Da leitura dos jornais da manhã...

1 - O meu Sporting ganhou, foi injusto, eu sei. Mas é essa mesma a beleza do futebol... Confesso que quando assim é, até me dá mais gozo.
O que me preocupa é que algumas pessoas tenham o mesmo tipo de relação com os seus Partidos, ou seja, que julguem que o seu Partido tem de ganhar sempre ou tem sempre razão, será uma questão de fé ou interesse pessoal, provavelmente. No entanto, tal atitude, não só, não é justa, como é muito perigosa ao bom funcionamento da Democracia e cínica para com todos os que os rodeiam e na realidade se esforçam em prol do bem comum. Desculpem o desabafo.
2 - Aproveitando a linha de raciocínio, chamo a atenção para a notícia do Público de hoje, "Vereadores de esquerda em Lisboa mais produtivos que os de direita", ora, a verdade é que me habituei a ver um certo senhor a denunciar veementemente a incompetência dos políticos por nada fazerem no que concerne aos assuntos relacionados com a Segurança Rodoviária, de seu nome Manuel João Ramos. Este cidadão veio a integrar a Lista encabeçada por Helena Roseta, "Cidadãos por Lisboa", candidata à Câmara de Lisboa, lista esta também caracterizada pelo discurso anti partidário... Afinal das 22 reuniões de Câmara realizadas desde que tomou posse, este Vereador apenas participou em 10, ligeiramente menos de metade... Parece que tem um projecto de investigação na Etiópia!
3 - Na minha opinião as Autarquias Locais sofrem de Complexo de Édipo Político, afirmo isto pois através da sua organização representativa a ANMP (Associação Nacional de Municípios Portugueses) permanentemente exigem do Governo mais competências e recursos financeiros. Quando o Governo tenta transferir competências, imediatamente a ANMP se insurge e vem a terreiro clamar que não. Já quando o Governo faculta aos Municípios a capacidade de influenciar a taxa de IRS é tudo pela medida máxima... Tudo não, parece que menos de 20 em 308 Câmaras Municipais não optaram por cobrar a taxa máxima de IRS... Digam lá que esta criança não está apaixonada pelas competências da mãe e não quer matar o pai.
4 - Por último a questão fundamental, noticía também o jornal Público que "Dois terços das perguntas dos deputados ao Governo estão sem resposta" , este é o verdadeiro problema das oposições e dos cidadãos interessados neste país. O direito à informação em sede de processo administrativo não está devidamente assegurado. A Lei assegura este direito em termos abstractos e muitas vezes até estabelece prazos peremptórios, no entanto, não existem mecanismos que punam eficazmente quem desrespeita este direito básico à participação democrática. Urge criá-los!

1 comentário:

www.jsdseixal.com disse...

JSD Seixal e Distrital de Setúbal da JSD organizam Assembleia do Cidadão na Junta de Freguesia da Amora (4ª Feira dia 30 pelas 21:30)

Se tens opinião, não deixes de marcar presença para podermos ouvir a tua opinião quanto ao estado do nosso concelho.

Vejam mais em:

www.juventudeseixal.blogspot.com

Google