ÁGUA - Uma preocupação do presente com olhos no futuro

Pela sua importância, transcrevo hoje aqui, o texto que publiquei na rubrica Livro de Reclamações do Jornal Comércio do Seixal.

"Um recente estudo da revista Science mostrou que cerca de 2 biliões de habitantes do planeta Terra enfrentam o problema da falta de Água no Mundo. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade de Água aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial.
Infelizmente, apenas 2,5% da Água do planeta Terra é Água doce, sendo que, desta, apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano.
A principal causa de deterioração da qualidade da Água de rios, lagos e oceanos é a poluição.
O ser humano tem causado todo esse prejuízo à natureza, através dos seus lixos, esgotos e efluentes químicos industriais.
Com o objectivo de encontrar soluções para os problemas dos recursos hídricos da Terra, o III Fórum Mundial de Água aprovou medidas e mecanismos de preservação dos recursos hídricos. Estes documentos reafirmam que a Água doce é extremamente importante para a vida e saúde das pessoas e defendem que, para que ela não falte no século XXI, devem ser urgentemente tomadas medidas. Embora muitas soluções sejam procuradas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no quotidiano todos podem colaborar para que a Água doce não falte. A economia e o uso racional da Água deve estar presente nas atitudes diárias de cada cidadão. O cidadão consciente deve economizar, pois o desperdício de Água doce pode trazer drásticas consequências num futuro pouco distante.
Eis algumas dicas para economizar Água: fechar bem as torneiras; regular a saída do
chuveiro no banho; tomar banhos curtos; não gastar Água lavando o carro ou o passeio em frente à sua casa; sempre que possível, reutilizar a Água para diversas actividades; não deitar lixo em rios e lagos; respeitar as regiões de mananciais.
Um dos principais problemas ambientais que atinge uma sociedade tão incerta como aquela em que vivemos é a poluição contínua do nosso maior recurso natural. Uma mentalidade excessivamente retrógrada poderá estar na origem deste problema, para o qual, por vezes indirectamente e sem consciência, cada um de nós contribui.
Se é um facto que cada vez mais se apela à contenção na utilização da Água e à não poluição da mesma, não deixa de ser também um facto, os poucos resultados que esses apelos, por vezes ignorados, têm surtido. A Água é o constituinte mais característico da Terra. Ingrediente essencial da vida, a Água é, talvez, o recurso mais precioso que a Terra fornece à Humanidade. Embora se observe, por vários países do Mundo, muita negligência e falta de visão com relação a este recurso, é de se esperar que os seres humanos tenham pela Água grande respeito, que procurem manter os seus reservatórios naturais e salvaguardar sua pureza.
O futuro da espécie humana, e de muitas outras espécies, pode ficar comprometido, a menos que haja uma melhoria significativa na administração dos recursos hídricos terrestres.
Nesse sentido, não se esqueça de pensar duas vezes com a utilização de Água que faz."

Sem comentários:

Google