Sobre o abate de árvores

O abate de árvores de grande porte na freguesia de Arrentela, Quinta da Tendeirinha e Pinhal de Frades, tem causado diversas reacções de indignação e feito correr muita tinta em busca de respostas e justificações.
Lê-se aqui e acolá sobre a doença dos pinheiros, o nemátono, que terá aparecido na península de Setúbal há nove anos.
Tendo crescido o número de pinheiros infectados e o seu abate, em 2007 registou-se um decréscimo, em consequência das medidas tomadas para inverter o problema.
O actual Ministro da Agricultura, Jaime Silva, já mostrou a sua preocupação enumeras vezes face à relação de pinheiros abatidos e doentes, sublinhando com transtorno que ainda assim a principal causa do declínio continua a ser o incêndio.
O Ministério da Agricultura mandou instaurar uma auditoria pelo IGAP para controlar e avaliar o processo de combate à doença, tendo inclusive demitido o Director dos Recursos Florestais, por “incompetência na abordagem do Programa de Luta Contra o Nemátodo do Pinheiro”, reconhecendo que existiram falhas graves na gestão do mesmo
por parte daquela entidade.
É razão para perguntar: que tem tudo isso a ver com o abate de árvores no Seixal?
Infelizmente, nada!
No Seixal, ao contrário do exemplo anterior, não existe transparência, não são prestadas justificações aos cidadãos, não são conhecidos planos de luta e combate
à doença do pinheiro, nem há alusão aos mesmos nas respectivas assembleias municipais
e de freguesia. Assim, a população indignada com a atitude desrespeitosa e pouco digna tenta perceber o porquê do abate de árvores que não são pinheiros (borracheiras, choupos, salgueiros,etc), não aceitando o abate inesperado de árvores com aspecto bastante saudável e que não se enquadram na problemática da praga do
pinheiro. A população organiza-se exasperadamente através de abaixo-assinados, por ser incomportável não ter direito à informação.
Não podendo desta vez a CDU refugiar- e atrás de escusas dúbias ou culpando prontamente o governo, juntamo-nos à população no anseio da mínima dignidade de poder saber o porquê do abate e, igualmente dramático, o porquê dos destroços de madeira e arbustos dos abates continuarem espalhados pela rua e nos lugares de estacionamento há mais de uma semana, como é facto na Rua Fonte da Contenda. Aqui, não por dois minutos, mas por dias, somos obrigados a admitir a negligência e incompetência deste tipo de actos.

Sérgio Paes
Coordenador da Juventude Socialista do Seixal

13 comentários:

miguel x disse...

Os socialistas são uns verdadeiros falabaratos.
Só sabem criticar quem trabalha e nunca propoem nada que valha a pena.
Os vossos projectos são aqueles a que já estamos habituados.
Voces não abtem as arvores mas pretendem construir heliportos na rede natura.
deixem trabalhar

Alexandre disse...

É pá Sergio estivestes bem. Continua para bingo.

Maria do Céu disse...

Mas que é isto, não vos percebo, nem edu nem muitos mais, continuem assim que alguem vai ficar muito mais descansado

Velas do Tejo disse...

Lembram-se de como era frondoso o Jardim do Seixal?

Anónimo disse...

Sr. velas, onde é que está o jardim?
Não o vejo.

Anónimo disse...

Santa ignorancia...

Anónimo disse...

Santa ingrácia...

Anónimo disse...

Santa luzia...

Anónimo disse...

Olhem eu estou na duvida entre arara e papagaio, ou será antes o cuco, enfim não sei mas que é algo ai issso é de certeza.

Anónimo disse...

Não deixam de ser giros estes comentários, pois ao responderem uns aos outros e uma vez que os comentários não são logo publicados, era impossível haver uma resposta com intervalos de poucos minutos... o que demonstra que os mesmos são da autoria do vereador... Ou seja o homem faz a festa e atira os foguetes, tudo isto enquanto recebe o ordenado como vereador dos cães...

Filipe disse...

Caro anónimo, por acaso é mentira a sua afirmação.
Ontem eu estive on line a ler este blog e reparei que pelo menos entre as 16:40 e as 17:30 o administrador estava a trabalhar e publicou diversos comentários.
O que estes senhores pretendem é destabilizar o blog e imputar uma falta de elegância ao seu administrador ou seja o Sr. Vereador Samuel Cruz.
Em vez de tentarem denegrir, porque não enaltecem a melhoria deste blogue?
Porquê?
Será porque são os arruaceiros do costume?

de Mateus disse...

Ao anónimo que fala em vereador dos cães que olhe para dentro de sua casa.
Que miséria de crâneo...
Valha-nos Deus

Anónimo disse...

Claro que são os arruaceiros do costume e o nível que têm é o que mostram neste blog nos comentários que fazem. Não é por acaso que a Câmara do Seixal é a mais desorganizada e que tem maior incompetência nas suas obrigações é exactamente por ter muitos destes comentadores em funcionários. Eles mostram aqui no blog o que são e o que sabem fazer, e o povo a pagar-lhe os ordenados. Quero dizer ao sr. anónimo das 21.35 que pela maioria dos cães tenho mais respeito do que por si.
O desespero desta gente da CDU é comovente. Estão preocupados com a perda da Câmara nas eleições de 2009 e consequentemente a perda dos tachos.

Google