O Concelho do Seixal e o Estado

No sábado passado, o Partido Socialista organizou um Comício com o intuito de assinalar os três anos de governação do actual executivo liderado por José Sócrates. Foi no Porto, o espaço estava lotado e o balanço foi positivo.
Reportando ao Concelho do Seixal e tentando avaliar obra feita por este Governo nos últimos três anos, encontramos algumas importantes realizações. Senão, vejamos alguns dos pontos que revelam obra feita e a capacidade de decidir:
- Ao nível da Saúde, a decisão de construir, finalmente, o Hospital do Seixal. O Concelho há muito que o pedia.
- Na área da Educação, a construção da nova Escola D. Nuno Alvarez Pereira, na Arrentela, é hoje uma realidade.
- Quanto às Obras Públicas, embora não seja uma construção que diga directamente respeito ao Seixal, é, sem dúvida, algo de que o Concelho vai beneficiar. Falo, obviamente, da decisão pela construção do novo Aeroporto de Lisboa aqui na Margem Sul. Mas falo também da decisão de finalizar o IC32, no troço que ligará Penalva ao Funchalinho, estando a sua conclusão prevista para 2011. Falo ainda da inauguração do Metro Sul do Tejo e da construção do ramal ferroviário que liga a estação de Coina à Siderurgia Nacional.
- Na Administração Interna, houve uma clara e concisa reorganização das forças policiais, com a instalação da PSP em Corroios, substituindo a GNR. Esta mudança é racional, pois vem adequar-se às características da freguesia. Ao mesmo tempo, a criação da nova divisão da PSP no Seixal é bastante positiva, pois vem fortalecer a presença policial no Concelho, com outra eficácia de proximidade que a antiga Divisão Almada-Seixal não possuía.
- Na área da Justiça, destaco a retirada dos automóveis à ordem do Tribunal do Seixal, que se encontravam no seu parque de estacionamento já há longos anos, alguns deles já muito vandalizados.
Destaco ainda nesta pasta, a criação do Tribunal de Família em Almada, situação que, ainda que indirectamente, vem trazer benefícios directos a esta comarca, pois alivia o Tribunal do Seixal de um sem número de processos que aqui corriam.
Muita outra obra foi feita, mas materializada em realizações não tão tangíveis, como seja nas áreas do emprego, da solidariedade, do ambiente, da cultura ou da formação profissional.
Em suma, foram três anos de progresso alcançados com a marca PS.

3 comentários:

Anónimo disse...

E nós que estivemos lá sem duvida nenhuma foi um sucesso, pois não conseguimos entrar no pavilhão .
Quanto aos três anos de Governo foi uma realidade todo o trabalho que se executou neste conselho.
Agora há quem diga que não se fez nada , mas isso são os demagougos que o dizem porque querem é que o povo ande descontente, enfim é o que nós sabemos , mas os cães ladram e a caravana vai passando.

zei disse...

"demagougos" !!!!
Você está mesmo a precisar que a reforma na Educação tenha resultados retroactivos...

Anónimo disse...

" Na área da Educação, a construção da nova Escola D. Nuno Alvarez Pereira, na Arrentela, é hoje uma realidade."

A escola chama-se: EB 2 Nun' Álvares...e finalmente começou a ser construida... em terrenos cedidos pela autarquia.

Google