SMAS no Seixal - uma necessidade funcional

Olhando para as Receitas do Orçamento da Câmara para 2009, reparo que 14,8% delas provem da factura da água. Só pelas exorbitâncias que o cidadão paga, amiúde, se consegue chegar a valores tão altos. Só que, como esses valores são cobrados amiúde, nota-se menos o seu impacto.
Nesse sentido, e numa tentativa de minorar os custos do utilizador e dos valores excessivos que necessariamente(?) a autarquia cobrará, eu defendo que, para o Seixal, à semelhança daquilo que acontece em inúmeras autarquias pelo país, deveria ser implementado um SMAS (Serviço Municipalizado de Águas e Saneamento). Antes de mais, tal medida seria proveitosa, por se tratar de um centro de custos autónomo sem que hajam quaisquer envolvimentos de agentes da Câmara.
Já o Orçamento da Despesa para o ano de 2009, prevê um gasto total, na rúbrica "Águas" cifrado em 3.619.192,00 (três milhões, seiscentos e dezanove mil, cento e noventa e dois euros). Já no que se refere aos "Esgotos", o valor de despesa total, dessa divisão orgânica, é de 5.626.957,00 (cinco milhões, seiscentos e vinte seis mil, novecentos e cinquenta e sete euros).
Ora, com a criação de um SMAS no concelho do Seixal, além de acreditar que os custos serão reduzidos, estou certo que será uma retirada de sobrecarga aos serviços da Câmara, especializando quem de direito.
A intenção da criação de um SMAS passa por disponibilizar um serviço público de interesse local com autonomia administrativa, financeira, organizativa e técnica face à edilidade. Os SMAS serão os responsáveis pela gestão dos sistemas públicos municipais de distribuição de água e também os de drenagem, tratamento e destino final de águas residuais, à semelhança do que já acontece noutros concelhos.
Todo o serviço de contabilidade, de imobilizado, de existências de tarifas de conservação de esgotos, de processamento de salários e de facturação dos consumos de Água deixaria de estar sobre alçada directa da Câmara Municipal, ficando mais eficaz e funcional.
Além disso, a sobrecarga de trabalho administrativo inerente a Águas/Esgotos gera, nesses serviços camarários, problemas graves na integração e validação da informação necessária, causando inclusive atrasos nos processamentos.
Por outro lado, os SMAS serão mais capazes de sensibilizar para a necessidade de saber consumir de modo racional a Água, meio escasso e raro, algo que os serviços camarários actualmente, pura e implesmente desprezam, algo bem visivel na ausência de controlo das fugas existentes na rede.

16 comentários:

Anónimo disse...

Grande pistoleiro, disparas em todos os sentidos.

Anónimo disse...

CAMARADA sAMUEL, O QUE FORAM FAZER TANTOS AGRICULTORES A LISBOA?
PASSEAR?
OU FORAM MAIS UNS QUE FORAM CONTESTAR AS VOSSAS POLITICAS??
SÃO DO BE E DO PCP? NÃO UNS SÃO DO PS.
SAUDAÇÕES DEMOCRATICAS

João Afonso disse...

Depois do Estádio de Futebol, nada melhor do que um SMAS para duplicar custos de funcionamento... Isto ainda agora começou e os disparates não param!!! E já agora senhor vereador onde é que fica o mercado da Verdizela?

Samuel Cruz disse...

Caro João Afonso,

Tem toda a razão, o mercado da Verdizela não está em lado nenhum...
o mamarracho do que era para ser o mercado está bem atrás da nova unidade hoteleira a ser construída no concelho, uma beleza! Se a sua ideia é vir dizer que o local não é exactamente Verdizela mas sim Belverde pode levar a taça, uma obra inacabada, cheia de lixo e atraindo todo o tipo de vandalismo é que ninguem tira da beira do principal investimento túristico do concelho.

João Afonso disse...

Ideias cinstrutivas precisam-se.

Jorge Pietta disse...

http://porcatudonamesma.blogspot.com/2009/03/pt-da-50-de-desconto-desempregados.html

Seixalense Atento disse...

O Sr. João Afonso da Silva devia estar preocupado era com as trinta e tal pessoas que eu ontem mesmo visualizei, no Seixal nas execuções fiscais, e todas a reclamar sobre a factura da agua.
Já não bastava a factura da água no concelho ser das mais passadas do país, para os atrasos de pagamento passarem logo a execuções fiscais, nem a EDP utiliza este modo de cobrar as facturas, mas eles é que são do poder capitalista, dizem os comunistas.
Agora pergunto eu! Quem esta a ganhar com isto? É que quem executa recebe uma percentagem sobre as execuções fiscais, e quem é o notário da câmara Sr. Paulo Afonso Silva?
Eu gostaria de o ver era lá, a ouvir essas pessoas, que realmente estavam a reclamar e a barafustar sobre a câmara e o seu executivo, e garanto-lhe que não eram elogios.
Agora um aparte, fiquei surpreendido mais uma vez, com as declarações do Alfredo , ao dizer que uma das prioridades do executivo é o moinho da maré, e a alternativa à N. 10, já reparou que nos últimos doze anos as promessas são sempre as mesmas?
Isto só é possível porque nunca passam de promessas, para assim em todos os actos eleitorais terem o que prometer.
Estou certo que será a ultima vez que tais promessas sejam feitas, não pela sua realização, mas sim porque a população do Seixal em Outubro ira correr de vez os incompetentes que têm governado este município à mais de trinta anos, e já é tarde, mas mais vale tarde que nunca.

Anónimo disse...

Alguém me esplica este mistério??

ambos os jornais locais saem esta semana com o mesmo número, o 61.

mas o do amigo JHS é visionário e, além de ter a data de amanhã já hoje relata a festa que decorreu, pasme-se, hoje á noite.

Alguém me esplica este mistério??

Coincidências??????

Anónimo disse...

Para que tome conhecimento como os seus camaradas do PS actuam:
Noticia do Jornal de ontem:

"Os pais não autorizaram os filhos a frequentar as aulas acusam Fátima Felgueiras de nada fazer para pôr termo aos problemas de saúde.

Os encarregados de educação, que se concentram à entrada da escola acompanhados dos seus filhos, alegam que as crianças estão a adoecer devido a condições deficientes do estabelecimento.

A Associação de Pais da Escola de Moutelas argumenta que em várias salas de aulas do estabelecimento, os alunos e professores sentem cheiros intensos provavelmente com origem no material do pavimento.

Hoje, à entrada da escola foram afixados vários cartazes com as frases "como podemos ser felizes na escola onde nem o ar se pode respirar" e "queremos uma escola não uma prisão".

Joaquim Lemos, pai de um menino que frequenta o primeiro ano, disse à Lusa que o filho começou a apresentar manchas no corpo.

"O médico disse inicialmente que era uma micose e medicou a criança. Dias depois, porque o miúdo não melhorava, acabou por receitar um medicamento com cortisona. Só assim melhorou", contou.

O encarregado de educação, que também integra a associação de pais, lamentou que a autarca Fátima Felgueiras não tenha estado esta manhã na escola para ouvir os encarregados de educação.

"A senhora presidente devia estar aqui a dar a cara, porque são crianças e professores que estão em risco", afirmou. Sandra Pinto é mãe de uma menina de seis anos que frequenta o primeiro ano.

" Lusa contou que a filha não estava presente esta manhã "porque tem de estar até sábado recolhida em casa para não apanhar corrente de ar".

A mãe afirmou que a filha tem sentido dores de garganta e de ouvidos e já algumas semanas que anda com tosse persistente.

"Na semana passada, o serviço de pediatria do Hospital de Guimarães diagnosticou à minha filha infecção nas vias respiratórias", adiantou.

A encarregada de educação lamentou que Fátima Felgueiras nada tenha feito para ajudar os pais e as crianças, apesar de se tratar de uma questão de saúde.

A Lusa tentou ouvir alguns professores presentes na manifestação, mas todos se recusaram a falar, alegando não estarem autorizados.

No local não compareceram representantes da Câmara Municipal de Felgueiras"

Anónimo disse...

Quem são os candidatos do PS às freguesias? Obrigada.

Anónimo disse...

O Sr. João Afonso da Silva não esclareceu quem é o notário de que fala o seixalense atento. Porque será que o Sr. João Afonso da Silva que se apressa sempre e sabe tudo não quiz dizer? Será porque o notário da Câmara é também o director financeiro aquele que até está a ser investigado pela judiciária a quem a Câmara CDU renovou por mais 3 anos no cargo de director financeiro?

Anónimo disse...

Falta ainda esclarecer porque bébés portugueses tem que ir nascer a Espanha? Porque o governo PS fechou maternidades? Porque o Governo do seu camarada Sócretino fechou centros de saúde, escolas, prisões, retirou o crédito bonificado, aumentou os impostos aos deficientes, mandou funcionários públicos para casa? Porque deixa os bancos aumentar o Spread (comissãoes)?, porque não baixa o Imposto automóvel? Porque não reduz os impostos e aumenta os salários? Porque quer um Portugal "cada vez mais Pobre"? Porque deixa reduzir as quotas na pesca, etc...
Porque altera as leis para libertar os criminosos? Porque não dá condições aos agentes policiais?
Porque dá perdões fiscais aos bancos?
Porque liberalizou o preço da gasolina?
Samuel faça o favor de perguntar ao seu camarada Socrates porque está a desgraçar Portugal?

Anónimo disse...

Os Afonsos Silvas PCs estão senis que baralhada misturam alhos com bogalhos em vez de falarem do concelho do seixal falam do 1º ministro e não sei de que mais. Em vez de falarem do concelho que é disso que os cidadãos esperam que se fale em tempo de eleições autarquicas vêm falar de maternidades e outros assuntos despropositados. É preciso votar na mudança para deixar de ter esta gente no poder na autarquia, já não há paciência para os (as)CDU.

Anónimo disse...

Exmº ultimo anónimo:

Não se trata de baralhar alhos com bogalhos, trata-se de projectos politicos do PS, para o País, que têm colocado o País no "cú de Judas" e no mesmo sítio que querem colocar o concelho do Seixal com o mesmo projecto politico falhado do vosso partido, que com mentiras que se baixavam impostos e outras tantas iguais, levaram este Povo humilde e bom a acreditar e a votar em vós.
Custa-me a crer que se cometa o mesmo erro duas vezes.
A BEM DA NAÇÃO

Maria da Conceicao disse...

Caro Senhor
Samuel Cruz,

Sou um municipe desgostoso com o funcionamento de alguns dos serviços da Câmara Municipal do Seixal, designadamente o do urbanismo e do fornecimento de água potável.
Hoje resolvi pesquisar a tabela de taxas dos serviços a prestar pela CMS mas não encontrei mais do algumas posturas e decretos reulamentares.
Gostaria de ter encontrado, por exemplo a tabela do ramal de água.
Assijm, porque o senhor me parece um "expert" nos serviços da CMS, pergunto: Será que me pode dizer como chegar lá; à tabela do ramal de fornecimento de água?
Com os melhores cumprimentos,
JDMarques













é pouco.

Anónimo disse...

Oi foi a 2ª vez que encontrei o teu espaço online e gostei imenso!Espectacular Trabalho!
Cumps

Google