Os Números Ignorados

Na sequência da recente publicação do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2007, Bruno Ribeiro Barata, economista e membro do Secretariado da Concelhia do Seixal do Partido Socialista realizou a seguinte análise para o semanário «Comércio do Seixal e Sesimbra»:
«No Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2007 existe uma questão fulcral, sobre a qual é importante relectir: «Prestação de Contas».
Quando fiz uma pequena relexão sobre o “Orçamento Participativo”, referi que “Prestar Contas não é suficiente em democracia, é essencial “dar-se Conta” e “Fazer-se Perceber”, pois só assim se consegue envolver os munícipes, reduzir o afastamento e restaurar a confiança na administração local”.
O Anuário sublinha que Prestação de Contas, não é só na perspectiva contabilística ou monetário-financeira, como também, e sobretudo, na gestão e concretização de programas estabelecidos e de actividades previamente definidas e aprovadas, ou seja, em duas palavras, é essencial “Fazer-se Perceber”.
Na viagem pelo Anuário, sustentado pela Lei das Finanças Locais, pode-se ler que as autarquias devem publicitar e disponibilizar on-line um enorme conjunto de documentos contabilísticos, previsionais, prestação de contas e de gestão. A autarquia do Seixal, tem-se revelado adversa ao princípio da transparência, existem vários exemplos, mas concretizo com a recorrente prática de disponibilizar os documentos na véspera de reuniões em suporte de papel e a escassez de informação no site da Câmara Municipal do Seixal (...) numa estratégia de não divulgação de informação que assenta no princípio totalitário “Ignorância é força”. Esta estratégia do executivo comunista em não “Fazer-se Perceber” é censurável, no entanto, fico ainda mais atónito quando verifico no “Anuário” que o município do Seixal não está presente na lista dos municípios com maior índice de conformidade com a implementação do Plano Oicial de Contas das Autarquias locais.»
No Anuário de 2007 existe até o ranking dos Municípios com maior peso de receitas provenientes de impostos, e lá está o Seixal com um honroso 8.º lugar, com o prejuízo óbvio da população do concelho.
Tenho de repetir a questão formulada no ano passado: “… se a Câmara Municipal do Seixal goza de boa saúde financeira, como é possível não existir obra feita na mesma proporção, pelo desde sempre executivo Comunista?»
O economista chama ainda a atenção para o Seixal ser um dos municípios que apresentam «um maior peso das despesas com pessoal nas despesas totais. É opinião generalizada que o poder comunista no município sustenta-se uma dinâmica de funcionalismo, agora está aqui espelhada.
Obviamente que não são os vencimentos dos trabalhadores pouco qualificados que incrementam este enorme peso das despesas com o pessoal na Câmara Municipal do Seixal.
Com tanta receita penalizando os munícipes seria fácil fazer um bom trabalho, mas nem assim o executivo Comunista o consegue.
Cobrar e Gastar é fácil, mas para Gerir e Governar é necessário Empenho, Competência e Transparência.»

31 comentários:

Anónimo disse...

MAIS UM ESCANDALO!!!

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=6809379&postID=6635243532045749879

Anónimo disse...

pois...pois só faltou relatar o resto e o resto são infelizmente para vós más noticias e sobre essas não convinha dizer nada...como fizeram.

Pedro Soares disse...

Só tenho um comentário a deixar neste blog e provavelmente vai ser censurado à boa maneira do Partido Socialista e dos seus...boys: Samuel, pode ser que nos próximos 4 anos fiques sem poleiro. Passavas a piar mais baixinho.

militante de base disse...

Afinal Sr. PEDRO SOARES ninguém lhe censurou nada, V:EXª. é que já está a fazer ameaças,de retirar pelouros ao P.S. têm sido incómodos e denunciado as Vossas más gestões da CMSeixal, e para não chatearem muito vamos mas é governar sózinhos, para continuarmos a fazer o que nos apetece sem dar satisfações a ninguém.

Anónimo disse...

PARABÉNS XUTOS & PONTAPÉS, assim é que é !!!
Os músicos também devem fazer serviço público, deram um excelente exemplo, de que é preciso intervir para Mudar este País que está de rastos graças às politicas do PS e PSD.

Mas, resta saber se serão processados pelo Socrates, que é anti-democracia....



“SENHOR ENGENHEIRO”

Anda tudo do avesso
Nesta rua que atravesso
Dão milhões a quem os tem
Aos outros um passou – bem

Não consigo perceber
Quem é que nos quer tramar
Enganar
Despedir
E ainda se ficam a rir

Eu quero acreditar
Que esta merda vai mudar
E espero vir a ter
Uma vida bem melhor

Mas se eu nada fizer
Isto nunca vai mudar
Conseguir
Encontrar
Mais força para lutar...

(Refrão)
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a comer

É difícil ser honesto
É difícil de engolir
Quem não tem nada vai preso
Quem tem muito fica a rir

Ainda espero ver alguém
Assumir que já andou
A roubar
A enganar
o povo que acreditou

Conseguir encontrar mais força para lutar
Mais força para lutar
Conseguir encontrar mais força para lutar
Mais força para lutar...

(Refrão)
Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a foder

Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Mas eu sou um homem honesto
Só errei na profissão

“Sem eira nem beira”
Xutos & Pontapés

Anónimo disse...

“O nome do novo crime de que se pretende estabelecer é enganador: o que se vai punir não é o facto de alguém ter enriquecido por métodos ilícitos; é sim, o facto de alguém não ser capaz ou não querer explicar como é que enriqueceu – tendo sido lícita ou ilicitamente”.
Miguel Sousa Tavares, “Expresso”, 18-04-2009

Anónimo disse...

“O nome do novo crime de que se pretende estabelecer é enganador: o que se vai punir não é o facto de alguém ter enriquecido por métodos ilícitos; é sim, o facto de alguém não ser capaz ou não querer explicar como é que enriqueceu – tendo sido lícita ou ilicitamente”.
Miguel Sousa Tavares, “Expresso”, 18-04-2009

Anónimo disse...

Os Pelouros que se teem atribuido ao PS só tem possibilitado que brinquem aos vereadores, pois tem feito um mau trabalho....o que não é de admirar já que no governo fazem o mesmo!!
Os cães continuam à solta!!! apesar da CDU lhes dar meios e dinheiro prós gastos.
O Sr. Vereador do PS é vaidoso e adora gastar dinheiro em telemóvel e em gasolina, apesar de estar só a meio tempo gasta tanto quanto os outro que estão a tempo inteiro. Ora vejam só o que seria se estivesse a tempo inteiro na Câmara!!!!

Anónimo disse...

Para repor a verdade deixou aqui este artigo da QUERCUS, acerca do Sapal de Corroios:


(...)A Quercus e o Grupo de defesa do Sapal de Corroios levam a efeito uma visita guiada ao Sapal de Corroios, aberta aos moradores de Corroios e à população em geral, no sábado dia 21 de Julho, às 18h30.

O Sapal de Corroios é uma zona húmida do Estuário do Tejo, situado no concelho do Seixal (entre o moinho de maré de Corroios e a restinga da Ponta do Mato). Neste local está a ser implantada uma piscicultura intensiva com cerca de 17 hectares, destruindo uma importante zona de sapal (vegetação própria de zonas estuarinas), numa área vital para as populações de peixes, bivalves, crustáceos e aves aquáticas.

A Licença de construção da piscicultura, emitida pela Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território de Lisboa e Vale do Tejo (DRAOTLVT), contraria a legislação nacional, que estabelece normas de protecção exigentes para o local, classificado como zona de Reserva Ecológica Nacional desde 1990. Estas normas de protecção são claramente incompatíveis com a instalação e funcionamento da piscicultura intensiva.

A Arquitecta Fernanda Vara, directora da DRAOTLVT, justificou publicamente a emissão da licença com a pré-existência no mesmo local de estruturas de piscicultura semelhantes, que agora seriam objecto de modernização.(...)


E deixem-se de lérias, porque sabem muito bem que a Câmara do Seixal não tem nada a ver com isto.
E se quizerem peçam contas ao Governo!!

Anónimo disse...

Paulinho, deves estar nas nuvens, estás a ver que no tal país dos desgovernos PS e PSD, ainda podes dizer mal do 1ºPM, pois se fosse num desses teus paraisos da Korea do Norte, Cuba etc, estavas a caminho da choça!

Anónimo disse...

Parabéns Sr. Engº;

Quase 20% das famílias portuguesas continuam em risco de pobreza, segundo o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (EUSILC) realizado em 2007.

Agradeço também aos amigos "só cretinos", por, nós os Portugueses, estarmos cada vez mais pobres.

E agora censure esta também samuel, não a publicando como faz a tantas outras. Obrigada.

Anónimo disse...

Samuel ganda puxão de orelhas que hoje o nosso PR, amigo do teu amiguinho imitação do Obama, deu ao teu amiguinho Sócrates!!!!!!

AH! AH! AH! E ficamos assim?? Amiguinhos do PSD?

(Publicas esta??? ou censuras???)

Anónimo disse...

Para os que não tiveram oportunidade de ver o vídeo com a musica "Sem eira nem beira" dos Xutos&Pontapés emitido pela TVI aqui vai o link:

http://www.youtube.com/watch?v=jkIqEjXxaqk

Anónimo disse...

senhor vereador Samuel faça a vontade os elmentos do PCP E OS QUE AQUI ESCREVEM apanhe os ditos caes do PCP QUE ELES DIZEM de andarem as soltas pois o muro casiu e eles ficaram com a terra na mao voçes ai no cantinho da bixarada e so comunistas e so oportunistas trabalhar nao e com eles encosta-se na AUTARQUIAS ATE O MISERAVEL 70 EUROS DAS ELEIÇOES RAPAM OS QUE NELAS PARTISIPAO

Anónimo disse...

Este vereador nem os cães e os gatos consegue apanha e agora quer ser presidente.
Só se for da bicharada felina dos socialistas.

Anónimo disse...

Na realidade com estes COMUNAS é só peixeirada. Dr. Samuel, não lhes ligue e não se importe é apenas o descontrolo por verem na oposição figuras com estatura moral para os derrubar já em Outubro. Vá em frente e fora os vermelhos do Seixal. Vermelho só o SLB! Parece que vamos ter 25 de Abril no Seixal mas em Outubro, abaixo o "muro da vergonha" que é o habitual jornal da Camara.

Anónimo disse...

Como é que o anónimo das 16:50 sabe qto gasta em gasolina o vereador e para onde ele telefona? Quem acusa tem de apresentar as provas...

Anónimo disse...

ENTÃO NÃO SABEM PORQUE O SAMUEL GASTA TANTA GASOLINA NO SEU MEIO TEMPO COMO OS VEREADORES QUE ESTÃO A TEMPO INTEIRO.

NÃO SABEM, ENTÃO PENSEM LÁ UM BOCADINHO.

OS VEREADORES QUE ESTÃO A TEMPO INTEIRO, ESTÃO A TRABAÇHAR, LOGO NÃO TÊM TEMPO PARA GASTAR GASOLINA.
O SAMUEL COMO ESTÁ A MEIO TEMPO JÁ TEM TEMPO PARA PASEATAS NAS DOCAS OU SERÁ PARA AS DILIGÊNCIAS DO PS?

QUANTO AO TELEFONE O SEU ASSISTENTE PESSOAL UTILIZA O TELEFONE DA CAMARA COMO FERRAMENTA DO PS.

GANDA NOIA,

Anónimo disse...

SEIXALENSE ATENTO disse...
Chegaram-me vários relatos sobre uma outra instituição, que não os Bombeiros de Amora, aonde PCP, está a todo o custo tentar controlar e não perder o Controlo, da gestão ruinosa que existe lá.
Porque será?
Essa instituição é a Cooperativa “Pelo o Sonho é que vamos”, mais concretamente a Janela Aberta, esta instituição que presta apoio a crianças e jovens em risco como também mulheres vitimas de violência domestica.
Mas as informações que me chegaram, foram sobre a instituição que cuida das crianças?
Então começo por dizer que esta instituição, esteve fechada durante vário tempo por falhas graves, relativamente às suas instalações.
Mas segundo se parece, mais grave que as instalações, e estamos a falar de uma vivenda, (segundo relatos, com uma renda exorbitante, sendo o seu proprietário um camarada vermelho) mas é a má gestão desta instituição que é preocupante, a mesma foi alvo de uma auditoria, ao que parece já terminou e existe resultados, mas ninguém sabe nada sobre a referida auditoria, nomeadamente os seus cooperantes, pois tal documento foi guardado a sete chaves pela direcção, logo aí não se prevê que o resultado tenha sido abonatório para a direcção actual, nem podia ser às graves irregularidades existentes, e passo a citar algumas;
Existem funcionárias da instituição a ganhar mais de 2000.00 € por mês quando noutros estabelecimentos nas mesmas funções nem 1000.00€ ganham.
Estas instituições são obrigadas por lei abrirem uma conta em nome individual de cada criança, a fim de serem depositados os abonos, para assim quando chegarem à idade adulta terem um pé-de-meia, qual não é o espanto que nem contas nem o dinheiro dos abonos aparecem.
Não apresenta relatório e contas e propostas de orçamentos como determina a Lei, aos seus cooperantes.
Muitos dos bens que são entregues pelas pessoas, roupas bens alimentares entre outros são desviados da instituição, e outros deitados no lixo presenciado por várias pessoas.
Não há controle sobre os jovens, uma vez que os mesmos saem e entram na instituição à hora que querem, nomeadamente à noite, também já presenciado por varias pessoas.
Os responsáveis da instituição deixam os jovens mais crescidos conduzirem as viaturas da instituição, sem terem a carta de condução uma vez que são menores.
Mais grave ainda, digo eu! Já varias pessoas, nomeadamente os próprios professores das crianças, das escolas que frequentam, afirmam que as crianças chegam cheias de fome, aliás, estas crianças durante o tempo em que estiveram noutras instituições enquanto se realizavam as obras, confirmaram aos educadores, que havia muitos dias que só comiam pão com manteiga, por isso nos primeiros dias repetiam a sopa 2 e mais vezes, e todos sabemos que as crianças não são de gostar muito de sopa.
Esta instituição além de ser privada, é comparticipada pela Segurança Social de Setúbal, pela Câmara, Juntas de Freguesia, e muitos mas mesmo muitos privados.
Aonde anda o dinheiro?
A direcção é afecta ao PCP, a sua presidente bem como outros ainda, até um ex. presidente de junta PCP está lá.
Dos cooperantes existentes à um(a) que tem feito tudo para correr com os outros que solicitam a gestão transparente, nada mais nada menos que a vereadora Coralia, essa mesmo possui títulos a nível pessoal.
Como estão a ser contestados referentes à gestão danosa, vejam aonde chegam estes comunistas, aumentaram o preço da jóia de inscrição de novos cooperantes para 500.00 €, e como cooperante só tem direito a um voto independentemente do número de títulos, arranjaram maneira de controlar a coisa, sabem como?
Todas as juntas de freguesia vão ser cooperantes de uma cooperativa privada, e assim dessa forma tem direito a um voto, ora estamos a falar de 6 votos, e são eles (comunistas) contra os privados.
Agora é a minha vez de gritar.
AONDE ANDA A POLICIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA?

4/17/2009 09:08:00 PM

Anónimo disse...

O que uma música dos Xutos (que já declararam que a música não pretende atingir ninguém, é simplemente um grito de alerta)faz às hostes comunistas, é vê-los aos pulos, até à reeleição de Sócrates como 1ª Ministro.

Anónimo disse...

Reeleição do Socrates!
Nem a brincar, sou socialista da terra de um dos fundadores, mas o mentiroso do Socrates é tudo menos socialista.
Assim prefiro ver o Bloco ou até mesmo o PCP no Governo, já que estes pelos menos não enganam ninguem e todos sabemos o que nos espera.
Já agora qualquer cidadão é inocente até prova, mas um titular de um cargo publico, á mais pequena duvida deveria por o seu lugar á disposição. Não é esse o caso, o que me leva a pensar tratar-se de um branqueamento.

Samuel Cruz disse...

Ao anónimo das 0:55,

A blogosfera é um espaço de liberdade e por isso publico o seu comentário. Mas não posso deixar de dizer que o que afirma é falso e, nessa medida, difamatório. Há muitas provas de má gestão neste Blog, todas elas suportadas em documentos e factos, se o senhor(a) está de facto preocupado(a) com o bem público reflita sobre este facto.

Voluntários disse...

Olá a Associação de Voluntários do Canil/Gatil Municipal do Seixal criou um blog para divulgação dos nossos animais, e de outros que precisem de ajuda.
Pedimos a divulgação.

Muito obrigada

http://amigos-animais-seixal.blogspot.com/

Anónimo disse...

Como se consegue desviar as atenções do que é essencial no post!?! é impressionante esta escola pós soviética de contrainformação(curioso... tmabém uma táctica do antigo regime).
Evidentemente que a nível nacional as coisas não vão bem, é um facto!mas, no entanto, aqui no burgo PCP do Seixal, também não vão melhores!
O que nos leva á seguinte reflexão: se são incompetentes numa câmara municipal que fará a gerir um país, e ainda vendo a forma como os trabalhadores da CMS são tratados pelo PCP o que nos assegura que o Comunismo não voltaria a ficar na gaveta?!?
Quanto à questão da Gasolina e do Telefone/telmóvel resta-nos fazer a seguinte leitura: ou a CMSeixal recusa os galardões e elogios atribuídos por diversas entidades à gestão deste municipio na area da Defesa e protecção dos animais e da saude pública; ou então todos os vereadores a tempo inteiro são incompetentes pois não fazem o que um vereador a meio tempo faz e gastam o mesmo ou mais que este em telefones e gasolina!!!!!

hserejo

Anónimo disse...

quero aqui deixar uma palavra de coragem ao Dr Samuel que nao tenha medo dos PCP nem desta cambada que dizem mal do vereador samuel isso e dor de corrno e que eles sao uma nodua nas govenaçoes por isso e que nao sao governo o povo nem todo e burro no seixal ganhao com os queeles conçeguem enganar que sao os papalvos que andam a pedir e nada querem fazer na vida prazitas

Jorge Pietta disse...

Ficou verdadeiramente deliciado com alguns comentários deixados em vários blogues do Seixal. Parece que nos esquecemos que o que está em causa é verificar se os candidatos locais do PS e do PSD estão em melhores condições do que os do PCP para melhorar a qualidade de vida dos munícipes do Seixal. Este é o tema importante para se efectuar comentários. Como lembrou Mário Crespo "notícia só é aquilo que alguém quer esconder. Tudo o mais é publicidade".

Anónimo disse...

"O economista chama ainda a atenção para o Seixal ser um dos municípios que apresentam «um maior peso das despesas com pessoal nas despesas totais. É opinião generalizada que o poder comunista no município sustenta-se uma dinâmica de funcionalismo, agora está aqui espelhada.
Obviamente que não são os vencimentos dos trabalhadores pouco qualificados que incrementam este enorme peso das despesas com o pessoal na Câmara Municipal do Seixal."

Fábio Meireles disse...

Ao sr. Samuel Cruz, por falar em difamação: "Mas não posso deixar de dizer que o que afirma é falso e, nessa medida, difamatório".

Faz-me lembrar um e-mail que correu há uns tempos pelas caixas de correio de alguns trabalhadores da C.M.S. que difamava o Presidente da Câmara de um suposto trabalhador da câmara.

Ai os telhados de vidro sr. verador...

joaquim pato disse...

Samuel não ligue á contra informação, e acho bem positivo publicar todos os comentários,alguns roçando o ridiculo, outros lançando a contra-informação como é apanágio dos comunas falsos, e a maior parte das vezes inverdades. Mas já estamos acostumados com os pc cá do burgo, agora vão fazer uma homenagem ao Álvaro Cunhal, se ele fosse vivo tinha vergonha destes comunistas de rasa tigela, e falsos! tenham vergonha e perpétuêm a memória de quem sofreu e lutou pra mudar aquilo em vocês comunas falsos se tornaram,por isso apelo a todos que votem Samuel, quer queiram ou não é a melhor solução para tirarmos este concelho do marasmo em que se encontra,força Samuel.

Miguel Inácio disse...

Oh Militante de Base...governar sozinhos? Só podes estar a brincar... Desde sempre, no concelho do Seixal, à semelhança de outros concelhos CDU, sempre se partilhou vereações com outros partidos, ao contrário do seu partido e de outros que tais...

Um abraço...camarada.

Milçitante de Base disse...

Ao camarada Miguel Inácio só tenho a dizer, quem quem disse que ia retirar pelouros, aos eleitos do PS não fui eu mas sim o Sr.Pedro Soares, que segundo se deduz não pertence ao PS.E não distribuindo pelouros fica a governar sozinho. Elementar Sr. Miguel Inácio. Elementar.
E já agora um abraço também, sem rancor.... camarada.

Google