Um líder com causas!

Escrever sobre política é fácil! Falar sobre políticos na política já é mais difícil e se a análise ao visado for altamente elogiosa, como é o caso – no meu entender, então é que se torna bastante mais difícil escrever o quer que seja.
É pois verdade que pela primeira vez vou falar de um político na política. E faço-o por uma razão especial, tendo a comunicação social local, regional e até nacional dado conta das eleições que hoje e amanhã vão decorrer para a federação distrital do PS em Setúbal, sinal que na sociedade mediatizada em que vivemos nada escapa à observação dos cidadãos, incluindo a vida interna dos partidos, merecem então saber que há Homens na política unicamente pelo combate de causas e somente interessados naquilo que estão a fazer.

Sempre tive e mantenho o meu sentido crítico em alerta, procuro informar-me e reflectir antes de emitir as minhas opiniões, tenho sentido crítico mesmo com aqueles que emanam do meu partido e julgo saber quando fazem asneira ou quando merecem ser elogiados.

Serve esta introdução para lembrar o leitor que é para o distrito de Setúbal e para o país, que o actual governo de maioria PS nesta legislatura projectou (com uma enorme importância) os investimentos públicos-privados uns já desenvolvidos e outros projectados como:
O novo aeroporto internacional de Lisboa,
A travessia do Tejo Chelas-Barreiro,
A plataforma logística do Poceirão,
O Hospital para o Seixal,
Os investimentos na Portucel em Setúbal,
Os investimentos turísticos na península de Tróia,
O I.P.8 que liga Sines a Beja,
O Centro de Saúde de Miratejo – Corroios,
Investimentos no aumento do numero de médicos e policias,
Os investimentos na plataforma industrial de Sines,
Aumento da oferta formativa em quantidade e qualidade tanto nos Centros de Formação do Estado como nas acções aprovadas no POPH, entre outros.

A concretização destes investimentos significa inverter uma lógica miserabilista de bandeiras negras, que o PCP/CDU sistematicamente aproveita como arma de arremesso contra os governos, quaisquer que eles sejam. Simultaneamente decorrerão em 2009 as Eleições Europeias as Legislativas e as Autárquicas em que se é preciso trabalhar bastante e continuamente para merecer a confiança das populações, é ainda indispensável ter um verdadeiro líder no comando de todas estas tarefas.

A sua primeira candidatura teve uma linha de rumo sustentada, no percurso de mais de vinte anos em contacto com o distrito, de que aliás era deputado. Os agentes socioeconómicos do distrito conheciam-no por isso bem.

Candidatou-se não contra quem quer que seja, mas a favor de um debate de ideias e com base em princípios e causas. Fomentou as discussões políticas na procura de uma unidade de pensamento, que levou à unidade da acção da Federação do PS do distrito de Setúbal e jamais em discussões entre pessoas. Reforçou a auto-estima da militância, e por outro lado a relação com o exterior, tendo por destinatário o distrito de Setúbal.

Creio que foi exactamente por tudo isto, pela sua dimensão humana, pelo seu empenho pessoal naquilo que faz, pelo seu prestigio político, por não ser um subserviente de ninguém na política, que o meu camarada Vítor Ramalho vai às urnas sozinho num partido que está habituado na sua génese a ser caracterizado pela sempre difícil unidade partidária fruto dos mecanismos de democracia interna do PS, quebrando assim um ciclo de várias eleições distritais sempre disputadas por mais que um candidato.

Isto vem ao encontro dos ensinamentos de Sun Tzu na "Arte da Guerra", um dos autores preferidos do meu camarada e amigo Vítor Ramalho, quando ensina que "o supremo mérito do vencedor consiste em quebrar a resistência do adversário sem a necessidade de se empreender a luta armada".

Obrigado Vítor por continuares disponível connosco!

22 Outubro de 2008.
Nuno Tavares
Presidente da Comissão Politica do Partido Socialista.
Líder da Bancada do PS na Assembleia Municipal do Seixal

2 comentários:

Anónimo disse...

"...as Autárquicas em que se é preciso trabalhar bastante e continuamente."
Tens toda a razão e é melhor começares a trabalhar para não dizeres barbaridades como :

" O Centro de Saúde de Miratejo – Corroios"

Este deve mesmo ser daqueles projectados...e só por ti.

Filipe de Arede Nunes disse...

A JSD Seixal lança hoje um novo projecto: a JSD Seixal TV.

Veja tudo em: www.juventudeseixal.blogspot.com

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Google