Existe investimento nos Concelhos para lá do PIDDAC!

O orçamento PIDDAC de 2009, atribui ao distrito de Setúbal cerca de 180 milhões de euros, colocando o distrito em terceiro lugar no que respeita a investimentos no âmbito do PIDDAC, apenas ultrapassado pelos distritos de Lisboa e Porto. Sinal da importância positiva que o Governo dá às populações deste distrito. Este investimento focalizado no distrito de Setúbal é de enorme importância para o concelho do Seixal pelos efeitos positivos que implicará.
Os investimentos já desenvolvidos e/ou projectados pelo governo socialista no distrito de Setúbal, donde se destacam:
- O novo aeroporto;
- A travessia do Tejo Chelas-Barreiro;
- A plataforma logística do Poceirão;
- O metro sul do Tejo;
- O ramal ferroviário do parque siderúrgico do Seixal.

Demonstram efectivamente que governo PS está a colocar o distrito de Setúbal na rota do desenvolvimento, e pelos seus efeitos de envolvência o concelho do Seixal. Os investimentos anunciados no PIDDAC 2009, que beneficiam directamente o concelho do Seixal ascendem a cerca de 1,7 milhões de euros, que serão distribuídos pela criação da Escola Básica 2, 3 de Santa Marta do Pinhal, pela substituição da escola Básica Nuno Álvares, pela remodelação do parque Judicial do Seixal e infra-estruturas e equipamentos para o Centro de Formação Profissional do Seixal.
E como hoje já todos percebemos que existe vida para lá do défice, também devemos tomar consciência que existe investimento nos Concelhos para lá do PIDDAC. Um bom exemplo disso foi a recente cerimónia de assinatura de 18 contratos com instituições do distrito de Setúbal – 3 das quais do Concelho do Seixal - no âmbito da III Fase de Candidaturas ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), que correspondem à contratualização de centenas de lugares em creche, i.e. centenas de famílias que vão encontrar novas respostas no âmbito do PARES III. Só para exemplificar, no distrito de Setúbal, antes do PARES, havia uma taxa de cobertura na ordem dos 21 por cento, e no final do programa vai ser possível atingir uma taxa de 33, 3 por cento, o que demonstra, que o Programa PARES III como outros programas governamentais complementam o PIDDAC no investimento feito pelo Governo Socialista nas populações do nosso distrito. É ainda de sublinhar que existem outros investimentos no distrito que são transversais a todos os concelhos, que ascendem a cerca de 37 milhões de euros. Todos estes investimentos originarão benefícios para o concelho do Seixal, de salientar o programa Prime Nacional de modernização e investimento empresarial no montante de cerca de 4,4 milhões de euros e investimentos referentes ao metro sul do Tejo no montante de 1 milhão de euros.
Contudo, o Partido Socialista no Concelho do Seixal mentor da proposta da construção do Hospital do Seixal, verifica no entanto com desagrado que a construção do Hospital não está prevista para o ano de 2009, neste sentido vamos continuar a apelar para que este seja uma realidade próxima, pois o equipamento é de enorme importância para a população do Seixal, e a população é a nossa motivação. Reconhecemos que a conjectura económica obriga a criteriosos métodos de aplicação do investimento do Estado, ainda assim é fácil concluir que o distrito de Setúbal será objecto de grandes investimentos nacionais, que implicará benefícios a todos os agentes económicos distritais e em especial as famílias.

Nuno Tavares
Presidente da Comissão Politica do Partido Socialista.
Líder da Bancada do PS na Assembleia Municipal do Seixal

1 comentário:

Anónimo disse...

É preciso ter uma grande lata para escrever isto!

Google