Comentário para o Comércio do Seixal - Plano de Pormenor da Torre da Marinha

Este é o texto que podem comentar para a edição desta semana do Jornal Comércio do Seixal e Sesimbra, numa rubrica conjunta com o Blog Revolta das Laranjas.
Em época estival acontecem as festas populares por todo o concelho. Sucede que de popular já nada têm estas festas e a sua organização pertence integralmente ao poder autárquico. Também por isso, a máquina de propaganda da Câmara encarrega-se de instalar um stand onde são anunciadas as futuras obras do regime.
Este ano o grande projecto anunciado é o Plano de Pormenor da Torre da Marinha (com direito a maquete e tudo).
Ao mesmo tempo em declarações a um órgão de comunicação social o vereador do Ambiente, revelou, a propósito deste plano que irão nascer ali "novas áreas urbanas e um parque municipal com zonas verdes".
Um parque municipal com zonas verdes? Diz o vereador do ambiente da CMS.
Vejamos então os números da futura zona verde do Seixal:

Área de construção prevista: 133.669 m2

Número total de fogos: 1200

400 fogos serão propriedade da Câmara Municipal do Seixal

Índice global de construção 0,39, numa área maioritariamente classificada como agrícola ou de protecção paisagística.

Por fim referir que não se vê bem na maquete, que os edifícios a construir aparecem transparentes, mas para os terrenos das antigas oficinas municipais estão previstas duas torres de doze andares cada uma e para os semáforos do Fogueteiro uma de 15.

Resta dizer que já defendi em reunião pública de Câmara que toda aquela área fosse destinada a um grande parque urbano, à semelhança do Parque da Paz em Almada e de tantos outros bons exemplos que nos chegam de todo o país.
Na ocasião, também pelo vereador do ambiente foi-me respondido que em Almada havia o Almada Fórum que teria "patrocinado" aquelas obras...
Pois é, no Seixal não há o Rio Sul Shopping!
Vamos lá a comentar.

16 comentários:

Anónimo disse...

A demagogia do Vereador Samuel é total, este texto é mais um exemplo de que V. Excª não passa de um demagogo sem ideias, que sonha ser cabeça de lista do PS nas próximas autárquicas, mas que como já sabe que o PS não o quer como cabeça de lista sonha com uma candidatura populista, de braço dado com os laranjas do Paulo Cunha...

António Pires disse...

Força Vereador Samuel. O comentário anterior é a prova que os comunistas andam assustados consigo. A verdade é que antes da sua presença na Câmara nada disto de se sabia.
O PS é um Partido de pessoas inteligentes e se quer ganhar as eleições de certeza que o vai escolher para candidato.

Manuel Queiróz disse...

O que era bom era que a CDU e os verdes que integram a coligação viessem aqui dizer que isto não é nada assim!
Cambada de demagogos é o PCP que atiram lama mas não provam nada.
Estão assustados não é?
Isto antes não se sabia.

Mariana disse...

Uma torre de quinze andares no Fogueteiro?
Mas quem é o doido que autoriza estas coisas?
O que vai ser do futuro dos nossos filhos?
Onde pára a polícia?

João Silva disse...

Sr. Vereador será que nos pode dizer se os donos destes terrenos também são empresas sedeadas em zonas off-shore, como as que habitualmente negoceiam com a Câmara do Seixal? Estou a falar dos terrenos da Flôr da Mata e do Bairro da Jamaica, para ninguem me chamar demagogo.

João Afonso disse...

O Sr. Vereador só se esqueceu de dizer que o autor do projecto é o seu camarada Manuel Salgado, Verador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa.

Ana disse...

Espero que as férias tenham sido bastantes revigorantes e que se encontre com toda a energia para o novo ano de trabalho.
Há sempre alguém que tenta desviar a atenção, errar é humano, embora uns errem mais do que outros, talvez por serem mais humanos. Para mim o grande erro da CDU (PCP) no Seixal é ter politicas de pura gestão capitalista e não o assumirem, antes pelo contrário continuam com as conversas demagógicas dos pobrezinhos. Não tenho nada contra o capital quando honesto, investidor, reinvestidor, mas tenho muito contra quem usa e abusa dele e profere discursos demagógicos.
O Parque da Paz em Almada está para o Fórum, como as vias que se criaram no Seixal estão para o grupo Sonae, só que aqui houve a preocupação de criar as acessibilidades que conduzissem às catedrais de consumo, ao endividamento das famílias, de onde se pode concluir que houve uma politíca capitalista, enquanto outros aproveitam os patrocinios para criar mais qualidade de vida para os seus municípes.
Quanto ao Manuel Salgado ser o autor, dá-me mais tranquilidade pois do mal ao menos o projecto será de qualidade.
Para além disso apesar de não ter nada a ver com o PS, tenho a convicção que é dos partidos mais democráticos em Portugal onde existe a liberdade de cada um usar o seu bem mais precioso, a sua cabeça, ninguém pensa pela cabeça de ninguém.
Então lá vamos nós ao trabalho.

Anónimo disse...

Só agora já não passou a fase dda discussão pública??

Anónimo disse...

Aproveitar as festas para efectuar propaganda sempre foi um facto. Que neste momento se vai sabendo mais sobre os planos dos ilustres autarcas da CDU e que antigamente pouco se sabia é um facto. A minha dúvida é se estes factos estão a chegar á população do Seixal? se os mesmos estão a ser advertidos para o facto de, se nada fizerem, tudo ficará na mesma.
Como é óbvio á muito tempo que a CDU do Seixal se rendeu ao poder do betão, veja-se a quantidade de fogos autorizados a construir. Significa que o Concelho continuará a crescer e as infraestruturas a ser as mesmas. Conclusão... a tão apergoada qualidadde de vida no Seixal está a desaparecere. Já agora... os 400 fogos na Torre da marinha são para quem?

Samuel Cruz disse...

Boa questão, a última colocada.
Podia-se destinar a realojamento de famílias carenciadas, habitação para jovens mas não. Estou certo que este "direito a construir" será muito rapidamente vendido pela Câmara para compensar o orçamento municipal. São as chamadas receitas extrordinárias. já contempladas aliás no orçamento municipal deste ano.

Anónimo disse...

Vereador da CDU, perde subsidio de 6 milhões por manifesta incompetência.

JuventudeSeixal.blogspot.com

João Mendes Alburquerque disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rui Pereira disse...

Em resposta ao primeiro anónimo, o mesmo deve ser ou fazer parte da PIDE existente no Seixal, que tem o desígnio de PCP.
A câmara do Seixal, ou seja o seu executivo, conseguem ser bem piores que a PIDE, porque são corruptos, e fomentam a pobreza, dessa forma tornam a população mais submissa, assim será mais fácil satisfazer a mesma, com muito pouco.
Tenham vergonha, seus ladrões, e pior que ladrões são incompetentes.
Falaram tanto da guerra do Iraque, então agora não dizem nada sobre a barbárie da invasão da Geórgia?
São uns incoerentes, vocês não são comunistas, a maioria nem sabe o que isso é, são é COMODISTAS, profanadores da riqueza do povo.

Samuel Cruz disse...

Um comentário publicado por alguem que se identificou como João Mendes Albuquerque, foi guardado. Em virtude do mesmo conter afirmações passíveis de acarretar responsabilidade criminal para o seu autor, o mesmo será publicado apenas se o mesmo me fizer chegar a sua correcta identificação.

Samuel Cruz

Samuel Cruz disse...

Caro JMA,

Aguardo as informações que se disponibilizou a fazer-me chegar, as quais darei a minha melhor atenção.
Atentamente,

Anónimo disse...

6 milhões de euros de fundos perdidos porque o vereador joaquim santos enviou a candidatura atrasada. Espero que sejam pedidas responsabilidades ao responsáveis

Google