Comente para o Jornal “Comércio do Seixal e Sesimbra”

Ainda a falha na candidatura ao QREN por parte da Câmara Municipal do Seixal...
O deputado do PCP Francisco Lopes, eleito pelo círculo de Setúbal, brindou-nos com um pedaço de prosa hilariante, no jornal digital “Setúbal na Rede” sobre a falha nas candidaturas ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), programa vulgarmente conhecido como “fundos comunitários”, pelas Câmaras Municipais do Seixal e do Barreiro. Destaco este texto pois, para além de debitar a posição oficial do PCP sobre o tema, é um exemplo paradigmático da forma de pensar e gerir comunista e dos comunistas.
Em primeiro lugar vem a mentira, devo dizer a este propósito que algo que me chocava quando iniciei este meu percurso autárquico era a facilidade com que os eleitos comunistas mentem à população. Vim mais tarde a perceber que o fazem por motivos diferenciados, a maioria, fá-lo porque se julga ungida por um desígnio superior – a defesa do Povo, coitadinho, que não sabe o que quer – para estes a mentira é algo que surge porque aceitam que os fins justificam os meios. Representam a velha escola Republicana para quem quando se ia lutar pelos Nobres valores da Democracia e da Liberdade não se vestem as melhores calças... Depois aparecem-nos os lunáticos, talvez pelo abuso de fumos abundantes em plena Festa do Avante, um eleito comunista, com elevadas responsabilidades politicas neste concelho, já me tentou convencer que o 11 de Setembro não passava duma invenção dos Americanos, que com isso visavam prejudicar a imagem dos grupos terroristas muçulmanos, esses sim bem intencionados... Juro que da próxima vez que me vierem com uma conversa deste calibre vou procurar convencer o meu interlocutor de que o homem nunca foi à Lua, que tudo não passou duma encenação dos Americanos para levarem vantagem sobre a Rússia, em plena Guerra Fria! Mas exemplos destes sucedem-se. Há ainda os seguidistas, estes, fraquinhos de espírito e argumentos, por o verem fazer à generalidade dos seus Camaradas julgam a mentira normal na prática política, e então repetem a cassete insistentemente, sem cuidarem da sua veracidade e bondade. Como é evidente existe sempre a excepção que confirma a regra, e existem também comunistas com quem é um prazer dialogar e que elevam o debate político a níveis extremamente interessantes, pena os inteligentes, entre ingénuos, loucos e encontrarem-se em minoria!
Posto este intróito, regressemos ao texto de Francisco Lopes e às suas convenientes mentirinhas, com que procura desculpar o indesculpável, que é, no caso do Seixal, a incúria da sua Câmara Municipal e dos seus responsáveis, o que levou o município e a sua população a perder um investimento de 6 milhões de Euros.
Começa este eleito comunista, na realidade eleito pela CDU (outra farsa comunista) por afirmar que “tem sido desenvolvida uma campanha contra as Câmaras Municipais”, cá está a segunda característica do pensamento comunista, a cabala. Mas que campanha, pergunto eu? Acaso acha o Deputado Francisco Lopes, que as oposições clamarem por se ter perdido uma oportunidade de desenvolvimento das suas terras, é uma cabala? Então que dizer das manifestações encenadas amiúde pela CGTP, deslocando sindicalistas profissionais de Norte a Sul do país?
Continua este deputado o seu despautério clamando a “resistência ao investimento no Distrito de Setúbal” do Governo PS. Senhor Deputado não acreditando que seja assim tão distraído que não tenha notado, pergunto-lhe como quer que classifique a sua afirmação, se lhe recordar os investimentos já realizados ou anunciados pelo executivo de José Sócrates para a região: Travessia Chelas-Barreiro, Plataforma Logística do Poçeirão, Novo Aeroporto, Rede de Alta Velocidade, alargamento da Portucel, manutenção da Auto-Europa, Metro Sul do Tejo, Investimento Turístico na Península de Tróia, conclusão da CRIPS (Circular Regional Interna da Península de Setúbal), expansão da zona industrial de Sines, Hospital do Seixal ou mais de 24 milhões de Euros investidos em equipamentos sociais através do programa PARES, entre outros.
Prossegue o Sr. Deputado pondo em causa a entrega das candidaturas por via electrónica, pondo em causa o funcionamento do sistema informático da entidade receptora. Acontece no entanto que a Câmara Municipal do Seixal já assumiu o erro, imputando-o ao seu próprio servidor, ou seja, mais uma vez ou o Sr. Deputado anda distraído ou deliberadamente pretende lançar a confusão.
Afirma ainda este ilustre representante do Povo que recusar candidaturas entregues fora do prazo é “grotesco e inaceitável”, sim leu bem, grotesco e inaceitável! Ora grotesco e inaceitável é um alto responsável do Estado pensar assim. O rigor é uma virtude e quem gere os dinheiros públicos deve ter essa preocupação em dobro. Mas não surpreende, a gestão comunista e os comunistas, além de terem a mania da perseguição e acharem a mentira justificável ainda são no geral laxistas quanto ao bem público.
Sr. Deputado a população está cansada desse discurso demagógico e maniqueísta em que tudo o que acontece de mau é culpa da administração central e tudo o que acontece de bom é responsabilidade do Poder Local.
A Câmara Municipal do Seixal tem ao seu dispor todos os anos cem milhões de Euros, cem milhões de Euros é muito dinheiro, podia e devia ser feito muito mais!
Exmo. Sr. Deputado Francisco Lopes, os munícipes do Seixal estão cansados de desculpas de mau pagador, querem é ver obra feita!

30 comentários:

mariana disse...

Muito bem Sr. Vereador, é de pessoas como você, sem medo de dizer o que pensam e sem receio de de contar a verdade que esta câmara precisa. Contamos consigo em 2009 para dar um novo rumo à Câmara do Seixal.

Antónimo disse...

Apurar responsabilidades e abrir processos disciplinares seria o que deveria ser feito. Mas como é possível abrir processo disciplinar a quem não está sujeito ao regime disciplinar dos funcionários do estado porque se trata de avençado? É que na Câmara do Seixal uma grande parte dos técnicos que tratam de coisas destas da politica são avençados, militantes comunistas e bem pagos. E para além de não terem de cumprir horário ganham muito mais que qualquer outro funcionário e não estão sujeitos a processo disciplinar. Podem ser incompetentes à vontade que não lhes acontece nada. E assim vai a câmara do Seixal de maioria CDU. E para o anónimo que fala na festa do avante era bom que o sr. presidente da camara mandasse limpar as ruas envolventes da atalaia que serviram de WCs em todo o lado e não se aguenta o cheiro. Alfredo Monteiro e Jerónimo de Sousa obrigaram os trabalhadores da Câmara a trabalhar vários dias na festa do avante pagos por todos nós muitos deles contrariados. Era importante que agora o presidente da camara os mandasse limpar as ruas.

Trabalhador CMS disse...

Na camara do seixal muitas coisas são estranhas a começar pela comissão sindical.Todas as semanas o delegado sindical escreve no comercio do seixal e sesimbra a dizer mal do governo. Não o vejo defender os trabalhadores da camara que pagam todos os meses um por cento do ordenado para o sindicato para o senhor delegado sindical não ter uma unica palavra em sua defesa contra o patrão alfredo monteiro contra o pcp quando a camara de maioria cdu acabou de entregar a empresas privadas uma quantidade de serviços que até aqui eram feitas por trabalhadores da camara como vinha publicado no jornal local. Este senhor delegado sindical que há muito a sua unica tarefa é de delegado sindical esqueceu-se quem representa e está apenas ao serviço do PCP na organização das manifestações de trabalhadores contra o governo. Afinal quem privatiza é reaccionário e fascista na boca dos comunistas. Agora alfredo monteiro entrega ao privado os serviços camararios como é? Afinal em que ficamos? Já não há paciência para tanta incoerência e incompetência.

Seixalense atento disse...

Andam por aí uns anónimos na Blogosfera concelhia, a dizerem que as câmaras PCP/CDU foram as que receberam mais apoios do QREN, o que só prova a competência!
Eu não concordo e passo a explicar porquê!
Será que as câmaras do PS e do PSD como dizem os anónimos são incompetentes por não receberem tantas ajudas como as do PCP?
Ou será que os concelhos em que são poder (PS/PSD) não possuem áreas para requalificar ou projectos que possam se candidatar ao QREN?
Meus caros, as câmaras do PCP/CDU e eu sei perfeitamente, infelizmente têm muitas áreas em que se podem candidatar, e dessa forma apresentaram muitas candidaturas e assim terem mais projectos aprovados.
Agora pergunto eu! Isto é sinal de competência? Penso que não, pelo contrário é falta dela, senão vejamos, o caso do Seixal! As grandes obras feitas no concelho é as foram realizadas pelos governos central: Terminal dos Barcos; metro sul do Tejo; alargamento da A2; Comboio da Ponte bem como os parques dissuasores; e muitas outras, eu perguntamos agora! E as da C.M. Seixal aonde estão? A câmara só faz obra com dinheiros das grandes superfícies, querem melhor exemplo que o viaduto de Corroios! Parou de entrar dinheiro do Carrefur parou a obra, o túnel da Cruz do Pau quem pagou? As obras da Baia da Amora quem pagou? E outras.
Por essa razão a câmara se candidatou aos fundos do QREN, porque só assim faz obra, porque essas verbas têm que obrigatoriamente serem gastas nesses investimentos, porque senão faziam o mesmo que fazem às verbas da câmara ou seja aos cerca de 200 Milhões de euros anuais, ninguém compreende como é possível com tamanho orçamento não existir obra.
Mas existe um boletim municipal que custa quase um milhões de euros, já não é mau, sempre tem um fotógrafo sempre acompanhar o presidente de câmara com a única tarefa de lhe tirar varias fotos para serem publicadas no boletim municipal, é o que faz ter um presidente vaidoso, mas incompetente.
Conclusão: Aqui no Seixal é evidente a incompetência por parte deste executivo PCP/CDU em gerir o orçamento da câmara, e só consegue fazer obra com fundos vindos do governo central, a exemplo de todas as câmaras comunistas, esta a razão das câmaras comunistas terem mais verbas, é por falta de obra feita nos respectivos concelhos.

Daniel Geraldes disse...

O PCP é uma mentira, e das grandes!!!

mariana disse...

Força Samuel, tem perfíl para lider da Autarquia. Continue, os cães ladram e a caravana passa.

Anónimo disse...

Autarquia ordena inquérito interno para apurar responsabilidades
QREN: CML investiga atraso de candidatura
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) ordenou a realização de um inquérito interno para apurar responsabilidades sobre as falhas nas candidaturas a fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), para financiar a construção e requalificação de escolas.


A vereadora com o pelouro da Educação, Rosália Vargas, anunciou o inquérito no período antes da ordem do dia na reunião de câmara desta quarta-feira, mas minimizou a questão lembrando que as candidaturas vão avançar na segunda fase do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

As candidaturas em causa diziam respeito a dois projectos de ampliação - Escola Básica do 1º Ciclo das laranjeiras e Jardim-de-Infância de Alvalade - e à construção de raiz de um estabelecimento de ensino no Bairro do Armador, cuja primeira pedra foi lançada numa cerimónia em finais de Junho. Cada projecto aprovado recebe um máximo de 800 mil euros de fundos comunitários.

As falhas na primeira fase do QREN estendem-se também às autarquias do Seixal e do Barreiro, que também não conseguiram entregar a tempo as respectivas candidaturas. A primeira fase do concurso para a requalificação da rede escolar do primeiro ciclo da região de Lisboa decorreu entre 18 de Janeiro e 30 de Junho, com uma participação comunitária de oito milhões de euros.

Então snr. vereador não pede a demissão do seu camarada de partido e membro do Secretariado Nacional António Costa? Então ele como Presidente de Câmara não devia assumir responsabilidades e demitir-se? Ou a demissão é apenas para os comunistas?... É que o caso de Lisboa ainda é mais grave que o Seixal, pois em Lisboa a candidatura nem sequer foi apresentada, o que demonstra o laxismo existente!

matilde disse...

O vereador anda a dar água sem canco. Preocupe-se com os cães vadios que andam a roer os calcanhares dos cidadãos na freguesia de Paio Pires. No canil é dificil de responder, depois dizem que vão e não vão. Quando chegam já os canideos desapareceram. Eles são mais espertos que muitas pessoas.

Anónimo disse...

O teu contador é um flop. Todas as vezes que faço um refresh ele conta mai uma visita.
Será que é para aumentar o prço da avença de publicidade?

Gramsci disse...

Pelo que se viu até à presente data, irá perpetuar-se a prepotência e a indisciplina num concelho de graves carências económico-sociais.
É escusado pedir responsabilidades a quem não as tem.
Não estaremos por certo a pensar que será o Sr. Vereador a enviar (com atraso ao minuto) todos os documentos necessários a uma candidatura milionária.
É certo que a responsabilidade pelos corpos técnicos do seu pelouro, é do próprio.
Mas de quem é a responsabilidade de “usufruirmos” de enorme honra?
De haver um sistema camarário decadente?
Dos nossos dinheiros (contribuições) serem, constantemente, empregues em propagandas de melhoramento de imagem dos nossos vereadores (CDU) e do Sr. Presidente?
Dos “nossos” “camaradas” se vangloriarem por um subsídio que nos é extremamente necessário devido a anos de incompetência, desvios, corrupção, etc…..?

A responsabilidade é nossa?
São os nossos votos, a falta deles, que os elegem consecutivamente.
São os nossos votos que permitem o enriquecimento de funcionários públicos, políticos e patos bravos.
Quando a democracia nos perguntar de quem é a responsabilidade por dois minutos de perda.
Podemos nem sequer saber, mas é certo que temos o poder de lhes mostrar que necessitamos de alguém que saiba cumprir com os deveres para os quais foi eleito.

“É PRECISO, É URGENTE,
UMA POLÍTICA DIFERENTE”
Pregão usado pelo STAL em manifestações anti-governamentais

Velas do Tejo disse...

Vejamos: considerando o atraso na candidatura ao QREN e o comportamento do Sr. Deputado Francisco Lopes, podemos concluir que a gestão comunista é uma gestão de ATRASADOS!

Arrentelense Atento disse...

O único comentário possível, sobre as declarações do Sr. Deputado, mais não é que a retórica habitual, arrevesada e demente de certos mamíferos da famosa espécie "Chico-Espertus Lusitanus".
Uma raça que infelizmente para uns (maioria),e,felizmente para outros(minoria), esta muito longe da extinção.

Anónimo disse...

O sr.verador canta bem mas nem as criancinhas adormece.
Não aponte aos outros o que ignora no Pinhal do General.
Deus nos livre se alguém com pouco juízo o fizesse cabeça de cartaz de uma festarola quanto mais para governar a autarquia.

Anónimo disse...

O medo de que o Vereador Samuel seja cabeça de lista está-se a apoderar da militância CDU/PCP. Porque será? Pois é a CDU sabe que a população está farta de mentiras e quer dar o voto em 2009 a quem verdadeiramente a represente com dignidade.

Anónimo disse...

Samuel o que diz a isto; introduzir no jornal, comercio do seixal um comentário a auto-gabar-se, só pode ser para rir.
O Samuel pensa que a CDU/PCP está preocupada consigo, é de uma inocência lactea. Preocupe-se primeiro em definir a sua posição dentro de casa com os seus camaradas e então venha cá para fora fazer campanha. Há, já agora censure...

Anónimo disse...

A CDU fazia uma festa se o Samuel fosse o cabeça de lista, pois adversário mais fraco não podia haver...

MARILIA disse...

Força Samuel mantenha-se Firme e Hirto, não se deixe vergar. Você é um doce.

Anónimo disse...

Ainda estamos a um ano das próximas autárquicas e já anda uma febre danada para ver quem vão ser os cabeças de lista do PS e do PSD, no rumo a bombordo sucedem-se os comentários anónimos a defender o Samuel como cabeça de lista do PS. A moda pegou e o PAulo Cunha, no seu revolta das laranjas passou a inserir comentários anónimos a sugerir o seu nome para cabeça de lista do PSD. Ao mesmo tempo o Paulo Cunha introduziu um tema, perfeitamente orquestrado com dois ou três seguidistas, para zurzir no PS e no Samuel, de modo a ver se ganha protagonismo para 2009.
Será que o Samuel e o Paulo Cruz acham que o pessoal é parvo e não vêem que os comentários em causa são da autoria dos próprios?
Um bom tema para o comércio do Seixal...
Pois mas o Paulo Cunha é o dono do comércio e para além de entrevistas ao próprio nada pode sair no jornal que possa bliscar a sua imagem!

«Comércio do Seixal e Sesimbra» disse...

Exmo Sr. «Anónimo» das 14h53 dos blogues «Rumo a Bombordo» e «Revolta das Laranjas»

O semanário «Comércio do Seixal e Sesimbra» lamenta que não tenha tido a coragem de se identificar e de apresentar os dados que comprovem a grave acusação que aqui regista sobre a propriedade do único semanário do concelho do Seixal e Sesimbra.
No entanto, deixamos o nosso email para que o faça directamente, uma vez que somos uma empresa independente e assim poderemos provar-lhe isso, a si «anónimo» e a outros que dão a cara quando fazem publicamente a mesma acusação: comerciodoseixal@gmail.com

Esta não se trata de uma acusação brejeira nem é novidade para o «Comércio do Seixal e Sesimbra». Várias têm sido as acusações políticas nesse sentido, o que prova que, em menos de um ano, o «Comércio do Seixal e Sesimbra» já conquistou um elevado lugar na sociedade destes dois concelhos, para assim ser disputado.
Estas acusações demonstram falta de coragem e receio face ao que o «Comércio do Seixal e Sesimbra» possa fazer/divulgar no concelho.

«Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação»
A equipa do «Comércio do Seixal e Sesimbra», que tem sempre as suas portas abertas para quem connosco queira colaborar ou auditar.

Pestana disse...

Ainda estou perplexo a ler este comentário, não quero acreditar que os Comunistas desçam tão baixo. Isto é muito grave e só pode demonstrar que estão apavorados e á deriva.

Anónimo disse...

Só duas pequenas notas:
Embora não sendo "Fan" do Sr. Vereador, concordo na totalidade com a avaliação que faz da argumentária comunista.
A forma muitas vezes vil e calculadamente mentirosa, como o fazem, devia ser punida, e não me refiro só nas urnas.
Subscrevo na totalidade o texto do vereador Samuel, e exorto-o a continuar, pois é esse o seu dever como vereador da oposição e membro da sociedade democrática deste concelho.

Jorge Pieta disse...

Ai comunismo, comunismo, a quanto obrigas!

nuxa disse...

Samuel, mesmo tentando denegrir a sua imagem o PCP não vai lá. Aproveite o seu charme pois nós mulheres achamo-lo um pão.

Anónimo disse...

Quem é o Paulo Edson?

Afonso disse...

Samuel, lembrei desta para ti, encaixa que nem uma luva.
"A ambição parece sempre começar por onde devia acabar"
Há Há Há, estava bricar.

julia disse...

Vai longe Samuel, eles até treme cada vez que falas. Faz ver a esses incompetentes quem tu és. Vai longe.

Mónica disse...

Vai em frente Samuel.
És lindo.

Anónimo disse...

Paulo Edson tem dois grandes problemas para ser um bom candidato: 1.º Ninguém o conhece; 2.º Quem realmente o conhece não vota nele.
Por outro lado tem uma coisa muito boa é parecido com o Obama. Parece que nas autárquicas brasileiras isso produziu resultados supreendentes.

Joaquim disse...

Ora aqui está um comentário que o Samuel deveria censurar.
Este é de indole racial.
Está a ver que tenho razão seu oportunista.

Anónimo disse...

Ó JOAQUIM DECIDA-SE É FAVOR DA LIVRE EXPRESSÃO, CONTRA A CENSURA, OU A FAVOR DE UMA LIBERDADE DE EXPRESSÃO CONTROLADA AO JEITO DAS DEMOCRACIAS MUSCULADAS OU AINDA, EVENTUALMENTE, DE UMA CENSURA SELECTIVA?!?
JÁ NÃO HÁ PACHORRA!!! HÁ FALTA DA CAPACIDADE REAL DE ARGUMENTAÇÃO E ENTÃO NADA ESTÁ BEM!!
NO ENTANTO TAMBÉM CONSIDERO ESSE POST UM TANTO OU QUANTO XENÓFOBO EMBORA TENHAM SURGIDO ALGUMAS NOTÍCIAS NESSE SENTIDO...
HS

Google