12 minutos que valem bem um mandato

Este é o editorial do DN de hoje. Fala do Barreiro mas podia falar do Seixal.

"A candidatura do município do Barreiro ao programa de Valorização das Frentes Ribeirinhas e Marítimas, no âmbito do actual quadro de financiamentos comunitários, não foi aceite por ter sido entregue 12 minutos para além do fecho do prazo estabelecido. A população do Barreiro vê- -se, assim, espoliada em 3,5 milhões de euros, bem necessários para qualificar a sua frente ribeirinha.

No debate sobre a nova travessia do Tejo, Carlos Humberto, presidente da Câmara do Barreiro, exaltou a nova travessia e os benefícios que traria para os concelhos da Margem Sul. Apanhado em flagrante delito de incompetência, recusa assumir a responsabilidade política da gafe dos serviços que tutela. Perante o coro unânime da oposição, o edil do Barreiro jura jamais se demitir.

Eis um exemplo acabado de actuação política da qual é urgente o País se livrar quanto antes. Tempo é dinheiro. Neste caso, é muito dinheiro e quem lida com ele de forma tão irresponsável deve sair. Se não for já, que seja em Dezembro de 2009, pelo voto esclarecido e sancionador dos eleitores do Barreiro."

16 comentários:

Paulo Edson Cunha disse...

Samuel, vê também no meu blogue o link para o jornal "o público" a Nota de Imprensa conjunta do PS,PSD e BE sobre a situação do Seixal.
Aqui:
http://pauloedsonc.blogspot.com/2008/09/nota-de-imprensa-ps-psd-e-be.html.
Abraço

Joaquim Fonseca disse...

D. Samuel Cruz, Tem toda a razão, temos de correr com os atletas que gostam de dormir no periodo da manhã.

João Afonso disse...

A competência do PS vê-se pelo facto de gerir uma Câmara da AML que até ao presente não conseguiu qualquer aprovação de fundos do QREN, e que é Odivelas, ou pelo facto das Câmaras do PS da AML estarem todas com candidaturas aprovadas inferiores ao Seixal!
Verbas QREN /// Investimento total

1-Almada (CDU) 5.210.000,00 /// 11.685.000,00

2-Seixal (CDU) 3.727.000,00 /// 10.115.000,00

3-Vila Franca Xira (PS) 3.625.000,00 /// 10.358.000,00

4-Sesimbra (CDU) 3.302.000,00 /// 6.604.000,00

5-Setúbal (CDU) 2.535.000,00 /// 8.499.000,00

6-Moita (CDU) 1.831.000,00 /// 3.661.000,00

7-Amadora (PS) 1.440.000,00 /// 2.880.000,00

8-Cascais (PSD) 531.000,00 /// 1.311.000,00

9-Lisboa (PS) 262.000,00 /// 749.000,00

10-Sintra (PSD) 233.000,00 /// 668.000,00

11-Barreiro (CDU) 204.000,00 /// 583.000,00

12-Loures (PS) 203.000,00 /// 580.000,00

13-Montijo (PS) 184.000,00 /// 526.000,00

14-Mafra (PSD) 120.000,00 /// 343.000,00

15-Oeiras (independente…) 90.000,00 /// 180.000,00

16-Palmela (CDU) 82.000,00 /// 234.000,00

17-Alcochete (CDU) 21.000,00 /// 43.000,00

18-Odivelas (PS) 0,00 /// 0,00

Velas do Tejo disse...

Uma manif já!

Uma corrente humana à volta da Baía?

Lutem com as mesmas armas que a "Peste Vermelha" há-de cair!

Anónimo disse...

Pelos números apresentados pelo João Afonso e não desmentidos por ninguém a corrente humana à volta da baia deve ser para agradecer aos nossos autarcas pelos excelentes resultados conseguidos até ao presente, e pdirmos a Deus que nos livre dos incompetentes do PS e do PSD, já repararam que o Seixal conseguiu mais fundos comunitários que as 3 CÂmaras do PSD? E mais que todas as Câmaras do PS, excepção a Vila Franca de Xira? Como são incompetentes os autarcas do PS de Lisboa, Loures e Odivelas que conseguiram apenas 450.000,00 de fundos comunitários?

Julío Fonseca disse...

Espero que os senhores não promovam a censura. Eu estou desconfiado que existe uma certa selectividade na publicação de comentários. Dir-vos-ei, caso tenha as certezas que escolhem os comentários, denunciarei nos meios adequados a vossa postura.
O Dr. Samuel é muito novo para ter passado pelos meandros da censura, mas gostaria de lhe lembrar, caso tivesse passado por ela certamente que corrigiria a sua patologia.
Espero que esteja enganado.
Obrigado

Obrigado

Julío Fonseca disse...

Espero que os senhores não promovam a censura. Eu estou desconfiado que existe uma certa selectividade na publicação de comentários. Dir-vos-ei, caso tenha as certezas que escolhem os comentários, denunciarei nos meios adequados a vossa postura.
O Dr. Samuel é muito novo para ter passado pelos meandros da censura, mas gostaria de lhe lembrar, caso tivesse passado por ela certamente que corrigiria a sua patologia.
Espero que esteja enganado.
Obrigado

Obrigado

Gramsci disse...

“A prossecução deste grande desígnio estratégico, indispensável para assegurar a superação dos mais significativos constrangimentos à consolidação de uma dinâmica sustentada de sucesso no processo de desenvolvimento económico, social...”

http://www.qren.pt/item3.php?lang=0&id_channel=34&id_page=202

Porque será que os valores serão mais baixos nas Câmaras com uma politica competente.?????????????????????????????????????????????????????????????????????

Eu não sabia porquê. Mas lendo os comentários desta maralha (peço desculpa pelo palavreado), cambada de mentirosos e chupistas. Duvidei.
E fui pesquisar na net, o que era essa coisa a que se referiam como QREN.
De facto fiquei um bocado elucidado de que só se dá a quem necessita.
E vá-se lá saber porque este é um concelho necessitado.......... porque será?

outsider disse...

1º A Incompetência não deve ser exclusiva dos PCs

2ª No Seixal os PCs mandam à 33 anos, e por isso são OS culpados das coisas que se fazem neste concelho (boas e más)

3º A responsabilidade política deveria ser honrada (num mundo ideal), e como tal tamanha "broa" (independentemente dos culpados) deveria levar o Vereador responsável a assumir as suas responsabilidades.

4º Ser Vereador não é apenas fazer de presidente na ausência do dito cujo. Não é apenas aparecer nas comemorações de qualquer colectividade "fantoche" e dizer umas bocas com cara de sério para aparecer no boletim, ou fazer de grande chefe da "quinta" (pelouro designado pelo partido).

5º O Sr. Vereador Joaquim Santos deve demitir-se...

6º As restantes forças partidárias devem "cobrar" tamanha "bronca" aos PCs, e zelar para que se chegarem ao poder, 33 anos depois não façam uma parecida.

7º a acreditar pelo movimento nestes últimos tempos a Festa do Avante foi mais importante.

8º não se sairá deste polvo a combater a máquina agit-prop com blogues. É importante que a luta saia deste media e seja assumida por todos os Seixalenses que pretendem outro Seixal

9º Como nota final até acho que o dinheiro dos fundos europeus é normalmente mal aproveitado por todos os Portugueses (e a acreditar nas estatísticas europeias, devo ter razão), mas esta é demais... A incompetência tem de ser combatida.

Saudações democráticas

Seixalense Atento disse...

Em resposta ao anónimo de 9 de Setembro de 2008 8:46

Será que as câmaras do PS e do PSD como diz são incompetentes por não receberem tantas ajudas como as do PCP?
Ou será que os concelhos em que são poder não possuem áreas ou projectos que possam se candidatar ao QREN?
Meu caro as câmaras do PCP/CDU eu sei perfeitamente, que têm muitas áreas em que podem se candidatar, e dessa forma apresentaram muitas candidaturas e algumas até foram aprovadas como, as verbas atribuídas e apresentadas num comentário anterior.
Agora pergunto eu! Isto é sinal de competência? Penso que não, pelo contrário é falta dela, senão vejamos, o caso do Seixal, as grandes obras feitas no concelho são as foram realizadas pelo governo central: Terminal dos Barcos; metro sul do Tejo; alargamento da A2; Comboio da Ponte bem como os parques dissuasores; e muitas outras, eu pergunto agora! e as da C.M. Seixal aonde estão? A câmara só faz obra com dinheiros das grandes superfícies, querem melhor exemplo que o viaduto de Corroios! Parou de entrar dinheiro do Carrefur parou a obra, o túnel da Cruz do Pau quem pagou? As obras da Baia da Amora quem pagou?
Por essa razão a câmara se candidatou aos fundos do Qren, porque só assim faz obra, porque essas verbas têm obrigatoriamente que serem gastas nesses projectos, porque senão faziam o mesmo que fazem às verbas da câmara ou seja aos cerca de 200 Milhões de euros anuais, ninguém compreende como é possível com tamanho orçamento não existir obra.
Mas existe um boletim municipal que custa quase um milhões de euros, já não é mau, sempre tem um fotógrafo sempre acompanhar o presidente de câmara com a única tarefa de lhe tirar varias fotos para serem publicadas no boletim municipal, é o que faz ter um presidente vaidoso, mas incompetente.
Conclusão: Aqui no Seixal é evidente a incompetência por parte deste executivo PCP/CDU em gerir o orçamento da câmara, e só consegue fazer obra com fundos vindos do governo central, a exemplo de todas as câmaras comunistas, esta a razão das câmaras comunistas terem mais verbas, é por falta de obra feita nos respectivos concelhos.

Anónimo disse...

O silêncio do vereador Samuel acerca da anómala situação que se vive na Associação do Pinhal do General com um camarada seu não só nos ensurdece como nos esclarece sobre o voto que merece nas próximas eleições autárquicas.
De censura e de censores ficámos fartos na ditaura.

Samuel Cruz disse...

Caro anónimo,

Nada me obriga a responder-lhe, uma vez que não se identifica, no entanto deixo-lhe apenas umas breves notas:
1. Neste Blog não existe censura, como pode comprovar pela publicação do seu comentário. Se exitiram comentários que não foram publicados, tal apenas se deve ao facto de na minha análise, poderem acarretar responsabilidade criminal e, não sendo possível identificar o seu autor, a responsabilidade ser minha. Acontece que declino a responsabilidade de responder criminalmente por afirmações que não proferi... Não me parece nenhum exagero!
2. Assim como não existe censura neste Blog, espero que compreenda e respeite que também tenho o direito de me pronunciar, ou não, sobre os assuntos que entendo.
2. Assim não me pronuncio sobre a vida interna de nenhuma associação por uma questão de principio (a menos que seja parte interessada claro), ou seja, a menos que seja sócio. Assim não me pronuncio sobre a vida interna das AUGIS, das associações desportivas, culturais ou de qualquer outro tipo. Não vejo razão para alterar agora este tipo de comportamento. sabe do convento quem lá está dentro!
3. Como é nas adversidades que se vêem o caracter dos homens, sempre lhe direi que sou amigo do Alberto Sardinha e não existe nenhuma regra escrita ou moral que me obrigue a dizer mal dos meus amigos.

Anónimo disse...

Sr. Vereador Samuel felicito-o pelo seu comentário das 20,32. é de uma extrema correcção a sua posição em relação a problemas internos de uma associação. Não querendo pronunciar-se ou imiscuir-se deixando para a associação em causa a resolução dos seus próprios problemas mostra que sabe respeitar o espaço dos outros. Ao contrário a CDU não permite que nenhuma associação funcione sem que eles a controlem, o que é bem antidemocrático e assemelha-se bem à antiga maneira pidesca da vida portuguesa no seculo passado. Século passado que é ondes estes senhores do PC ainda estão, pré-históricos diria eu até. Parabéns Vereador Samuel pelas suas posições assumidas e bem haja! Um abraço.

Costa disse...

Onde esteve o seu carácter quando decidiu assumir o pelouro na CMS contrariando ordes emanadas da CPC?
São em ocasiões como estas que se vê o caracter e se criam as grandes amizades. Quanto as adversidades,com tempo se verá. Para atingir os seus fins até se alia ao Diabo. Com paciência veremos o seu comportamento.

Costa disse...

Onde esteve o seu carácter quando decidiu assumir o pelouro na CMS contrariando ordes emanadas da CPC?
São em ocasiões como estas que se vê o caracter e se criam as grandes amizades. Quanto as adversidades,com tempo se verá. Para atingir os seus fins até se alia ao Diabo. Com paciência veremos o seu comportamento.

atentex disse...

Andam a gozar conosco, agora levam com esta:
Diz a Manela Ferreira Leite para o Secretário:
- Vou atirar esta nota de 100 Euros pela janela e fazer um português feliz.
- Srª Ministra não acha preferível atirar 2 de 50 e fazer 2 portugueses felizes? - diz o Secretário.
- Não faça isso Srª Ministra. Atire 20 notas de 5 e faça 20 portugueses felizes! - diz o Escriturário lá no seu canto.
Ouvindo isto tudo, sugere a senhora de limpeza:
- Porque é que a senhora não se atira da janela e faz dez milhões de portugueses felizes?

Google