Os Conselhos Municipais de Juventude

A Juventude Socialista apresentou na Assembleia da República um Projecto de Lei com o objectivo de proceder à criação de Conselhos Municipais de Juventude em todos os munícipios do país.
A JS cumpre assim um compromisso político assumido com os jovens portugueses, compromisso esse que é uma reinvidicação antiga de toda juventude portuguesa e do movimento juvenil português.
O Projecto de Lei espera agora agendamento em plenário na Assembleia da República.
No entanto não é necessário a aprovação do Projecto Lei para que existam Conselhos Municipais de Juventude... No concelho do Seixal, apesar da sua propagandeada política de abertura e apoio à Juventude, não existe ainda este importante órgão na definição das políticas destinadas aos mais jovens. Até quando?

5 comentários:

Filipe de Arede Nunes disse...

Exmo. Sr. Vereador.
A JSD Seixal, por intermédio do seu Presidente e membro da Assembleia Municipal, apresentou neste órgão uma moção que propunha a criação do Conselho Municipal da Juventude e recordo-me - porque estava presente na altura da discussão - de a mesma não ter merecido os votos favoráveis - pelo menos de uma parte da bancada senão toda, o que confirmarei em breve - do Partido Socialista.
Resta saber, se o que imperou na altura, foram os condicionalismos de ordem política.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Samuel Cruz disse...

Tem razão Filipe e lamento que assim tenha sido.

Filipe de Arede Nunes disse...

Exmo. Sr. Vereador.
Comento apenas como confirmar o que disse no comentário anterior. Os eleitos do PS decidiram abster-se na reunião de 27-06-2007 na qual o PSD apresentou uma proposta para regulamentar um Conselho Municipal da Juventude no Seixal.
Com a proposta da JS concordo na generalidade.
É necessário dizer referir o seguinte: primeiro, não compreendi na altura, e possivelmente continuo sem compreender agora, porque motivo o PS se absteve na proposta do PSD; segundo face à posição assumida pelo PS nessa Assembleia Municipal, é necessário apontar responsabilidades também ao PS pela ausência de politica de juventude no concelho do Seixal.
Há assuntos que deveriam merecer unanimidade e este era um deles.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

outro disse...

Afinal o PS do Seixal não é assim tão diferente do PCP do Seixal.

Por ser da JSD é abestenção, mas agora como é da JS é muito bom é muito bom...

francamente...

Anónimo disse...

Não existe, mas já existiu chamava-se Comissão Municipal de Juventude eleita em reuniões plenárias e reunia todas as sensibilidades politicas locais, representantes de associações juvenis e sindicais, associações de estudantes, escuteiros...em 1987.

Google