Votar é fácil

O Ministério da Administração Interna, com o intuito de prestar informação aos jovens de 18 ou mais anos recém-recenseados, lançou um portal que disponibiliza, de forma simples e descontraída, a explicação de todo o processo eleitoral que é necessário conhecer. A campanha denomina-se "Votar é fácil".
Tendo em conta que o Seixal é o concelho com maior taxa de abstenção do país, é bom que todos, começando nos mais jovens, compreendam a importância de votar. Se nós não decidirmos o que queremos, outros decidem por nós.

Convém ainda lembrar que, além dos cidadãos portugueses podem votar nas próximas eleições autárquicas:
a) Os eleitores brasileiros titulares de estatuto de igualdade de direitos políticos;
b) Cidadãos nacionais de países da União Europeia com residência legal em Portugal;
c) Cidadãos nacionais de países de língua oficial portuguesa (Cabo Verde e Brasil) com residência legal em Portugal há mais de 2 anos;
d) Cidadãos nacionais de outros países estrangeiros – Noruega, Islândia, Uruguai, Venezuela, Chile e Argentina (Declaração n.º 9/2005, de 8 de Julho, do Ministério da Administração Interna e do Ministério dos Negócios Estrangeiros), com residência legal em Portugal há mais de 3 anos.

Os cidadãos estrangeiros que preencham as condições referidas anteriormente, para poderem exercer o seu direito de voto, apenas têm de se recensear, acto esse que pode ser feito na Junta de Freguesia da sua área de residência.

É também importante frisar que, todos os que façam 18 anos ficam automaticamente recenseados.
Igualmente deve realçar-se que, aqueles que tratem do Cartão do Cidadão ficam recenseados na área correspondente à morada que derem na altura, e será aí que irão votar. Para ter a certeza do local a onde se dirigir para exercer o seu direito de voto, basta ver aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais um inquerito do blogue por ca tudo na mesma que tem feito correr muita tinta em Arrentela. Segundo consta a Presidente da Junta e amigos andam a pedir/obrigar votos neste inquerito. Será.

http://porcatudonamesma.blogspot.com/

Seixal Friend disse...

Ó Dr. Samuel estas novas tecnologias daqui a nada dão cabo do seu blog.

Google