A REFORMA DOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS – REORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS.


Ontem foi entregue, pela Comissão de Utentes, ao Sr. Ministro da Saúde, um abaixo assinado, onde se pedia a reabertura dos SAP no concelho do Seixal. Respeitamos a opinião de cada um, abaixo transcrevo a posição do PS Seixal, defendida pelo seu líder Fonseca Gil na Assembleia Municipal, sobre a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários no Concelho do Seixal:

"O Partido Comunista e a sua ala mais radical e retrógrada são avessos ao progresso. Defendem sempre o status actual porque temem que as mudanças sirvam para que cada vez mais se sintam descredibilizados. O Governo poderia até, se fosse possível, atribuir um médico a cada família que o Partido Comunista não ficaria satisfeito e reivindicaria dois médicos para assistir cada pessoa.
As contradições de quem nunca teve a responsabilidade de gerir os serviços de saúde em Portugal são por demais evidentes.
O Secretário Geral do Partido Comunista até reconhece que é muito boa a classificação atribuída pela O.M.S. ao SNS, que o classifica como o 12.º melhor do mundo, mas passa o tempo a criticar os governos que ao longo destes anos o têm gerido e o catapultaram para tão honroso lugar no ranking mundial.
O modelo de gestão do SNS não é estático e por isso, atendendo aos meios disponíveis, tem vindo a ser melhorado ao longo dos anos, introduzindo-se-lhe medidas e correcções necessárias à vista das dificuldades ou dos caminhos que melhor se adequam ao seu fortalecimento.
As contradições dos comunistas, traduzidas no discurso que o seu secretário geral proferiu recentemente no nosso concelho só mostram que utilizam um discurso populista, mas não corresponde a qualquer análise séria do SNS e do seu enquadramento na gestão dos recursos do país.
Se por um lado até reconhecem que o SNS é o 12.º melhor do mundo vêm criticar a posição de Portugal no que se refere ao lugar que ocupa quanto aos gastos na saúde que, segundo a OCDE, ocupa o 23.º lugar entre 30 países.
A conjugação destes dois indicadores só pode honrar Portugal que tem significativos ganhos de eficiência quando comparados com outros países que até gastam mais, mas têm um SNS pior.
Esta realidade positiva deve-se aos sucessivos governos e não à critica destrutiva do Partido Comunista, por muito que lhe doa, razão porque a sua credibilidade junto da população é cada vez menor, ao longo destes anos após 25 de Abril.
Os portugueses sabem distinguir o que é ruído e alarido e o fundamental e necessário, a prová-lo estão as sondagens que colocam o Partido Socialista sempre na frente e distanciado como o Partido preferido dos Portugueses, mesmo quando o Governo tem tido necessidade de tomar algumas medidas impopulares.
Este Governo ciente de que é necessário tomar medidas que melhorem ainda mais a boa prestação dos cuidados de saúde primários, está a proceder à reorganização dos serviços e, nessa medida, para ter ganhos na atribuição de médicos de família à população do Seixal, ponderadamente, decidiu reduzir os tempos de abertura de dois SAPS, para afectar uma parte dos médicos libertos da noite para trabalharem durante o dia na medicina preventiva, atribuindo médico de família a mais 6.000 utentes e disponibilizando também mais cerca de 600 h/média/mês no atendimento de utentes inscritos nos centros de saúde da Amora e Corroios, que não têm médico de família atribuído, já que no Centro de Saúde do Seixal, praticamente todos os utentes passaram a ter médico de família.
Estas medidas de grande alcance na gestão da saúde não são divulgadas pelo Partido Comunista que se agarra, “matreiramente” ao encerramento para, com demagogia, enganarem a população.
Mas como já tivemos oportunidade de referir, a população depressa perceberá que as medidas tomadas pelo Governo são globalmente positivas e perceberá, mais uma vez, que a propaganda comunista não passa disso mesmo. Propaganda.
Senão vejamos
Os SAPs de Setúbal e Almada fecharam e hoje nestes dois Concelhos a população está melhor servida e, como tal, ignorou a propaganda dos comunistas.
No Seixal, estamos certos que vai acontecer o mesmo.
O atendimento no SAP da Amora tem decorrido com tranquilidade e normalidade, podemos constatar, pessoalmente, que o tempo médio de espera no atendimento não ultrapassa, em média, os 20 minutos,
A população vai perceber que os comunistas são demagogos quando afirmam que as populações do Concelho ficaram com pior protecção na saúde.
Os comunistas são demagogos, quando afirmam que a população é obrigada a recorrer aos serviços de saúde em horário pós-laboral. Se em parte possa corresponder à verdade, os comunistas não explicam que as U.S.F. funcionam até às 20.00h e que os SAP não são o local de consulta normal mas sim para atendimento de situações de doença aguda, mas que não requeira atendimento urgente, porque nesse caso só o hospital poderá dar resposta com os meios técnicos e humanos disponíveis e como tal as consultas pós-laboral não são, como nunca foram, feitas nos SAPs.
Os comunistas são demagogos quando metem realidades diversas no mesmo saco e a população percebe que isso é uma maneira suja de fazer politica, que só desacredita quem a pratica.

Mas se as medidas tomadas pelo Governo são positivas na defesa da melhoria da saúde dos habitantes do nosso Concelho, isso não nos satisfaz integralmente.
É uma realidade que o nosso Concelho tem ainda muitos habitantes sem médico de família.
É preciso criar novas unidades de saúde para que haja mais médicos e equipamentos ao serviço da população.
O Partido Socialista do Seixal quer mais e melhor saúde no nosso Concelho, razão porque faz saber ao Governo que a instalação do Centro de Saúde de Vale de Milhaços deve fazer parte das medidas a aplicar a muito curto prazo no Concelho do Seixal.
Os Socialistas do Seixal não se inibem na reivindicação quando entendem que ela é justa e adequada.
Quando veremos os comunistas do Seixal a ter a coragem de reivindicar da gestão comunista, aqui nesta assembleia, para que façam aquilo a que estão obrigados? Por exemplo, porque não reivindicam os comunistas ao senhor Presidente da Câmara que construa as escolas de 1.º ciclo que são da sua responsabilidade e que tanta falta fazem?"


Fonseca Gil - Presidente da Comissão Politica Concelhia do PS Seixal

9 comentários:

Anónimo disse...

...Pura demagogia é a deste Sr Fonseca.
Sobre as escolas devia explicar porque é que se encerram escolas secundárias no Seixal e se constroem em Almada, onde não são necessárias.
Devia também explicar porque é que o estado as constroi com a preciosa ajuda de fundos comunitários a 75% e porque tal possibilidade nunca foi concedida às autarquias para construir as do 1º Ciclo.

Samuel Cruz disse...

Caro anónimo,

Já sabemos que a culpa de tudo o que acontece de mau no concelho do Seixal é do Governo. Assim como tudo o que acontece de bom no concelho é da responsabilidade da Câmara, mesmo que para isso se tenha que cair no ridiculo da argumentação.
Vejamos, o Governo decide construir um hospital no concelho do Seixal. O Governo agiu bem? Não! A Câmara ganhou porque exigiu um Hospital no concelho...
A Câmara não construiu as escolas que lhe competia, obrigando os alunos do 1.º ciclo a frequentar as escolas apenas a meio tempo, tem culpa nisso? Não! Os fundos comunitários foram mal distribuidos...
POUPEM-NOS! E não insultem a nossa inteligência. É que apesar dos milhões de Euros gastos no Boletim Municipal e demais propaganda institucional da Câmara Municipal do Seixal, a população do Seixal começa a perceber o logro que foram mais de 30 anos de gestão comunista.

Anónimo disse...

"A Câmara não construiu as escolas que lhe competia, obrigando os alunos do 1.º ciclo a frequentar as escolas apenas a meio tempo, tem culpa nisso? Não! "

Isto sim é um atentado à inteligência, que já todos percebemos que por aqui não abunda.
Será que percebeu a enormidade que acabou de escrever?
Quem obrigou os alunos do 1º ciclo a frequentar escolas apenas a meio tempo nas áreas metropolitanas, e não só no Seixal, foi o PS.

Samuel Cruz disse...

Caro anónimo,

Em primeiro lugar dizer-lhe que dispenso o insulto ainda para mais anónimo, é no minimo mal educado. No entanto importa-se de explicar o seu ponto de vista? É que tanto quanto sei a responsabilidade de construir escolas do 1.º ciclo é da Câmara Municipal e as do concelho funcionam em turno duplo, contra a recomendação do Ministério da Educação.
Não se sente mal a explorar a pouca informação dos mais desprotegidos, que penso, diz defender?

João Roxo disse...

A Câmara do Seixal não construiu as escolas porque gastou o dinheiro mal gasto em propaganda política e em assessores e outros a recibo verde que ganham aos milhares de euros e que são às dezenas sem ninguém saber quais são as funções que desempenham.E como as criancinhas não votam não é importante dar-lhes bem estar. Nas Associações de Reformados não faltam os edifícios as festas os subsídios os bailes as excursões porque a 3ª idade vota.

Joaquim Madureira disse...

O Partido Comunista Português pratica a política da terra queimada na esperança que um dia consiga desorganizar e destruir o estado e talvez aí conseguir arranjar lugar para a luta armada que o programa do PCP contém e através dela chegar ao poder.Como o PCP não consegue ganhar eleições tenta a todo o custo com greves e manifestações empobrecer os trabalhadores porque quantas mais greves e paralizações fazem menos produzem mais empobrecem o país e os seus habitantes e pensa que estes perdendo qualidade de vida se possam virar para o PCP que diz defende-los. Isto aconteceria se todas as pessoas fossem burras mas felizmente que a população deste país já percebeu que o PCP é uma fraude não defende trabalhadores e que ao tentar derrubar constantemente os governos e entravando a governação deste país só está a lesar os trabalhadores. Está servir-se deles para justificar a sua existência

Anónimo disse...

Mas qual insulto? Mal educado quem?
...qual recomendação, qual quê!
Há muitos anos que a maioria das escolas funcionam em regime duplo, e não é por despacho da Ministra que se passam as escolas, de um dia para o outro, a regime normal.
O que faria este governo se a mesma medida fosse decretada para o 2º e 3º Ciclo e Secundário?

Samuel Cruz disse...

Mal educado o senhor porque afirmou que por aqui a inteligência não abundava, quanto ao mais, não concordamos.
Atentamente,

Anónimo disse...

...é um facto!

atentamente,

Google