O poder não se pode sustentar na arruaça.

Ontem assisti ao que já pensava ser impensável ao fim de 33 de regime democrático. O Partido Comunista mostrou do que é capaz quando sente que o tapete lhe está a fugir debaixo dos pés.
O que se passou ontem no Pinhal do General é vergonhoso de mais e, só visto, porque se não tivesse visto, não acreditaria no que me pudessem contar.
E tudo isto porque a Assembleia de Freguesia de Fernão Ferro, com toda a legitimidade democrática, ousou aprovar e levar à pratica uma deliberação pela qual os membros da Assembleia de Freguesia iriam promover encontros com as populações para as oscultar nas suas reivindicações e anseios. Como já o tinha informado aqui neste blog, o Partido Comunista, na plenitude do seu desejo de falar com as populações, votou contra, mas como não tem a maioria, com os votos a favor do PS e PSD a proposta foi aprovada.
Por aqui se vê como os comunistas gostam de dialogar com as populações.
Os membros do PS e do PSD da Assembleia de Freguesia, no cumprimento do seu dever de eleitos divulgaram o encontro a realizar na Associação dos Amigos do Pinhal do General. Até aqui tudo normal, só que, vergonhosamente o Partido Comunista, em concertação com o Executivo da Junta, colocaram a circular um abaixo assinado para mobilizar pessoas a deslocarem-se para o mesmo local e à mesma hora para debater questões da AUGI, quando na realidade bem sabiam que não seria a direcção da AUGI que estaria na mesa, mas sim os eleitos do PSD e do PS na Assembleia de Freguesia. Claro que esta manobra tinha como objectivo fazer sentir à população que estava ali enganada.
Gerou-se a maior das confusões onde foi notória a acção concertada do Partido Comunista e do Executivo da Freguesia com vista a tentarem boicotar a intervenção dos eleitos do PS e do PSD. Confesso que não acreditaria se não tivesse visto o comportamento do Presidente da Junta que se esmerou no boicote aos trabalhos do outro órgão eleito democraticamente na Freguesia de Fernão Ferro.
Senhor Presidente da Junta, quem não deve não teme e permita-me que lhe diga, como já no local tive a oportunidade de lhe dizer, o direito de falar com os habitantes de Fernão Ferro não é um exclusivo seu. Critique o que entende ser de criticar, mas deixe que os outros possam apreciar o seu trabalho com objectividade porque lhe será reconhecido mérito e demérito, como é natural. Aceite as regras do jogo democrático.
Como foi possível tão baixo comportamento, de quem se esperaria o respeito institucional do Executivo aos membros da Assembleia de Freguesia, só porque estes no exercício do seu mandato, saíram da Assembleia e colocaram-se à disposição das populações para dialogarem com ela?
O Partido Socialista e o Partido Social Democrata não podem calar-se a esta afronta, devem mobilizar-se e por todos os meios que estejam ao seu alcance, devem informar a população da falta de democraticidade demonstrada, mais uma vez e de forma acintosa, pelo Partido Comunista.
O caciquismo e a democracia da arruaça devem ser combatidos.
Os que sustentam o seu poder nestas atitudes não podem ser considerados democratas.

15 comentários:

Ponto Verde disse...

AHHH! Pois ! Porque não estou surpreendido ?

Não há democracia no Seixal!

A toda e qualquer prática ou tentativa de prática democrática de cidadania há uma tentativa sistemática de descredibilizar e anular.

Há por norma um infiltrar ou tentativa de infiltrar por elementos afectos ao PCP, grupos de cidadão ou movimentos de descontentamento , se possível com recurso a material gráfico fornecido pela autarquia.

Depois há uma tentativa de abortar tentativas de divulgação nos meios de comunicação.

E por último, no Palco Democrático das reuniões de Câmara , é o que o Sr.Vereador tão bem conhece, a prepotência dos eleitos, a coacção verbal e até o uso de outras ameaças , de prisão já eu ouvi!

Anónimo disse...

Estive presente na primeira reunião de encontro com a população no GrupO Desportivo e Cultural de Fernão Ferro, no qual esteve presente, também, entre a assistência, o Presidente da Junta.
Quanto à qualidade desta malta, e nomeadamente do Pessidente da Junta , é à imagem e semelhança do líder, ou melhor, do professor de trabalhos manuais.
Chega desta gente...

Anónimo disse...

Como hj há AM penso que é assunto para ser trazido à liça na AM.

Anónimo disse...

O que aconteceu em Pinhal do General não espanta nada. Estes são os metodos que o PCP usa no concelho há muitos anos. Muita gente não se apercebe mas os controleiros fazem isso com os vizinhos nas ruas ondem moram nos condominios. São as lições que recebem do PCP nas suas assembleias para molestarem os vizinhos que não são do partido e fazem-no religiosamente. Em reunião de condominos há boicote a todas as ideias que não venham de militantes do partido. É claro que isto só se verifica nas zonas do concelho onde o PCP tem mais militantes. Mas incomodam e principalmente porque o fazem de forma bem camuflada parecendo que as coisas acontecem normalmente até os que não são do PCP desistirem de uma ou outra coisa que pretendiam. Infernizam quem ao pé deles mora. São especialistas em fazer boicotes mas infelizmente para eles agora a população em geral começa a perceber quem estes senhores são e o que fazem. O que aconteceu em Pinhal do General é fruto de o PCP ser um partido antidemocratico e os eleitos serem gente mal formada. Será que num estado de direito há lugar para um partido com estas caracteristicas? É pratica do PCP usar a arruaça contra o governo por tudo e por nada e mais vergonhosamente usando os trabalhadores da camara pagos com os impostos de todos nós. Agora para boicotar a intervenção da oposição em esclarecimento da população usou os mesmos metodos, os que conhece. Sr. Vereador Samuel não desista os eleitos da CDU estão desesperados. Não têm obra feita não têm competencia não tem educação têm um apoio eleitoral minusculo num total de 170 mil habitantes. É a hora de trazer para o concelho do seixal a democracia, o direito a ter opinião, finalmente fazer pertencer ao estado de direito que é Portugal o concelho do seixal. Bem haja Vereador Samuel.

outsider disse...

O caciqusimo no seu melhor...

Eduardo Parente disse...

"Ontem assisti ao que já pensava ser impensável ao fim de 33 de regime democrático. O Partido Comunista [...]"

Partido Comunista Português e a palavra ou derivados da palavra "democrático", não casam.

Não nos esqueçamos que, no PCP, não há voto secreto quando estamos a eleger pessoas ou listas (apesar dos Tribunais Portugueses terem interdito esta prática). Todos votam de braço no ar, como meio de pressão e coacção dos eleitores. Não nos esqueçamos que o PCP expulsou e expulsa todos os verdadeiros Comunistas que ousam não seguir a linha do Comité Central. Não nos esqueçamos que o PCP não condena a China pelos constantes e sistemáticos crimes contra a Humanidade cometidos pelo Regime Chinês (basta vermos a posição sobre o Tibete). Não nos esqueçamos que o PCP apenas (e felizmente) esteve na origem do 25 de Abril para fazer caír um Regime Fascista e poder implementar o seu Regime Comunista (do que nos livrámos!).

PCP definitivamente não tem nada de democrático. É mais um partidozeco que irá desaparecer em menos de 1 década. Assim seja!

Eleitor de Fernão Ferro disse...

O que eu ouvi dizer é que, num dos assuntos a discutir com a população era a aprovação do nome de uma rua com o nome do Xavier de Lima. Aquele senhor que vendeu e enganou toda a população do Concelho ( inclusivé o meu Pai !!)e que impediu a construção de um Depósito de Água em Terrenos próprios para tal. E por causa desse Senhor, serão mais 5 ou 6 anos sem água com qualidade e a população a sofre com isso, porque será necessário esperar por uma expropriação.
Acho que foi um erro crasso na estratégia do PS. Na minha opinião, estão a seguir o caminho errado. Nunca se deve sobrepôr o bem Social e Colectivo pelo bem indivídual. Este é um dos Fundamentos do Socialismo e acredito que é neste sentido que os Eleitos do PS ( e já agora, também do PSD ) trabalharão.

Anónimo disse...

A aprovação duma rua com o nome do António Xavier de Lima foi um boato lançado à boa maneira do PCP. Os metodos já são conhecidos para descredibilizar inventam boatos foi o que fizeram agora que os partidos da oposição quizeram fazer esclarecimento e ouvir a população. Também o fizeram com a morte da criança no esgoto fazendo constar que tinha sido assassinada pela mãe para não assumirem a responsabilidade por aquele acontecimento tragico da responsabilidade da autarquia. A população do concelho do seixal não pode confiar na CDU pela sua desonestidade.

Carlos Silva disse...

O que se passou no Pinhal do General deveu-se ao senhor Sardinha que não há meio de nos apresentar contas.
As pessoas que corajosamente ali permaneceram em representação do PS cativaram a minha admiração pela postura correcta que tiveram.
Por eles lamento o que aconteceu e condeno os métodos pidescos da CDU e praticados pelos acólitos do senhor Carlos Pereira.
Mas não "agradeçam" só a este.
Agradeçam também ao senhor Sardinha que depois do que aconteceu devia tirar as devidas ilações.

Anónimo disse...

Já há quem diga que o "tiro" que o Presidente da Junta de Fernão Ferro quis dar ao PS saíu-lhe pela culatra e agora não sabe como é que vai descalçar a bota. E que o PCP já lhe encomendou uns patins.É pena porque gostávamos de o ver a disputar as próximas eleições para ver o seu desempenho perante este PS que agora tem pela frente.

Anónimo disse...

Estou de acordo com o que diz o senhor Carlos Silva e o PS devia ter vergonha de ter nas suas fileiras alguém deste calibre.
O senhor Sardinha precisa é que a PJ venha ao Pinhal do General averiguar porque é que ele não apresenta contas nem abandona o cargo?
Se o senhor Sardinha tivesse vergonha já e fôsse sério ao tempo que já teria abandonado a associação e a AUGI.
Demita-se homem antes que o tirem de lá à força.
O PS não diz nada acerca do senhor Sardinha?

Anónimo disse...

Esse senhor já não é do PS
e enquanto foi só queimou o PS.

Anónimo disse...

A proposta do Reis do PS para atribuir o nome do António Xavier de Lima a uma rua dos Redondos é mais uma das suas asneiras que destroem o PS.
Leiam a acta e confirmarão a verdade.
Aquele AXL provocou danos irreparáveis no Concelho do Seixal.
Pela ignorancia do Reis o melhor é voltar para a América.

Anónimo disse...

Deixa o Reis em paz e não te denuncies mais porque já cheiras a peixe podre tão podre que nem pelo stºAntónio te comeram.

Anónimo disse...

O quê, esse Sardinha agora é que anda preocupado com o PS quando a única coisa que fez foi tramar o PS durante os muitos anos em que foi seu coordenador em fernão ferro.
Mandem esse gajo às malvas que não passa de um infiltrado do PCP que andou disfarçado do socialista para o PCP poder dominar a freguesia.
O PS ganhou sempre para as legislativase e ficou sempre atras do PSD porquê?
Porque o sardinha para cumprir a sua missão ía buscar candidatos que os próprios socialistas depois não votavam.
Deixou o PS em estado de coma e agora quer queimar aqueles que estão a tentar recuperar o tempo perdido para depois enterrar de vez o PS?
Tenha vergonha, se tivesse vergonha já tinha abandonado a associação que preside e nem sequer tinha feito os rasgados elogios ao presidente da Junta e ao vereador do urbanisto.
Com isto deixou caír a máscara com que andou a enganar os militantes do PS e a traír o PS.
Você é PCP e minou tudo e todos por onde andou a dar lições de estratégia.
Demoraram tempo a perceber isto mas mais vale tarde que nunca.
A população do Pinhal do General um dia ainda vai devorar este enlatado.
qQuem é que já realizou o sonho de ter a sua casinha legalizada no Pinhal do General?
Tenha vergonha e afaste-se para longe pois cheira a pÔdre e anda a contaminar o ambiente.
Se ainda não se demitiu do PS o PS devia expulsá-lo pelos prejuízos que lhe tem causado ao longo de quase uma década.
Você é tão bom que a própria mãe não o quis ter lá em casa.

Google