Quem é quem?

Na última edição do Jornal do Seixal (nº 59), saiu um artigo cheio de suposições e poucas coisas concretas. Além de falta de rigor na notícia, nota-se que esta foi feita com base em informações deturpadas, denotando-se que essas foram trazidas para fora do partido, mas que não foram compreendidas, na sua génese, por quem as fez sair. Algum socialista, seja ele quem for, que traz a trica do partido para fora, mas que não a soube explicar. Aliás, um artigo pouco socialista e de contornos pouco católicos…
Quem traz a trica para fora, além de prestar um mau serviço ao partido, é bom que tenha a consciência de que deixou de haver lugar para si. Esse é um modus-operandi que é inútil e ineficaz. Agora, o futuro abre-se a um novo projecto com novos protagonistas a que corresponde uma nova forma de fazer política, baseada na ética e nos princípios.
No que concerne a certos comentários jocosos vindos do lado comunista, dir-lhes-ei que o Seixal não precisa de aventureiros. Esses, como o próprio nome indica, deverão ser indivíduos que não conhecem o concelho, as suas realidades e idiossincrasias. Os aventureiros pautam-se por um discurso trauliteiro, pouco aprazível, como é o próprio facto de chamar a um adversário, nomes que visem deturpar a sua imagem. Aventureiro será o Indiana Jones, e a esse nunca o vi pelo Seixal.
Eu estou à vontade para assim falar, pois em 35 anos de vida, nunca vivi noutro sítio. Dos candidatos à Câmara, já conhecidos, sou o único que nasceu no concelho do Seixal, o que me faz ser o que há mais tempo reside por aqui. Residi em Corroios, em Fernão Ferro e na Arrentela. Cresci a brincar no Rio Judeu. Fiz a escola primária e fui baptizado na Amora. Trabalho há quatro anos na freguesia do Seixal. Portanto, como podem ver, conheço muito bem as seis freguesias do concelho, até porque faço a barba no Banza, que como devem saber é uma barbearia conhecida em Paio Pires. Esta, das seis freguesias, será a ligação menos forte, mas onde gosto muito de ir. Mas se isso serve para excluir alguém de alguma coisa, direi que aqui a cultura de arroz não é um hábito, como em certos concelhos do Ribatejo.
Espero que o membro da Assembleia Municipal, autor de um certo artigo de opinião, volto a repetir, jocoso, tenha percebido que não deve enveredar por atitudes primárias de quem parece receoso. Como não pretendo reduzir estas eleições a uma entrevista de emprego para carteiro ou taxista - e ainda assim realizada no século passado, antes do advento do GPS – não lhe vou ensinar o mapa. Acontece que, estas profissões merecem-me o maior respeito, mas não me sinto minimamente vocacionado para o seu exercício, tal como nunca tive jeito para trabalhos manuais, por exemplo…
Seria, talvez, mais interessante discutir currículos académicos e profissionais, mas o tempo é outro, é tempo de discutirmos as nossas propostas e a nossa visão estratégica para o concelho.
Mas as insinuações não se ficam por aqui. Por exemplo, alguém vir dizer que aqui há uma espécie de coligação PS/PSD, além de fantasioso parece-me triste, pelo conceito e desespero demonstrado, mas acima de tudo por as pessoas não aceitarem que se pode discutir política com educação e respeitando-se umas às outras. É pena estas ideias estarem já tão intrínsecas, que leve muitos a não aceitarem que os órgãos de comunicação social sejam independentes.
A questão de independência das instituições é fundamental, devemos saber respeitar a sua autonomia, não nos querendo intrometer.
Aventureiro será, porventura, quem anda a defender, nos tempos que correm, o comunismo, sem que perceba que os tempos evoluíram. Senão vejamos como são os comunistas actuais: são contra o Euro, são contra a integração de Portugal na União Europeia, são contra a NATO, são contra o voto secreto, são a favor dos regimes de Cuba e da Coreia do Norte, são a favor do Serviço Militar Obrigatório, são a favor das nacionalizações, são a favor da Reforma Agrária…
Perante isto, será que o aventureiro sou eu?

Caso queira comentar este post, os comentários escolhidos serão publicados, posteriormente, no jornal «Comércio do Seixal e Sesimbra». Também o poderá fazer no blogue Revolta das Laranjas, de Paulo Edson Cunha.

26 comentários:

Antónimo disse...

Sr. Vereador,

E não quis falar da ADUFF porquê?

Seixal friend disse...

Alguem me consegue explicar porque é que um sindicato de telecomunicações compra um jornal no Seixal?
E as autoridades não actuam?
Gostava de saber!

Antónimo disse...

Já sabemos que é
Pela foto é o
INDIANA JONES

Vitor disse...

Não posso crer!
Então esse jornal não é o mais idóneo do concelho?
ah, não, este é o boletim municipal nº2.
desculpe o engano
Então tá bem...

Vitor

Anónimo disse...

Vítor
Mas esse não é o jornal mais idóneo do concelho?
Espera lá, este é o boletim municipal nº2.
Ah, então tá bem...

João Afonso disse...

Já sei o vereador Samuel como faz a barba no Seixal é um profundo conhecedor do concelho do Seixal... Esta multa dita socialista, mas que de socialistas nada têm, dizem com cada disparate, depois do couto dizer que conhecia Almada porque o avião sobrevoava Almada, vem este dizer que conhece o Seixal porque faz a barba em Paio Pires...

GATO GIL disse...

Sou apenas um "gato" independente e não percebo nada destas guerrinhas, mas gostei do "post".
Está bem escrito e delirei com aquela do cultivo do arroz e com a falta de geito para trabalhos manuais.
Parabéns, Samuel.

Anónimo disse...

Mas esse João Afonso é imbecil ou só conseguiu ler 2 linhas?

Samuel Cruz disse...

Caro João Afonso,

O Sr. com o devido respeito é burro.
Já ouviu falar de ironia?
É o que pratiquei quando falei de fazer a barba!
Os seus camaradas acusaram-me de não conhecer o concelho, eu respondi dizendo que sendo uma discussão menor, é infeliz para o PCP porque sou o único candidato nascido no Seixal e o que aqui reside há mais tempo. Na realidade já habitei em três freguesias, trabalho noutra e fiz a escola primária e fui baptizado noutra. Não leu esta partedo texto?
Mais, quanto a politica fui o 5.º candidato da lista à Câmara Municipal em 1997, candidato na lista à Junta de Freguesia de Corroios em 2001 e sou Vereador desde 2005. Só tenho é 35 anos...
Percebeu ou quer que faça um desenho?

Trabalhador CMS disse...

GATO GIL, já imaginou que engraçado que era, se o Presidente fosse natural de Coruche e tivesse leccionado a cadeira de Trabalhos Manuais?
Tinha piada e ainda por cima é verdade.

Seixalense Atento disse...

Realmente a nível de conhecimentos do concelho, nada se pode comparar, com os conhecimentos dos assessores da câmara municipal, aqueles que vêm de outros concelhos e alguns até de outros distritos, ganharem balúrdios, e que de conhecimentos do concelho são zero, ou é preciso nomear os nomes Sr., João Afonso, ou (Silva).
Já agora convidava a visitarem o blogue A-Sul e verem a cambalhota do Alfredo, é digno de se ver.

http://www.a-sul.blogspot.com/

Manelito disse...

Ó João! Devias, era estar preocupado com o tempo que os vereadores andam a gastar, com as reuniões que andam a efectuar com os trabalhadores, a fim de lhes prostituir o Cérbero, com plenários de intoxicação demagoga, a fim de os mesmos desculparem-se de todo o mal que têm feito aos trabalhadores da câmara.
Como os plenários sectoriais não surtiram efeito, agora são os vereadores a efectuarem plenários à vez, isto na vez estarem a tratar dos assuntos da câmara, é por isso que à muitos Barbosas na câmara que os vereadores não conhecem, por não efectuarem o trabalho que lhes está destinado.
Ó Joãozinho Silva o teu tempo esta a esgotar-se, todos sabemos, mas estares em desespero (evidente), só te faz mal á saúde, porque não vais antes fazer umas passeatas junto à Baía, fazia-te bem ao físico e à mente.

Anónimo disse...

Baixo nível não tem vergonha? Burro quem será?

Anónimo disse...

A reacção do poder político na Câmara do Seixal CDU é própria do desespero de haver candidatos de outros partidos com muito mais valor que em 2009 vão tirar o poder na Câmara do Seixal das mãos da CDU e vão finalmente dar ao concelho do Seixal a liberdade e a qualidade de vida que o comunismo instalado no poder há 34 anos foi retirando à população do concelho do Seixal. Sr. Vereador Samuel continue o seu trabalho que a população do concelho sabe que consigo o Seixal poderá muito melhor. A população do Seixal em Outubro não pode continuar a abster-se e não o fará concerteza para que de uma vez por todos o seu conte para a mudança. Devemos o cumprimento desse dever cívico ao concelho e aos nossos filhos para que eles tenham melhores condições de vida neste concelho que é o seu sem terem de partir para outros concelhos. Quem gostar desta terra que é o Seixal não pode abster-se. Ao Vereador Samuel um abraço.

Anónimo disse...

Então o burro sou eu hein!
Pede ao Banza para te tocar umas guitarradas e uns fadunchos ou então passa pela mota para te cortarem uma orelha.

Anónimo disse...

Que piada quando o autor deste espaço é ele próprio o maior poltrão.

Samuel Cruz disse...

Ao último anónimo tenho que agradecer, é que garças a si aprendi que poltrão quer dizer cobarde, mas confesso, fui ver ao dicionário!
Agora chamar cobarde a alguém utilizando o anonimato é que não deixa de ser paradoxal.
É a vida...

Anónimo disse...

Força Samuel,

a verdade incomoda e muito.

Não se deixe abater por estes comunistas que não têm civismo nenhum e que quando se sentem visados atacam vilmente. Tenham pudor e respeitem uma pessoa que nasceu no Seixal e apenas quer o melhor para todo o Concelho do Seixal. Viva a democracia!

Anónimo disse...

Sabe porque se usa o naninimato?
Eu explico.
É por causa das situações como a do professor charrua.
Dá-se a cara chama-se o nome aos bois e depois lá vem a represália do PS.
Perecebeu ou quer que lhe nomeie mais casos publicos?
Imagine o que vai pelos becos porque só sabemos o que vem a publico.
O PS é que provocou esta onda de pavor e medo nos cidadãos.
Percebeu?

Samuel Cruz disse...

Caro anónimo,

Neste Blog fala-se da Câmara Municipal do Seixal e na CMS o poder é CDU! Ou seja sobre estes assuntos quem pode exercer represálias é o PCP, que a CDU não existe, é apenas uma falácia para enganar incautos.
Percebeu?

Anónimo disse...

õ vereador deve pensar que somos todos tolos e que existem fronteiras, sim mas não são novas são as velhas e sem bem me lembro o SIS está sobre a alçada da administração interna e mais eles andam intrigados para saber quem são, mas andam confusos.
ESpero que tenha entendido já que não me cabe dar de beber a quem não tem sede.
Se não perceber vote aso bancos.

Victor disse...

Boa resposta Samuel.
Aplaudo de pé.

Victor disse...

Esqueci-me de referir que modestamente não foi uma falácia mas sim um verdadeiro erro de raciocinio de um cerboro bolota.

Maria disse...

Então agora não vêm os comunas a dizer que o Jornal do Seixal è pago pela CDU, com estas bocas ao PS e os artigos do Afonso/SIlva?
pois, mas disso já não interessa falar...

Anónimo disse...

CONFESSEM!! QUEM MANDOU O MAGALHÃES ÁS CRIANCINHAS COM ERROS???
A FAMILIA MAGALHAES DEVIAM PROCESSAR O GOVERNO.
SOU DO PS E NÃO ME VEJO EM NADA DO QUE DIZEM E FAZEM.
ONDE ANDAM OS SOCIALISTAS ??
JORGE

Anónimo disse...

porque não contam a história do sardinha e de outros camaradas vossos?
Devem ter muito para nos contar acerca do Pinhal do General, Quinta das Laranjeiras e ADUFF.

Google