A Bombordo no Comércio do Seixal e na Rádio Baía


Para publicação amanhã no Jornal Comércio do Seixal e Sesimbra conjuntamente com os vossos comentários, aqui fica a crónica que li hoje aos microfones da rádio Baía.
"Caros ouvintes bom dia ou boa tarde consoante a hora a que me estejam a ouvir.
Tal como na passada semana optei esta semana por, ao invés de desenvolver aqui um único tema, trazer até vós dois pequenos apontamentos.
O primeiro prende-se com os prazos de pagamento da autarquia do Seixal.
Normalmente o executivo da Câmara Municipal do Seixal utiliza o jargão de que é a primeira... Primeira nisto, naquilo e naqueloutro...
É pena que essa ânsia de seguir à frente não se aplique ao pagamento das suas dívidas!
Segundo uma notícia publicada no Jornal de Notícias, esta semana, a Câmara do Seixal demora cinco vezes mais a pagar aos seus fornecedores (na sua maioria pequenas e médias empresas) que a Câmara do Montijo.
Ao passo que esta última autarquia demora a pagar vinte e um dias a Câmara do Seixal demora mais de 120…
É caso para dizer não somos todos iguais!
A Câmara do Montijo é liderada pela Socialista Maria Amélia Antunes e a Câmara Do Seixal é liderada pelo colectivo comunista.
É que estes atrasos no pagamento têm graves consequências nestas empresas e consequentemente em todo o tecido empresarial local!
Refira-se por fim que a Câmara que pior paga no distrito (Setúbal) é liderada pelo PCP e a que pior paga no país (Silves) é liderada pelo PSD.
Ainda no que concerne às contas do município debrucemo-nos, sobre a certificação do ROC (Revisor Oficial de Contas), das contas da nossa Câmara. Facilmente se constata que a realidade não é tão risonha como às vezes nos querem fazer pensar que é...
Senão vejamos:

2.483.628 euros, referentes a estudos de investigação e desenvolvimento não foram objecto de quaisquer amortizações. Diz o referido relatório: Não obtivemos elementos que nos permitam avaliar o seu grau de realização. Será que os referidos estudos foram efectivamente realizados? E sim quais as suas consequências práticas, pergunto?

Por outro lado acrescenta o já referido relatório: resultado dos testes efectuados identificámos, em 2007, uma omissão de responsabilidades de cerca de 5.300.000 euros.
Significa isto a realização de despesas no valor de 5 milhões e trezentos mil Euros sem a devida autorização?
Se sim é muito grave.

E ainda revela-nos o relatório de certificação das contas que 5.830.043 euros foram contabilizados em Fornecedores como - facturas em recepção e conferência, as quais apenas serão cabimentadas e comprometidas no exercício de 2008.
Dívida transitada sem o devido cabimento e compromisso é contrário à lei.

Alerto pois que o rigor das contas e respectiva clareza é essencial para a credibilização das Instituições, desperto assim os munícipes para forma como a gestão comunista gere os nossos impostos!
ACORDA SEIXAL!!
Desejo a todos que sejam muito felizes e assim me despeço."

7 comentários:

Anónimo disse...

Não admira que a Câmara do Seixal tenha melhorado a saúde financeira deixou de fazer obras deixou de fazer manutenção dos jardins dos do lixo dos esgotos é tudo lucro e a população que se lixe. Para aquilo que têm feito até têm gasto demais. E mesmo assim com tanta saúde financeira e estão sempre à rasca para pagar os ordenados.

Bruno Ribeiro Barata disse...

Importa sublinhar que saúde financeira não é sinónimo de boa gestão financeira.
Para reflexão dos munícipes:
Se existe saúde financeira, como é possível não existir obra feita?

Velas do Tejo disse...

Bombordo ou estibordo é a óptica do barco e não do Homem. Basta o Homem virar as costas para o rumo que a esquerda aponta para a imensidão das estrelas e a profundeza do oceano e não, para a segurança do porto. Contudo, não deixa de ser uma bonita metáfora, ainda que rumar à costa eleva os riscos de encalhar nos baixios.

O trabalho que tem desempenhado é de grande qualidade e merecedor da confiança que estes municipes lhe depositaram. Só espero, sinceramente, que tenha partido à altura para converter em resultados o medo que os seus opositores já lhe sentem.

Força Samuel! Ruma ao porto ou às estrelas mas sempre de vento em popa.

Samarago disse...

A saúde financeira da CMS é tão óbvia que até o Monteiro monta um BMW 5 series, bebe scotch ao almoço, frequenta premier restaurants entre outros.
Viva a Burguesia do proletariado...

Anónimo disse...

Caro Paulo Edson e Samuel
Boa ideia ! Essa da coligação do PS e do PSD para concorrer às autárquicas de 2009 no concelho do Seixal.
A experiência de Fernão Ferro foi muito positiva. A coligação PS-PSD teve uma derrota de 8 votos da CDU e dos dois independentes que bateram a porta ao PS e ao PSD, contra a vossa coligação PSD/PS que obteve 4 votos.
Assim é que é. Eu tenho votado há 15 anos sempre PS, mas nas próximas eleições vou votar na CDU, evidentemente com o Carlos Pereira como cabeça de lista. O homem tem feito obra e a sua base de apoio tem sido os votos dos Socialistas e dos Sociais Democratas e tal como eu constato tem adquirido ao longo dos anos maiores apoios.
Força PS e PSD os dois juntos alcaçaram 2310 votos e a CDU isolada com o "mentiroso" do Carlos Pereira obteve 1900 votos nas últimas eleições, mas o recenseamento subiu salvo erro, cerca de 2.000 eleitores, os quais pelo ambiente que aqui existe vão votar na CDU, porque a obra vai-se realizando. Aqui é utilizada a técnica da simpatia, da psicologia e do trabalho e não do afrontamento e do ódio que o Fernando Reis e o José Penha tem imprimido. Ninguém lhes liga nenhuma e estão a fazer campanha para a CDU, é pena que a população não tenha acesso acesso aos comentários dos bloguistas.
Força Paulo e Samuel acabem com o resto. O carlos Pereira é uma "raposa velha", com muita experiência e nem sequer responde às bocas dos jornais nem dos blogues.
Não seria melhor crucificar o Carlos Pereira ou liquidá-lo ?
Parece que é a única solução para chegarem ao Poder na Freguesia de Fernão Ferro.

jorge silva disse...

Ao anónimo do dia 30 de Junho de 2008 20:09, cabe-me referir o seguinte:
A) O Carlos Pereira é de facto uma rapoza velha, mas isso não impede esse mal educado de ser INCOMPETENTE.
B) O Carlos Pereira não responde porque é IGNORANTE, não sabe utilizar as mesmas armas. Quando responde chega a ser ordinário. Se vai ás Assembleias veja os comentários desse senhor, são as palávras dele que inclusive devem ter ficado gravadas na fita "...não respondo porque não tenho dialética...", mas o que é isto?
C)O Sr. votou PS e agora vota CDU, o voto em Portugal é pessoa, livre e secreto. O senhor vota em quem quiser, hoje é livre para isso. As pessoas com ideais votam normalmente em quem os possa por em prática. Quem vota no PS e passa a votar na CDU certamente que extará equivocado, até poderia votar no Mugabe ou no Eduardo dos Santos só como exemplo.
D)Enumere-me as obras que o Carlos Pereira fez? Recomendo-lhe que leia a Lei das Autarquias Locais no capítulo "Compoetência do Presidente da Junta", vai ver que alguma coisa foi feita em Fernão Ferro (mal nosso se assim não fosse, pois não existia nada, mas muito mais poderia existir)mas essas obras não são da competência do empregado de escritório. Mais quando ele nos seus discursos comédia chama a si a sua feitura da
das coisas, já não é a primeira vez que em público é chamado á atenção pelo vereador.
E)Para finalizar o Senhor Fernando REIS e o Senhor Penha comparados com muita gentalha que por ai anda são SENHORES, cumprem atempadamente as suas obrigações (fiscais inclusive), não possuem o hábito de olhar para tráz e que eu saiba também não possuem mais do que aquilo que provêm do seu trabalho.
A título de finalmentes recalco a sua afirmação que os dois independentes que se afastaram de quel lhes proporcionou representarem os eleitores de Fernão Ferro é que são os COMPETENTES.O Senhor deve viver noutro hemisfério ou então não aparece nas Assembleias de Freguesia porque esses dois senhores são duas nóduas (isto para não classificar de acordo com a apinião que o Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa teria - MAIORES INCOMPETENTES DO MUNDO).
Tenho dito.

samarago afonso disse...

Senhor anónimo, leia por favor o meu comentário no blog "a revolta das laranjas" porque o seu comentário nem merece que transcreva o texto.

Ha senhor anónimo, esqueci-me de mencionar o mais IMPORTANTE:

Quanto ao "Não seria melhor crucificar o Carlos Pereira ou liquidá-lo ?"

Não é preciso, fonte proxima confidenciou-me que o PCP já está a tratar disso.

Ele é tão bom que até a foice e o martelo lhe retiraram..

Google