Nota editorial


Nos últimos tempos tenho vindo a notar uma crescente radicalização dos comentários deixados neste e noutros Blogs da Margem Sul, o que para além do mais, denota a importância crescente deste meio de comunicação. Importância essa que não cessará de crescer e que se deve em grande medida ao imediatismo deste meio de comunicação e, no meu caso particular, à proximidade que permite entre eleito e eleitor. Desenganem-se portanto aqueles que julgam que as tentativas de desvalorizar, descredibilizar ou boicotar vão surtir efeito, a história não se reescreve e menos ainda anda para trás.
Como em todas as "revoluções" o princípio é incerto e as arestas por limar imensas, no entanto a vontade de transformar a sociedade em algo melhor é inata em todos nós, e o conjunto dessas vontades é uma força imbatível.
A blogosfera tem essa força encerrada em si, e traduz-se no facto de levar, no conforto da nossa casa ou num pequeno intervalo no nosso emprego, informação não editada e por isso mesmo mais próxima, sobre os temas que mais nos interessam. Com a vantagem acrescida de também em tempo real poderemos deixar a nossa opinião, o que revela, na prática, não mais do que a nossa vontade de contribuir para que, no caso de blogues deste cariz, a nossa terra seja um local mais aprazível, onde as nossas famílias se possam desenvolver em perfeita harmonia e felizes.
Quem não entender isto não entende o tempo em que vive e será rapidamente ultrapassado pelos acontecimentos.
Como nada é perfeito existem as tais arestas a limar, na blogosfera fala-se muito do anonimato. No entanto este anonimato é próprio do canal comunicacional e não me parece que seja uma dificuldade. Senão vejamos, partindo do princípio que apenas participariam neste blog os habitantes do Seixal, o que não é verdade, e mesmo que todos assinassem, estaríamos a falar de cerca de 200.000 pessoas, naturalmente ninguém pode ter a presunção de as conhecer a todas, assim, como esclarecer o que é anónimo ou não? A mensagem está assinada, existe aquela pessoa ou não? Trata-se obviamente duma pergunta retórica, é evidente que não é possível este conhecimento, assim como é evidente que pedir mais informação a quem comenta se tornaria ridículo.
Nestes novos tempos, o importante é a mensagem não o mensageiro, e felizmente diga-se. O tempo dos arautos do rei acabou, é chegado o tempo dum speaker´s corner a nivel global, o caractér subjectivo da mensagem perdeu-se, ganhou o seu conteúdo.
Naturalmente, desde sempre, as revoluções em nome do bem comum retiram privilégios a uma pequena maioria instalada que resiste como pode... Não é aqui diferente.
Neste caso através do anonimato tenta-se achincalhar, boicotar, numa palavra descredibilizar. A titulo de exemplo neste Blog começaram por, utilizando vários nomes femininos, enviar pretensos "piropos" que ao fim de alguns deixei de publicar. Rapidamente apareceu quem se queixa-se de censura...
Entretanto a técnica refinou-se, não aparecia nenhum comentário e aparecia alguém a comentar censura, censura, enviei um comentário e não publicou, é dos de Santa Comba... Curioso é que não vi nenhum destes arautos da democracia levantar-se quando eu fui impedido de falar na Assembleia Municipal ainda há bem pouco tempo, a propósito da temática do QREN! De inicio, ingenuamente diga-se, ainda publiquei esses comentários pensado que o autor tinha algum problema informático e que se tinha equivocado, com a publicação perceberia o erro e o mesmo seria rectificado, puro engano, os comentários originais nunca chegaram.
Mas sendo o Homem livre por natureza quando em sociedade existe a necessidade de estabelecer regras, como os princípios que norteiam a minha vida são os que nos foram legados pela Revolução Francesa, a saber Liberdade, Igualdade e Fraternidade, tendo em vista a livre participação de todos neste fórum, em condições de equidade e visando a concórdia entre todos, estabeleço os seguintes critérios editoriais:
1. Não serão mais publicados comentários sobre a vida interna de associações, existem locais próprios para o fazer (as Assembleias Gerais) e no caso destas não funcionarem mecanismos judiciais que podem suprir as falta da sua convocatória. O funcionamento das associações é um problema que apenas a elas diz respeito. Se alguns dizem que não sabem qual a diferença entre o PS e o PCP aqui têm uma grande diferença, o PS não tem a pretensão de interferir no movimento associativo.
Poder-se-à dizer mas a Câmara financia o movimento associativo, é verdade, e quando o faz é no âmbito dum contrato programa, assim incumprimentos ao contrato programa, espero que não aconteçam, mas a acontecerem é um tema bem vindo neste Fórum na medida em que se enquadra no âmbito do mesmo.
2. Quanto a ilícitos criminais quem deles tiver conhecimento deve dirigir-se ao Ministério Público da Comarca do Seixal, por uma questão de comodidade também o podem fazer junto duma força policial junto da vossa residência. Tal como no ponto anterior afirmo quanto a este tema que este não é o local próprio para fazer acusaões deste cariz, sendo que quem o faz corre o grave risco de lançar lama sobre pessoas inocentes. A titulo de exemplo há algum tempo apareceu neste Blog uma acusação de pedofilia, retirei esse comentário do ar e o ou a comentadora rapidamente me vieram acusar de não saber resistir às pressões do PCP. Expliquei que o comentário era gravoso, mas que se se identifica-se e quise-se manter a afirmação, eu o faria. Pois de outra forma o responsável seria eu por uma afirmação que não subscrevia. O autor do comentário não quis identificar-se mas enviou uma mensagem dizendo-me que ia enviar as provas. Continuo à espera, mas posso continuar para sempre pois em conversa com um colega soube que o processo referenciado existe e até já tem trânsito em julgado, só que o autor é a cidadã visada, defendendo o seu bom nome e queixando-se de afirmações deste tipo!
3. Por último não serão toleradas afirmações injuriosas, é possível discutir politica e politicas sem discutir os políticos, é desejável que assim seja. Não vejo porque tenha que publicar comentários onde quem não se identifica me chama cobarde (acho isto o máximo da cara de pau), pulha ou diminutivos análogos e já nem falo nas ameaças. E como considero que não devemos fazer aos outros aquilo que não gostamos que nos façam a nós, não mais serão publicados comentários com este teor neste blog.
É este o texto que publico esta semana no jornal Comércio do Seixal e Sesimbra pois sem a sua ajuda, a blogosfera local não teria a importância que tem, a vocês o meu bem haja.
Não se esqueçam de consultar e comentar também o blog do meu colega de página Paulo Edson, o Revolta das Laranjas.

12 comentários:

Anónimo disse...

Da CDU em maioria na Câmara do Seixal nunca leriamos um texto desta natureza. O texto é excepcional. Este texto lembra-nos que a liberdade de expressão é uma realidade, e que o mundo não tem de ser tão feio como é o mundo que a CDU nos oferece no concelho do Seixal.Obrigado Vereador Samuel. Conto consigo e com a sua forma de fazer política. Todos juntos em 2009 a democracia será uma realidade também no concelho do Seixal.

esteves disse...

Caro Vereador, bato as minhas palmas, mas é pena que o senhor reaga em vez de agir.
Foi preciso iniciar um novo Blogue, o dos laranjas verdes de Fernão Ferro, que não deixam cair comentários do tipo dos que andam por ai, para que o senhor alterar a sua postura.
Já em tempo escrevi sobre este assunto no seu blogue, no entanto ainda fui criticado por ter assumido a censura de determinados conteudos e muito me apraz que agora, aqui e pelo senhor vereador me tenha sido dada a razão.
Lamento unicamente que o PS se deixou desgastar na bloguesfera e só por esse facto é que não sinto orgulho nenhum.
PS. Vaima vale tarde do que nunca.

Anónimo disse...

POxa texto memo bom

Ana disse...

Porquê? Porquê? Porque será que tudo isto está a acontecer? O que será que se está a passar? Penso que a resposta é óbvia e todos nós a sabemos, mas apesar de estar de acordo com o seu texto, não posso deixar de estar de acordo com o que o anterior comentador diz, é urgente passarmos da atitude reactiva para uma proactiva.
Como já em tempos aqui afirmei não sou militante do PS, mas é um partido que me é simpático precisamente porque permite a discordância, a liberdade de pensamento, não é de modo algum um partido castrador, mas, e não só pelo seu passado, mas e essencialmente pelo seu presente tem de fazer mais e melhor.
Cumprimentos

alfredo disse...

Que lenga lenga Samuel.
Fecha o teu sitio e passa a escrever no bolitim municipal.

Filipe de Arede Nunes disse...

Concordo em absoluto e subscrevo integralmente.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Ó Esteves essa das laranjas verdes em Fernão Ferro, é boa e fez-me rir.
Serão mesmo laranjas?

Anónimo disse...

Dr. arede nunes, carissimo colega, também subscrevo e acrescento que o colega seria a pessoa mais indicada para substituir o vereador.
Não só pela sua juventude e irreverência, mas tão só pela sua postura hirta.

Anónimo disse...

Já que falamos de substituições será que não está na hora de substituir o Vereador que deixou a Câmara perder 6 milhões de euros? E já agora o principal responsável pelo vereador é o Presidente não deveria demitir-se?

lll disse...

O caríssimo colega do dr arede nunes,acha que este,devia substituir quem? Já agora,se não se importa.

Anónimo disse...

Os animadores do Blog de Fernão Ferro são Verdes mas não são do PCP.
Se fôssem do PCP o presidente da Junta andava eufórico e não me parece que seja esse o seu estado de espírito actual.

Anónimo disse...

Referia-me unicamente a o bereador samusel. Haverá outro?
Ele sofre da doença não piublicitária.

Google