amiga Rita não ligues ao que diz o flamingo está doente com taquicardia paroxistica centro encefálica com gamaglutamiltranspeptidases altas a precisar de ele sim de ser tratado por profissionais

Anónimo disse...

O Teixeira quer dizer que pertence ao partido DAB mas ele é do PQP

Google