Desculpas de mau pagador - Comente para o jornal "Comércio do Seixal e Sesimbra"


A vida é feita de opções. Foi quando compreendi o significado profundo deste axioma que penso que me tornei adulto. Significa isto que entendi nesse dia que o que fazemos ou não no presente, determina onde estaremos e como estaremos no futuro, futuro esse que não será, no entanto, muito distante.
Vem isto a propósito das notícias que têm vindo a público sobre a perda duma candidatura, no valor de seis milhões de Euros, pela Câmara Municipal do Seixal, alegadamente por um atraso de dois minutos.
Comecemos pois por analisar o que está em causa: SEIS MILHÕES DE EUROS! Seis milhões é para mim um número de tal grandeza que, confesso, tenho dificuldade em visualiza-lo. Sei no entanto que corresponde ao valor anual auferido por José Mourinho ou ao valor total investido pelo Governo na animação turística da região Algarvia, no programa denominado Allgarve. Seis milhões é também o valor contabilizado em 2007, de incentivos disponibilizados pelo Governo, à agricultura biológica. Bastante dinheiro portanto!
Por cá parece que esta verba se destinava à requalificação de “lugares críticos” a expressão não é minha, é a citação do Vereador Joaquim Santos, que aparece na imprensa. É este pois o segundo ponto com relevância política, o Seixal não é afinal o paraíso tantas vezes propalado, existem no município do Seixal lugares críticos. E lugares críticos esses que a Câmara não tem capacidade de resolver os seus problemas sem recorrer a ajudas externas.
Debrucemo-nos agora sobre o que aconteceu de facto. Quando li a notícia a minha reacção imediata foi pensar que irresponsabilidade! De facto na minha profissão quando um prazo não é respeitado tal implica uma multa. E naturalmente o valor dessa multa não é assacado ao cliente mas é antes é o próprio advogado que assume esse pagamento. Por essa razão todos os prazos são marcados na agenda um dia antes… Não vá o diabo tecê-las, ou seja, não vá o computador falhar ou o fax encravar.
A propósito, se o servidor falhou porque não foi a candidatura enviada por fax?
Nada disto foi acautelado pela Câmara Municipal do Seixal.
Nem tem pouco o horário de funcionamento da Câmara foi respeitado, pois se fosse verdade que o prazo de candidatura apenas falhou por dois minutos, esta teria sido apresentada às 17h 32’, já que é este o horário de funcionamento da Câmara Municipal e a norma deve ser respeitar o seu horário de funcionamento e não o fazer longas e arriscadas jornadas nocturnas como se viu.
Estou certo que este tema, pela sua importância e gravidade, unirá as lideranças partidárias da oposição que, segundo sei, exigirão a marcação de uma Assembleia Municipal Extraordinária, exclusivamente destinada a discutir este tema.
Em suma é escusado inventar motivos ou razões que justifiquem o injustificável, pois tal não passa de desculpas de mau pagador, mais correcto seria o mais alto responsável político assumir as suas responsabilidades, sem aligeirar de carga e sem a criação de bodes expiatórios!

11 comentários:

Ana disse...

Gostei da sua alusão no que ao horário de funcionamento da Câmara diz respeito, não sejamos no entanto ingénuos, manda a tradição portuguesa que se deixe sempre tudo para a última hora, também faz parte da mesma tradição que a culpa morra solteira.
No entanto penso que é tempo de mudarmos de atitude especialmete quando gostamos tanto de "apedrejar" o telhado do nosso vizinho e nos esquecemos de que também temos telhados de vidro.

Anónimo disse...

...e sobre telhados de vidro...como é possível que um secretário de estado informe que os pareceres sobre candidaturas ao QREN sejam dadas em quinze dias e depois levem 6 meses...

Anónimo disse...

O Seixal é em geral um ponto crítico fruto da gestão autárquica de maioria comunista incompetente durante mais de 30 anos.
Não é aceitável que uma força política em maioria na Câmara Municipal do Seixal, que apesar do avultado orçamento que a Câmara tem todos os anos,que se queixa continuamente contra o governo de falta de verbas para as autarquias venha agora desperdiçar 6 milhões de euros de fundos comunitários que poderiam ser aplicados em melhoramentos no concelho.
Exige-se que o vereador responsável por esta escandalosa falta se demita.
Do PS espera-se que prepare a aliança com o PSD e de uma vez por todas se unam para derrotar a CDU no interesse da população do concelho do Seixal.
Sr. Vereador Samuel Cruz sentimos o seu empenho na defesa dos interesses da população do concelho do Seixal, a população agradecer-vos-á votando.

Anónimo disse...

A democracia aprende-se e ao longo dos 30 anos de liberdade entre muitas outras uma coisa que os portugueses já aprenderam é que devem ser respeitados pelos políticos eleitos e o que este sr. Vereador da CDU fez ao deixar perder uma verba de 6 milhões de euros que iria reverter em benefício de todos e do concelho do Seixal foi uma falta de respeito pelos cidadãos deste município.
Está na hora deste senhor vereador se demitir porque ninguém mais confiará nele depois da tamanha incompetência demonstrada.
Em 2009 queremos ser representados por políticos que nos respeitem, com honestidade e competência.
Sr. Vereador Samuel Cruz contamos consigo.

António Mendes disse...

Com o vereador Samuel à frente da Câmara nada disto acontecia, basta ver o excelente trabalho que com poucos meios tem feito à frente do gabinete médico veterinário.

Anónimo disse...

Este Vereador CDU da Câmara do Seixal que foi responsável pela perda de 6 milhões de euros de fundos para o município do Seixal deve demitir-se imediatamente. A equipa CDU em maioria na Câmara municipal do Seixal é toda ela incompetente. O estado a que chegou a falta de organização dos serviços da Câmara é impensável. A falta de regras de funcionamento, a falta de respeito pelas hierarquias, o vereador dá ordens ao auxiliar não respeitando a cadeia hierárquica. Manda mais o auxiliar do que manda o director.À mistura com isto tudo ainda mandam também as bases do partido da maioria. A escolha dos dirigentes em vez de se fazer por concurso faz-se por escolha dos vereadores sem necessidade de comprovar qualquer competência, e não admira que vereadores incompetentes façam as piores escolhas. Mas não é para pagar a esta equipa incompetente que nós pagamos os nossos impostos. Em 2009 é preciso mudar, chega de CDU que já fez estragos demasiado avultados.

Anónimo disse...

Foge... o Samuel Cruz à frente da Câmara !
Haja Deus !

Anónimo disse...

já falaram, já comentaram,já desabafaram, já mentiram, já inluênciaram os mais incautos e os menos incautos. Não estará na hora do Sr Vereador Samuel Cruz fazer luz, e com base na investigação que certamente terá feito,nos contar o que realmente aconteceu neste caso?

Ana Pimenta disse...

Bem porfia o Samuel Cruz...
mas, à frente da Câmara...
foge... não...fujam !!!

Zé Simplesmente disse...

Convenhamos que para o executivo da C M Seixal mais 6M, menos 6M não é significativo. Criam mais uma taxa para a factura da água e "voilá!", ai estão os 6M que a incompetência e a neglicência de um qualquer Vereador da CDU fez perder. Se refiro a factura da água é que não sei se já repararam que + de 50% da factura são taxas ou seja em 100€ 55€ são taxas.Se alqguewm souber como me inscrever na Comissão de Reclamantes Contra a Incuria e Incompetência, digam. Sim! vai ser contituida uama de certeza. Temos de ser condescentes coms a decrepitude mas firmes em lhes dizer que já não têm condições para continuar. São a antitese do Vinho do Porto, quanto mais velhos piores. Zé Simplesmente

Bruno Ribeiro Barata disse...

até o deputado comunista Francisco Lopes vem defender as Câmaras de falharem o QREN, o artigo de opinião está hilariante.

ver aqui: http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=10240

Então o senhor deputado queria que uma candidatura fora de prazo fosse aceite?
Qual seria o critério? 2 minutos de tolerância? 12?
ou preferia em horas... e porque não dias?

O prazo de 60 dias para realizar uma candidatura é curto? quando os executivos comunistas têm equipas para trabalhar nesta área? será que tantos anos de poder não permite conhecer as necessidades dos municípios?

Sabe ... grotesco e inaceitável é sugerir que a candidatura foi recusada propositadamente, quando todos sabemos, o foi apenas pelo atraso.

Também sabe ou deveria saber que este Governo PS é o que tem mais investido no distrito de Setúbal.

Google