Só não captaram o mais importante...


Sempre achei que a campanha partidária se baseava na essência (linhas programáticas, opções ideológicas e etc), e na sua imagem (sobretudo pela confiança que transmitem na honestidade e competência dos candidatos).

Infelizmente por vezes, em diversas campanhas, valoriza-se excessivamente a imagem, ou pelo menos de uma forma errada.
Confuso? Passo a explicar.
Não me compete julgar as opções de outros partido, contudo no Seixal, após a vitória de Obama nos EUA, fomos brindados com um cartaz do PSD-Seixal, em que se fazia a “colagem” de um dos seus dirigentes à imagem do americano que foi eleito presidente.

Porque critico? A verdade é que a campanha de Obama foi assinalável por diferentes aspectos, e só para citar alguns:
- a força do apelo à mudança
- a adequação das suas propostas anteriores ao que agora propunha (dava credibilidade)
- um sistema de angariação de fundos baseado em pequenos donativos de pessoas singulares
- uma campanha muito bem colocada na Internet, aproveitando os novos meios de comunicação

Infelizmente parece que no PSD-Seixal, da campanha de Obama, apenas captaram a imagem do candidato... E nem falo da imagem de integridade ou honestidade que geralmente se tenta passar... falo do aspecto físico do candidato.

Não será, no mínimo, redutor?
Não haveria algo mais importante a focar?

É que se a moda pega vamos ter candidatos semelhantes (e estou a falar do aspecto físico):
- ao Cristiano Ronaldo a dizerem que (também) são “os melhores do mundo”
- ao José Mourinho dizendo que determinada pessoa (também) é o “special one” (o especial -“cognome” do treinado no meio futebolístico)
- a Scolari por dizerem que a população é a sua “familia” e que gostam de proteger os seus “mininos”.

Eu politica ainda discuto, agora semelhanças físicas a outras figuras...
por favor, poupem me!

Luis Gonçalves - JS Amora

10 comentários:

Daniel Geraldes disse...

Tendo em conta que eu não conheço uma unica ideia da JS a nivel Concelhio para nada, acho um pouco (demasiado) corajoso fazer um post destes.

E assim sendo, se a JS estiver interessada até posso lançar um desafio para discutirmos todos politica.

Mas ainda bem que a JS, tal como a generalidade das pessoas reconhece ainda que de forma amarga o sucesso que tem sido o PSD no Seixal.

Nuno Gonçalo Poças disse...

Diz a JS Seixal (para não falar da Nacional), que se tem fartado de apresentar ideias para o concelho.

Diz o PS, especialista em promover imagem e espectáculo com o seu Secretário-Geral.

Diz o PS, partido do Governo, cansado de viver do marketing e da imagem.

Fazem muito bem em falar. Continuem.

Anónimo disse...

Acho ignóbil este ataque ao Dr. Paulo Edson. Lá por ser parecido com o senhor Obama, teria de se esconder? Lá por ter utilizado essa semelhança a seu proveito é mau? Ainda bem que o Dr. Paulo Edson não é louro de olhos azuis senão não se poderia ter colado à imagem do Obama, com aquele ar subsáriano nascido no Hawai.
E só mais um esclarecimento, actualizem-se sobre o facto de acharem que se tratou de:
"um sistema de angariação de fundos baseado em pequenos donativos de pessoas singulares".
Os meios de comunicação nomeadamente o NYTimes que tratataram-se de grandes investidores que fizeram dezenas de milhares de doações individuais.
Poxa...afinal o homem não é tão santo como se esperava.
Mas o engraçado da questão é que em toda a Europa esta notícia é conhecida mas em Portugal "rien...porquoi?"

Cumprimentos


PS: Esta colagem física a Obama é deplorável.

Anónimo disse...

Sr. Luis Gonçalves deixe de se preocupar com o acessório e passe a preocupar-se com o essencial. Ao Paulo Edson os meus parabéns pelo cartaz e por ser candidato a Presidente da Câmara Municipal do Seixal é uma pessoa que se tem empenhado muito na defesa do Seixal e da democracia. Acho mesmo em termos políticos para o concelho do Seixal que o cartaz do Sr. Dr. Paulo Edson Cunha não deveria constituir motivo para o Sr. Luis Gonçalves perder o sono.
Agora o que acho essencial no seixal e que merece preocupação é a existência de uma maioria CDU na Camara do Seixal há 34 anos que levou o concelho ao caos, destruindo tudo o que era verde, espaço livre, o meio ambiente, que não construiu infra-estruturas indispensáveis ao bem estar da população, que não despoluiu a baia, que não construiu piscinas, parques jardins, parques infantis, passeios pedonais, não recuperou o património histórico, não respeitou a igualdade dos municipes, não respeitou os trabalhadores da Câmara, gasta verbas fabulosas a promover os militantes comunistas mais amigos e despreza uma outra faixa de trabalhadores cortando-lhes todas as regalias, gasta o orçamento da Câmara em boletins municipais contra a vontade dos municipes que sabem que para pagar os boletins e outras extravagancias da CDU pagam a agua mais cara os impostos mais caros. Sr. Luis Gonçalves não acha que a sua prioridade devia ser o esclarecimento da população para levar à derrota da CDU? E já agora qual é o candidato do PS? Será que podemos contar com o apoio da Juventude Socialista ao Vereador Samuel para candidato a Predidente da Câmara? Já que este tem trabalhado tanto e muito bem em prol da derrota da CDU? Neste momento o que a população não precisa nem quer são tricas políticas. A população precisa de trabalho sério para melhorar o concelho e para mudar a política no concelho do Seixal.

Anónimo disse...

Em relação à intervenção da JS, sugiro

http://js-seixal.blogspot.com/2008/12/juventude-socialista-rene-com-ministra.html

e

http://js-seixal.blogspot.com/2008/11/o-silncio-ainda-de-ouro.html

Samuel Cruz disse...

Não publiquei um comentário (anónimo) por nitidamente confundir o autor do primeiro comentário deste post (Daniel Geraldes - militante da JSD) com o meu Camarada José Geraldes, militante do PS. Aqui fica o esclarecimento.

Paulo Edson Cunha disse...

Caro Samuel,
pelo respeito que me mereces, que aliás mantenho, apesar do que vou dizer, resolvi responder a este post, o que noutras circunstâncias, ou publicado por outras pessoas, não o faria.
Bem sei que o post não é da tua autoria, mas é publicado por ti. Diferente seria se se tratasse de um puro comentário, o que acontece com frequência, pois se nós até publicamos comentários a insultar-nos, porque não o faríamos em relação aos nossos adversários políticos? Embora eu tenha evitado fazê-lo, e sei que tu também...

Permitires que alguém diga "Infelizmente parece que no PSD-Seixal, da campanha de Obama, apenas captaram a imagem do candidato... E nem falo da imagem de integridade ou honestidade que geralmente se tenta passar... falo do aspecto físico do candidato." é uma profunda mentira. Estou certo que leste as minhas declarações à comunicação social, uma delas (entrevista) até a um jornal para onde escrevemos juntos, onde sempre afirmei que apesar do lado "engraçado" de certas parecenças, o que eu desejei foi aproveitar a mensagem política, de um político jovem, irreverente, dinamico, de apelo ao voto contra a abstênção, de ensinar o povo (se calhar até ensinou muitos Países) que não há vitórias impossíveis.
Essa luta não tem sido também a tua? Não tem sido também a do PS?
O raciocínio do autor do post, por ser jovem, se calhar mal informado, ainda é desculpável, mas de uma pessoa com as tuas responsabilidades políticas, colocares este post é no mínimo afirmares que concordas com o seu conteúdo.
E o seu conteúdo é falso e pelo supra exposto, tens obrigação de saber que o é.
Se me disseres que não concordas com o tipo de campanha, com o aproveitamento (de uma forma geral) é uma posição respeitável, que embora eu obviamente não concorde, terei de acatar. Agora dizeres que eu me limitei a copiar a imagem à do Obama, precisamente o contrário do que eu esforçada e repetidamente tenho afirmado, não acho razoável a alguém com o teu grau de inteligência (que reconheço), de conhecimento da realidade local (que também reconheço) e até do próprio conhecimento das minhas posições políticas.
Para finalizar, e em jeito de esclarecimento geral, nunca disse que era parecido com o Obama, mas sim que havia pessoas que o afirmavam. E sobre isso nada posso fazer, como compreendes, ou sugerem que eu pinte o cabelo de louro e que ponha umas lentes de contacto verdes para aparecer no próximo outdoor, apenas para não ser acusado de estar a tentar passar uma imagem igual á do Obama??
Um grande abraço

Luis Pedro Gonçalves disse...

Caro Samuel
Obrigado pelo destaque.
Quero ainda deixar os parabéns pelo espaço, e o desejo de continuação de bom trabalho

Um abraço


Agora vou me só permitir a responder a alguns comentários aqui existentes...
Ao contrário do que alguns desejam a democracia não é adiável seja por 6 meses, por mais ou por menos.... Dessa forma permito me escrever/falar do que bem me apetecer.
Saliento que não insultei ninguém (também era o que faltava), fiz criticas a procedimentos, criticas que reafirmo, tal como reafirmo outras a outros partidos.
Quanto à tentativa de colagem do candidato do PSD a Obama... não vamos ser intelectualmente desonestos...foi evidente!
E a imprensa captou-a e descreveu-a bem, aliás se não fosse tão evidente nem teriam tantos problemas em responder.

Finalmente:
para os membros da JSD, relembro que caso queiram colocar propostas de debate à JS, o deverão fazer pelos canais próprios e a quem de direito (um comentário num post não é um convite)
para o Dr. Paulo Edson... não o conheço (só de vista), respeito-o como a todos os lideres dos outros partidos, agora desculpe mas a tentativa de colagem a Obama foi evidente e foi até salientada pela imprensa, se esvazia o que até pode propor... bom, são escolhas (penso eu que menos felizes).
Acho de mau gosto é esse discurso para o dono do blog... (felizmente sem consequências), os relacionamentos pessoais são pessoais, não vamos misturar as coisas.

A todos
cordiais cumprimentos

Anónimo disse...

Se o líder do psd/seixal fosse loiro de olhos azuis tinham-se lembrado de fazer esta campanha?

outsider disse...

É engraçado esta guerra de "mirra", precisamente a poucos meses das eleições autárquicas !!!!, Quase diria que tinha sido encomendada por aquele tipo do Seixal Sim e dos restantes "estrumpes" de touca vermelha.

Na minha condição de eterno lixado por pelos CDU's à 34 anos relembro-vós que:

1º Continuamos a poder ....

2º Façam o vosso dever e proponham aos Seixalenses algo que os permita votar em alternativas (que podem, e devem ser diferentes entre si), de contrário teremos mais do mesmo.

3º Não andem já à procura de protagonismos pois a CMS tem muitos tachos para distribuir (especialmente quando fizer as mudanças do "aparelho")

4º É por estas e por outras( e nisso os partidos da oposição são inteiramente culpados) que eles ainda mandam apesar das votações que têm tido ao longo destes anos...

Saudações democráticas...

e Votos de Bom Natal

Google