Pedale pela sua saúde

O título deste post é uma das principais iniciativas desenvolvidas por esta câmara municipal desde 2003, de acordo com o referido na página WEB da Agência Municipal de Energia do Seixal. A iniciativa em causa tem por objectivo sensibilizar as pessoas para a necessidade de optarem por meios de mobilidade mais saudáveis e sustentáveis a nível ambiental, como é o caso da bicicleta.
Até aqui tudo bem, não fosse o facto de a Câmara Municipal do Seixal ficar por aqui no que diz respeito aos objectivos citados supra.
Senão vejamos:
Possui a Câmara Municipal do Seixal uma rede de ciclovias que permita às pessoas deslocarem-se internamente por todo o concelho, de forma rápida e segura?
Possui o município do Seixal parques de bicicletas, nomeadamente junto ao cais fluvial do Seixal e das estações de comboio, como os que existem na Holanda, onde a mobilidade das pessoas e a sustentabilidade urbana e ambiental é de facto uma realidade, permitindo que quem queira fazer ligação com os principais meios de transportes públicos com ligação a Lisboa o possa fazer de forma cómoda, eficaz e segura?
Não! Não possui!
Assim, bom seria que a Câmara Municipal do Seixal, ao invés de promover iniciativas como o Domingo sem carros, de resultados senão inconsequentes pelo menos desconhecidos, implementasse as medidas anteriormente citadas e com resultados concretos em termos de mobilidade urbana e da qualidade de vida das pessoas.
Estas sim seriam medidas profícuas, não se esgotando num mero domingo ou num mero panfleto de sensibilização.
Como tal, criar uma boa rede de ciclovias e de parques de estacionamento para bicicletas seria uma boa forma de incentivar os munícipes a deslocarem-se neste meio de transporte na sua vida diária, se não na totalidade pelo menos em parte, tal como acontece nos países nórdicos, independentemente do nosso município não ser totalmente plano.

José Louro

3 comentários:

Anónimo disse...

O sr. Vereador por favor corrija o link da acta n.º5, pois penso que já não é possivel aceder.

Anónimo disse...

Retirei de um blog interessante do Seixal e pensei que toda a gente deveria ter conhecimento:
"Encontra-se aberta desde ontem a discussão pública do Plano de Pormenor de Vale de Chícharos, nos termos do artigo 77.º do Decreto -Lei está a decorrer por um período de 22 dias úteis, com início em 22 de Julho (Tempo de Férias!?).
O referido Plano de Pormenor encontra -se patente ao público
nos seguintes locais:
Paços do Concelho, Rua de Fernando de Sousa, 2, Seixal;
Atendimento público da Divisão Administrativa de Urbanismo, Largo
dos Restauradores, 13, Seixal;
Junta de Freguesia de Amora. "

Samuel Cruz disse...

Realmente a Acta nº5 tinha ganho vontade própria e não aparecia. Obrigado pela informação, a situação já está resolvida.

Google