Pré-escolar para todas as crianças de cinco anos em 2009

Um dos objectivos inscritos no programa de Governo do PS, era o alargamento progressivo "a todas as crianças em idade adequada [três a cinco anos] a educação pré-escolar".
O primeiro-ministro anunciou, contudo, parcerias estratégicas com as autarquias com vista a ser atingido os 100% de sucesso em 2009 (a taxa actual é de 94%), na rede pré-escolar para crianças com cinco anos. Para os de três e quatro anos as vagas em jardins de infância continuarão a ser insuficientes.
Com a taxa de rede pública social (rede pública, solidária e privada) a situar-se nos 77%, havcendo ainda concelhos en que a percentagem é inferior a 70% (alguns mesmo abaixo de 50%), sobretudo nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Foi precisamente com autarcas destes concelhos que o Governo reuniu, pretendendo criar um grupo de trabalho para atenuar o actual panorama.
De acordo com os números da tutela, em 2006/2007 estavam inscritas no pré-escolar 263mil crianças, com o sector privado a assegurar quase metade da oferta.
Como é evidente o Seixal, uma espécie de paraíso na terra segundo a maioria CDU governante à mais de 30 anos, segue à frente (a contar do fim) e a sua rede de pré-escolar não cobre sequer metade da população em idade de frequentar este nível de ensino, o que causa óbvios e grandes transtornos a todas as famílias.
Chegou a altura de perguntar, no nosso concelho, o que já foi feito?

3 comentários:

Daniel Geraldes disse...

Assine a petição da JSD Seixal pela criação da Policia Municipal, cumprimentos.

Ana disse...

A pergunta formulada vem na sequência de outras tantas já aqui feitas e que se resumem no meu entender a uma só, que inclusivamente já aqui manifestei. "Não sei quais as obras deste concelho que são suportadas pela autarquia e gostaria de saber até porque tenho esse direito.
Tanto quanto me é dado observar umas são suportadas pelo "grande capital" dos hipermercados e as outras estão por realizar simplesmente porque o PCP propõe e o PS veta. Afinal qual a responsabilidade da autarquia? alguem me pode informar?".
O que é de todo lamentável é que muitas vezes para se atingir politicamente um governo (Especialmente quando é do PS), a CDU/PCP, utilize seja o que for inclusivamente as crianças, comprometendo assim o futuro do país.~
Cumprimentos

Anónimo disse...

Não passas de um demagogo...

Google