Sud Express Lisboa-Paris

O comboio Sud Express carrega, em si mesmo, um significado histórico-político. Por ele passam histórias de quem fugia do antigo regime. O Sud era o comboio da liberdade portuguesa, um símbolo para os dias de hoje.
Por tudo isso, era grande a expectativa de nele andar, para ver como era tudo aquilo que ouvira e lêra, contudo, depois do sonho realizado a desilusão foi completa. Para começar, os bilhetes são caros, cada um custando mais de 50 euros. Em cada carruagem viajam mais de oito pessoas, algo pouco simpático para quem passa mais de oito horas sentado. A somar a tudo isso, o comboio era de 1974, o que só veio comprovar ainda mais a má relação qualidade/preço.
Para mim, que queria reviver os tempos do regresso de Mário Soares, não valeu a pena.
Salvou-se a ternura de um companheiro de viagem que, sozinho, com 83 anos de idade, voltava a Paris, cidade onde tinha nascido, mas que tinha abandonado aos 8 anos de idade. Cumpria-se assim o sonho de uma vida!
Aqui fica o testemunho.

1 comentário:

jose assis disse...

Meu caro Samuel ,

Se o comboio era de 1974 e tu querias reviver a viagem do Dr Mário Soares significa que os franceses, em homenagem ao que se passou nessa época, te ajudaram a reviver, a ti e a quem quiser, guardando a reliquia carruagem como recordação.
um abraço e espero também fazer esse teu percurso com um olhar de quem nasceu em 1969 .
José Assis.

PS- Até no número de pessoas que viajam os nossos fraternos franceses nos fizeram a vontade permitindo mais que dois passageiros, já que, antes da data da carruagem, em Portugal era uma manifestação e ainda por cima ilegal . Estes francofonos estão cada vez mais "á frente"

Google