Um atentado à saúde pública?

Recentemente um habitante de Fernão Ferro informou-me que parte da canalização ( mais antiga) da rede de águas da freguesia é de amianto.

A rede em causa é a que serve a zona dos Morgados.

Mais me disse que já foram feitos diversos alertas ao executivo camarário para proceder à substituição da rede, mas até hoje tudo continua na mesma.

Como é sabido, nas décadas de 70, 80 do século passado concluiu-se que este mineral, largamente utilizado na actividade humana, era potencialmente nocivo para a saúde pública visto que as partículas que liberta, de escassos mícrons, ao penetrarem no organismo, nomeadamente nos pulmões, podem provocar o cancro.

A ingestão de fibras de amianto pode ocorrer através da contaminação das águas, logo nada mais potencialmente perigoso do que estar a ingerir água cuja rede de transporte é feita de amianto. Se a inalação das partículas pode causar doença pulmonar, à ingestão das fibras parece estar associada o aumento do cancro do cólon.

Hoje a legislação sobre o amianto está dispersa por mais de duas dezenas de diplomas e convém reter que desde 2005 está proibido o uso de qualquer variedade deste mineral

Perante esta situação o que foi feito pela Câmara Municipal do Seixal?

Absolutamente nada.

Nos orçamentos municipais são aprovados milhões de euros todos os anos para meras actividades propagandísticas e deixam-se arrastar estas situações, que podem conduzir a um atentado contra a saúde pública.

É tempo dos habitantes de Fernão Ferro em particular e, do concelho do Seixal em geral, se revoltarem contra a politica comunista no nosso concelho.

Queremos saber quando é feita a substituição da rede.

Não nos esqueçamos que anterior regime soviético, que tanto defendem os comunistas, assentava no controlo do poder através de uma máquina poderosa de propaganda e não sabia o que era investir nos instrumentos da qualidade e melhoria de vida da população em geral.

No Seixal essa politica mantém-se e o resultado está à vista. Continuam-nos a servir água potencialmente contaminada; mas o importante é continuar a gastar dinheiro "vendendo-nos" a ideia que vivemos num concelho oásis.

Acorda Seixal

4 comentários:

Velas do Tejo disse...

Fiquei sem palavras!

Isto é mesmo assim?! Isto é horroroso!

ana disse...

Isto é só mais um exemplo da qualidade de vida existente neste concelho.
É tempo de dizer basta, é tempo de se começar a planear um futuro, com mais qualidade de vida, que na minha opinião pode começar-se por coisas básicas como a água, isto é o resultado das urbanizações caóticas que proliferam por todo o lado.
Há que unir esforços, há que trabalhar conjuntamente em prol deste concelho.

Velas do Tejo disse...

Com o devido respeito para com os autores deste blogue, mas confesso que quando li este post não acreditei na possibilidade de ser real. Investiguei... estou chocado! Isto é mais que terceiro mundista, à luz daquilo que a ciência hoje nos diz, isto é criminoso!

Anónimo disse...

Será que estes criminosos da CDU em maioria na camara do seixal vão ser poupados nas próximas eleições? Estou indignado. Será que a população de Fernão Ferro está avisada. Povo do seixal vota. É preciso votar. Com abstenção não nos livramos destes criminosos.Estou revoltado é a agua que pode estar contaminada é a taxa de ozono que é altissima no concelho do seixal são os lixos perigosos na Siderurgia de Paio Pires e a camara num total silencio. Pela qualidade de vida no seixal Fora com estes criminosos.

Google