Para peneirar o Seixal

Na Grécia Antiga, Sócrates um dia foi abordado por um amigo...

- Sócrates, sabes o que acabei de ouvir acerca de um dos teus alunos?

- Espera um momento - disse Sócrates. Antes de continuares, quero fazer-te um teste. Chama-se o Teste das 3 Peneiras.

- Teste das 3 Peneiras?!

- Sim - continuou Sócrates. Antes de me dizeres seja o que for acerca do meu aluno, vamos peneirar aquilo que me queres dizer.
A 1ª Peneira é a Verdade. Tens a certeza absoluta que o que me vais dizer é Verdade?

- Não... eu só ouvi...

- Tudo bem - disse Sócrates. Então não sabes se realmente é Verdade ou não. Vamos tentar a 2ª Peneira.
A Peneira da Bondade. Aquilo que me vais dizer acerca do meu aluno é algo Bom?

- Nem por isso...

Então Sócrates continuou.
- Queres dizer-me algo mau acerca dele, mesmo sem saberes com certeza se é verdade?

O amigo ficou embaraçado. Sócrates continuou...
- Ainda tens a hipótese de passar o teste, porque existe uma 3ª Peneira - a Peneira da Utilidade. O que pretendes dizer acerca do meu aluno vai ser-me muito útil?

- Acho que não.

- Bem... - concluiu Sócrates - se o que me queres dizer, não tens a certeza de que seja Verdade, não é Bom, nem Útil para mim, porque mo queres dizer?

O amigo estava envergonhado!

"Sócrates foi um Grande Filósofo e um Grande Ser Humano!"

7 comentários:

Anónimo disse...

vereador Samuel antes de falar sobre o trabalho da Câmara, faça o teste das 3 peneiras, vai ver que fica muitas vezes calado... Isto se fizer bem o teste!!!

Samuel Cruz disse...

Caro anónimo,

Olhe que não, olhe que não!

Samuel Cruz disse...

... É que aquilo que aqui escrevo passa sempre na primeira peneira: A da verdade!

Anónimo disse...

Senhor vereador por isso é que a Câmara dava um subsidio de € 40.000,00 para os prémios Radio Baia... E a Câmara tinha responsabilidades na morte que houve nas antigas oficinas... E a Câmara está em situação de falência... Isto só para dar alguns exemplos das verdades que aqui se escreve... Pois é senhor verador chumbou no teste!!!

Samuel Cruz disse...

Há anónimos que só se compreende o seu anonimato pela vergonha em se assumirem perante as afirmações que fazem.
Já aqui disse e volto a repeti-lo: o valor do subsídio p/ os prémios Rádio Baia foi uma GRALHA! E não é das que voam.
Qto à Câmara ter responsabilidades na morte ocorrida nas antigas oficinas, em lado nenhum me terá ouvido/lido dizer tal coisa, pedi apenas para ser feito um inquérito ao incidente (algo que, por sinal, a autarquia aceitou).
Já no que se refere à "Câmara estar em situação de falência", da minha boca ou escrita nunca sairam tais palavras e nem sequer isto foi tema deste mandato.
É por isso que, como já acima disse, compreendo o seu anonimato...

Jorge Neves disse...

Dr. Samuel, relembre a esse anónimo o que aconteceu há uns ano com o menino que caiu no colector do esgoto. Sabe eles atiram as pedras ao ar (pensão que são foguetes - "fogueteiro") e depois cai-lhes em cima. Só para que não caia no esquecimento, assisti a algumas diligências no Tribunal de Família e Menores da Comarca do Seixal e o que posso dizer é que foi uma vergonha. Não por parte dos Magistrados nem dos Juízes, nem pelo Advogado de Defesa, mas tão só pela posição assumida pela CMS nas pessoas dos seus representantes. Mais digo que a grande diferença da situação, é que se isto tivesse acontecido num país nórdico, chamar-se-ia a uma solução no imediato e a assunção da culpa seria assumido pela instituição pública. Aqui no Seixal, como a imputação da culpa e por conseguinte da responsabilidade é um capítulo de difícil prova, aproveitou-se o facto para se esconder atrás da figura da imputação. Os responsáveis esqueceram-se que haviam valores superiores aos que estão habituados a defender, esqueceram-se que havia um ser humano, uma vida, um jovem que não tinha atingido a flor da idade, esqueceram-se que há uma mãe, um pai, que existe família e que de um momento para o outro essas pessoas desapropriaram-se da razão de viver.
Dr. Samuel esta é a VERDADE assim como é a questão do rapaz que morreu electrocutado.
Para algumas pessoas com patologias mentais, recomendo a ingestão de fósforo...

disse...

Muito bom, bem lembrado! E ainda hà anormais que vêm para aqui com "conversa" e acabam a dar tiros no pé, mas felizes(embora envergonhados atrás do anonimato)... Santa paciência que tens para ainda responder, quase pareces, e isto é apenas uma analogia, o Santo António... Deixa lá os pobres de espirito falar...

Google