São Factos! Não é Politica.

Caro leitor, se tem por hábito ler aquilo que escrevo nestes artigos de opinião sabe que fundamento sempre aquilo que escrevo, mas sempre mesmo e em factos. E faço por uma razão muito especial, com o (re)conhecido afastamento do cidadão em geral, pela politica e ainda mais pela politiquice, devemos - todos aqueles que tem responsabilidades politicas - fundamentar e explicar as suas posições, não em dogmas ou doutrinas superiores mas com base em opções, decisões ou factos e quais as suas consequências que ocorreram ou poderão ocorrer na vida das populações em geral e em particular naqueles que habitam e/ou trabalham no Concelho do Seixal.
Vêm isto a propósito de considerar que errar é próprio do homem, contudo parece inaceitável que se promova propaganda política – com o dinheiro de todos nós - de auto-elogio para esconder neste caso o fracasso da candidatura ao Quadro Referência Estratégica Nacional (Q.R.E.N.) com valor global de Seis Milhões de Euros e que permitiria requalificar o Bairro da Quinta do Cabral e instalar alguns equipamentos sociais e desportivos no Concelho do Seixal.
Assim vamos aos factos;
1. Uma equipa de vários colaboradores da CM do Seixal (não sabemos quantos porque o Sr. Presidente escusou-se a responder) tendo como responsável máximo o seu presidente de câmara esteve dois meses a preparar uma candidatura ao Q.R.E.N. que tinha como data limite de apresentação as 24h de 30 de Abril de 2008. Contudo só foi entregue às 00h02m de 1 de Maio de 2008.
2. Como era do conhecimento de todos, desde o início, a apresentação fora de prazo, excluía, como excluiu a candidatura!
3. Tal informação foi completamente omitida pelo executivo PCP/CDU – conforme comprovam as actas - até ao aparecimento de notícias na comunicação social a dar conta deste facto.
4. Perante tal situação todos os deputados municipais da oposição, PS, PSD e B.E. representados na Assembleia Municipal do Seixal requereram pela 1ª vez, uma Sessão Extraordinária, para no órgão próprio fazerem aquilo para que foram eleitos! Fiscalizar a actividade do executivo camarário!
5. Perante questões concretas e objectivas levantadas pelo PS, como;
a. Em que data é que começou o carregamento (das fases) da Candidatura? Com submissões provisórias?
b. Quais os objectivos pretendidos com esta candidatura?
c. Qual o número de técnicos que trabalharam nesta candidatura.
d. Quem era o responsável máximo, desta candidatura?
e. Quais os custos directos afectos a esta candidatura?
f. Porquê que escondeu, o falhanço da apresentação desta candidatura de Abril até Setembro (quase meio ano)?
g. Qual foi o motivo deste atraso, apresentado pelo inquérito interno?
h. Se apesar deste falhanço da apresentação da Candidatura, a CM vai investir os milhões previstos nas zonas e nos equipamentos que eram calendarizados pela falhada candidatura?
O Sr. Presidente a tudo isto apenas conseguiu dizer que o responsável máximo era ele próprio. (Também melhor seria que continuassem a culpabilizar os técnicos afectos ao projecto, como fez numa 1ª estancia o Sr. Vice-Presidente nos órgãos de comunicação social).
6. E como Branco mais Branco não há como o PCP, ainda fizeram aprovar (pela maioria absoluta que têm) uma escandalosa Moção que é publicada na imprensa Local, Regional e Nacional (com o dinheiro de todos nós) a auto elogiaremse por terem ganho algumas candidaturas e alguns Milhões vindos da U.E (onde não queriam que Portugal entrasse) e do Governo Português (culpado, pasme-se de tudo aquilo que de mau se passa no Concelho).
7. Insatisfeitos com a ausência de respostas por parte do Sr. Presidente, que nem permitiu que o Vereador do PS falasse sobre o tema, o PS e o PSD apresentaram na sessão seguinte uma Proposta pedindo abertura dum inquérito para apurar a realidade dos acontecimentos e mais do que isso estarmos seguros de que tal situação não possa voltar a acontecer.
8. Apesar de o PCP achar que o executivo nada fez de mal, e o Executivo (CDU) dizer que nada têm a esconder, a verdade é que a Proposta para abertura de Inquérito foi chumbada pelo PCP.
Agora como percebeu caro leitor isto São Factos! Não é Politica! E que na sabedoria popular vulgarmente se chama Gato escondido com o Rabo de fora.

Nuno Tavares
Presidente da Comissão Politica do Partido Socialista.
Líder da Bancada do PS na Assembleia Municipal do Seixal

14 comentários:

Jorge Pieta disse...

Palavras para quê, o Presidente da Câmara é um artista!

C. Branco disse...

Concordo consigo "escrevo nestes artigos de opinião sabe que fundamento sempre aquilo que escrevo, mas sempre mesmo e em factos".
Mas a fundamentação só serve para um lado, que é sempre o mesmo. Parece um carrocel, anda ou sempre para a direita ou sempre para a esquerda consoante a clientela que se pretende arregimentar.
Se é assim como diz, e sabemos que o senhor sabe e muito mais bem informado do que eu, onde esteve a sua opinião, e respectivos factos quando do levantamento da suspeição sobre o seu co-militante do PS, senhor Alberto Sardinha presidente da AUGI do Pinhal do General. Não houve, não convinha, e manteve-se calado, certinho e direitinho.
Agora que andam a levantar a suspeita sobre o coreligionário ardina Jorge Santos, como também é do seu partido politico, mais uma vez mantem o silêncio. Eu sei que neste caso a situação é um piuco diferente, os senhores não gostam um do outro, é uma amor ódio, mas como o ardina possui não um, mas dois jornais, mesmo que pouco lidos e referenciados com a CDU o senhor tem medo de revelar tudo o que sabe.
O senhor pode retirar o animal para o estábulo se pensa que o vão deixar em paz.
Também sei que de hoje até ás proximes eleições irão sair novoas noticias que levarão a nu as personalidades de alguns politicos, em que Sardinha, Jorge e Ca. são uns meros iscos.
Já agora á imagem do que consta o senhor não publica este comentário pois ele é por demais contundente.

Anónimo disse...

O artigo que prova a mentira do Nuno Tavares:
FORAM À LÃ E SAÍRAM TOSQUIADOS

Na passada semana, realizou-se uma Assembleia Municipal Extraordinária convocada a solicitação do PS/PSD/BE para analisar a questão relativa a um atraso de 2 Minutos na apresentação de uma candidatura ao QREN.
A sessão prometia em virtude das entrevistas que o presidente do PSD Seixal – o qual demonstra ser o verdadeiro líder da oposição, remetendo o seu parceiro do PS para uma posição secundaria – deu a vários órgãos da comunicação social, e nas quais apelidou de desleixada e incompetente a maioria que governa a Câmara do Seixal, exigiu demissões e garantiu que o PCP tinha lesado o Seixal em 6 milhões de euros, tudo isto porque uma candidatura ao QREN havia sido recusada por um atraso de 2 minutos no envio da mesma …Mais anunciou o Dr. Paulo Cunha que ia propor uma Comissão de Inquérito!
Como "quem não deve não teme" a Assembleia Municipal requerida pela oposição foi convocada e na Assembleia Municipal – ou seja no lugar próprio para se requerer e prestar esclarecimentos – a maioria que governa a Câmara deu todos os esclarecimentos, dos quais se salienta:
A – O Município do Seixal foi o único Município da Área Metropolitana de Lisboa que concorreu aos 16 programas a que estavam abertas candidaturas, o que demonstra o excelente trabalho efectuado pelo PCP na autarquia.
B – Das 16 candidaturas apresentadas, 6 já foram aprovadas e 9 aguardam aprovação, o que também demonstra o bom trabalho realizado.
C – O Seixal é actualmente o 2.º concelho da Área Metropolitana de Lisboa com maior número de candidaturas aprovadas e de fundos comunitários obtidos, tendo até ao presente obtido mais verbas do QREN do que todos os municípios geridos pelo PSD na Área Metropolitana de Lisboa, o que igualmente demonstra o excelente trabalho realizado pelo PCP no Seixal.
D – Houve uma candidatura que foi recusada por ter havido um atraso de 2 minutas na apresentação da mesma.
E – E tal atraso deveu-se a situações completamente inesperadas, como foi o óbito ocorrido a 25 de Abril, com o funeral a 29 de Abril, de um elemento da equipa que estava a elaborar o projecto de candidatura, pelo que apenas a 30 de Abril a candidatura começou a ser carregada no sistema informático. Acontece que quando a mesma estava pronta para ser enviada houve uma avaria no servidor que obrigou à substituição de equipamentos e originou um atraso na apresentação da candidatura em 2 minutos … É caso para dizer que não acreditamos em bruxas, mas que as há, há …e nesta caso uma serie de situações completamente anómalas e inesperadas ocasionaram o atraso da candidatura.
F – Apesar desse atraso - que se lamenta, mas para o qual não se pode apresentar responsáveis, pois tudo resultou de imponderáveis que não podiam ser previstos – o concelho do Seixal em nada saiu prejudicado, pois o Regulamento do Concurso prevê a existência de mais duas fases, onde a candidatura poderá ser apresentada.
G – Mais foi esclarecido que o valor da comparticipação comunitária não eram 6 milhões de euros conforme propagandeado pela oposição, mas sim de 3 milhões, isto no caso de se obter a comparticipação máxima de 50% prevista no regulamento.
H – O Presidente das Câmara já tinha informado os Vereadores, incluindo os do PS e PSD, em Maio do corrente ano do problema existente com a candidatura, não tendo na altura merecido qualquer comentário dos mesmos;
I – A oposição só se preocupou com o QREN quando veio a notícia do atraso dos 2 minutos para os jornais, pois até aí nunca havia questionado a Câmara sobre as candidaturas ao QREN.
J – A oposição não conhecia como se processavam as candidaturas ao QREN, nomeadamente que havia 3 fases de concurso e que a comparticipação comunitária era no máximo de 50% do valor previsto, o que demonstra incompetência e desleixo da oposição!
Esta é pois a realidade indesmentível dos factos
Realidade que demonstra a falta de razão de tudo o afirmado pela oposição, a qual no final da Assembleia ficou calada por falta de argumentos, o que levou um camarada meu de bancada a afirmar que a “Oposição tinha ido à lã e saído tosquiada”
Face aos esclarecimentos prestados pelo Presidente da Câmara, pensei, no final da Assembleia, que tudo tinha ficado esclarecido, tanto mais que o líder da oposição – o Presidente do PSD Seixal – não tinha, ao contrário do que afirmara aos jornais, proposto qualquer comissão de inquérito, o que demonstrava que o mesmo tinha ficado esclarecido.
PURA ILUSÃO.
Há pessoas que por mais esclarecimentos que se dêem não compreendem ou não querem compreender... Tem como única preocupação o sensacionalismo, a capa de jornal, dizendo uma coisa para os jornais e fazendo outra na Assembleia.
Com pessoas destas não vale a pena dar explicações, pois não entendem ou não querem entender as explicações que são dadas, pois têm como único objectivo a politica barata, mesquinha, partidária... esquecendo o interesse do Seixal em prol desta mesquinhice...
Entendo que na política não “vale tudo”, e lamento que a oposição no Seixal tenha enveredado pela política barata, da mentira e da infâmia!
Tenho a certeza que a população deste concelho quando chegar a altura de escolher saberá destrinçar o “trigo do joio” e escolher quem trabalha em prol do desenvolvimento do concelho.

Anónimo disse...

Os socialistas criticam o PCP de falta de democracia?
Então o que é que dizem acerca dos democratas que têm no Pinhal do General e na ADUFF em Fernão Ferro?
Não atirem pedras porque o PS está cheio de telhados de vidro.

Samuel Cruz disse...

Caros comentadores,

Apenas um esclarecimento, este texto é da autoria do Nuno Tavares, como aliás é mencionado no final do mesmo.
Atentamente,

Samuel Cruz

Anónimo disse...

Caro Samuel
Em boa hora o Fernando Reis deixou de influenciar o teu blog, bem como deixou a Assembleia de Freguesia e a liderança da Secção do Partido Socialista de Fernão Ferro.
O Fernando Reis era o lider da hipotética coligação com o PSD para as próximas autárquicas em Fernão Ferro, mas acabou sózinho, dizendo mal de tudo e de todos inclusivé dos seus próprios camaradas, para já não falar do Presidente da Junta Carlos Pereira.
Hoje, vestindo a pele de cordeiro criou o seu próprio blog, com uma clientela ficticia.
Felizmente o Samuel saíu a tempo daquela fantochada, em que nada contribuía para o futuro candidato à Presidência da CMS.
Parabéns SAmuel, estás no bom caminho.

Anónimo disse...

Os comunas andam aflitos ao ponto de o
Xerife da Junta de Fernão Ferro vir aqui lançar a confusão neste blog.
Que eu saiba o Fernando Reis não tem nenhum blog.
Esta aflição é bom sinal.
É sinal que o PS vai ganhar as eleições.
Na CMS e em mais freguesias.

Antunes disse...

Ó anónimo das 12:34, mais vale o XERIFE do que os mete medo dos novos do PS.
Quem é? de onde veio? o que faz? para onde quer ir? o que pretende?
nunca vimos nenhuma intervenção desse advogado estagiário que agora é o seccionista do PS.
Qual é o interesse dele?
Mal por mal que continue o XERIF do Bairro.

Mateus disse...

A cobardia é um uma arte.
Denegrir agora o Reis só faz sentido por terem medo. Uma coisa é certa nenhum dos autarcas tem a capacidade de trabalho e visibilidade como ele.
A atitude que estão a ter revela um passo no escuro.
Tenham em atenção e saibam ler os sinais pois podem cair no abismo.
Só como exemplo agora todos apoiam o advogado Meda em Fernão Ferro e o que é que el fez, de onde veio e para onde vai. Isso ninguem sabe mas por enquanto é bom apoiá-lo.
Como diz o Jorge Santos é mais um paraquedista em Fernão Ferro, qual virá aseguir?

Anónimo disse...

Quantos mais paraquedistas surgirem em Fernão Ferro melhor para a CDU. Não é por acaso que o Carlos Pereira não aparece no blog, apesar de já ter sido convidado a participar. Ele tem outra estratégia, lança notas informativas e Boletins Informativos e vai cativando o eleitorado(ele já me afirmou por esxcrito). Não terá sido por acaso que foi nomeado representante no Conselho Geral do Agrupamento de Pinhal de Frades e arranjou solução para as instalações das actividades do enriquecimento curricular das EB de Fernão Ferro, tendo recebido no Sábado, na reunião da EB 1 - Morgados, fartos elogios em detrenimento da Vereadora da Câmara Municipal e na ANAFRE é altamente conceituado, como me testemunhou um camarada do PS, na reunião de Delegados e inauguração da sede na Mitra.
Enquanto ele vai conseguindo votos para as próximas eleições na CDU, nós do PSD e do PS limitamo-nos a ter cerca de 15 intervenientes no Blog e a guerra não é ainda do domínio público, mas deve estar a estourar a bojarda, os PCPs estão atentos.
A estratégia está errada.

Soares Paulo disse...

Como é que o PS e o PSD querem ir longe nessa freguesia?
Por um lado alguns dos intervenientes são boas pessoas, têm cafés, são engenheiros entre outros, mas depois vêm aquele xenofobo a deitar abaixo os negros e ciganos e o paraquedista que tomou agora conta do partido.
Assim é obvio que o Peru do Carlos Pereira tem de ser conceituado.
Claro que tudo o que existe foi feito por ele e disso ninguem lhe tira o mérito, mas é equacionável a sua estratégia, não sei se essa será a mais correctoa.
Na minha opinião não a é e depois falta explicar ao comum dos cidadãos de onde vem os sinais exteriores de riqueza desse senhor e de outros na freguesia, será do natal dos sinaleiros?
Eu não sei, não consigo provar e por isso não acuso, agora que existe rabo prezo isso existe.
A causa publica deve ser publica e não é o que vejo nos nossos autarcas.
A mensagem que deve passar à população é e será a informação dos gastos sobre o seu, nosso dinheiro. Têm todos os autarcas de ser responsabilizados pela população dos gastos com o nosso dinheiro.

antonio disse...

Não sei se a estratégia está errada, até porque o Carlitos Pereira não tem o apoio da CDU e está com medo de quem vão ser os adversários.
Está espectante e apreensivo, melhor com medo.
O advogado Meda deverá ser o proximo candidato do PS á junta e ai ele não terá hipotese de vencer.

Anónimo disse...

O Carlos Pereira está preocupadíssimo com o Fernando Reis e eu no lugar dele também estava.
Ele ainda se pode candidatar a mais um mandato e quem é que ele vê como adversário capaz de lhe fazer frente?
O Fernando Reis,claro.
É inteligente,determinado, trabalhador, tem idéias e consegue pô-las em prática.
Já o demonstrou e todos sabemos que é justo e não se deixa manietar por interesses mesquinhos.
A preocupação do Carlos Pereira é natural pois deve estar a adivinhar o futuro.
Escusa é de fazer jogo sujo por andar desesperado,ele e os lacaios do PCP.
Força Fernando Reis, estás a trabalhar bem.

Anónimo disse...

Carlos Pereira aceitou esta noite no CT do PCP do Seixal ser recandidato à presidência da Junta pela CDU. Para venceres tens um ano para mostrar muito trabalho. Segue o teu caminho. Toma cuidado com a saúde. Tenho pena que não sejas o candidato do PS, terias certa a maioria absoluta.

Google