Há maneira dos declarar inimputáveis?

No passado dia 7 assinalou-se a passagem dos 90 anos sobre a revolução russa, o jornal Público colocou a pergunta óbvia a destacados dirigentes Comunistas - O que é ser comunista hoje, passados 90 anos sobre a revolução russa e quase uma década sobre a queda do muro de Berlim.
As respostas são uma delícia, Jerónimo de Sousa, líder do Partido Comunista Português escusou-se a responder... Revelador.
Ruben de Carvalho, membro do Comité Central e Urbano Tavares Rodrigues disseram simplesmente que ser comunista é ser do Partido... Enigmático.
No entanto Ruben de Carvalho acrescentou que as questões são as mesmas de há cem anos... Eu já suspeitava, computadores, sociedade de informação, nada disso!
Já o que preocupa Freitas Branco, outro comunista, é "a expansão de uma cultura de mentira" e concretiza, "diz-se que a União Soviética e o Leste foram comunistas, é mentira...", e acrescenta ainda, "Diz-se que Marx morreu. É um facto que morreu. Está sepultado. Mas no sentido em que é dito, é uma mentira empobrecedora..."
Vou-vos ser sincero, para mim esta gente tem algum problema de ligação com o real, mas como me parecem bem intencionados até acho piada, só não fico nada descansado é quando penso que andam a gerir o dinheiro dos meus impostos.

10 comentários:

Anónimo disse...

Tem medo dos comunistas porquê???
dão picas na orelha??? tratam mal as criancinhas????
Santa paciência!!!!
Não fale do que desconhece, pois aqueles modelos nunca se aplicariam à realidade Portuguesa.
aria-se sim uma distribuição mais justa da riqueza e não haveria tamta gente a comprar grandes "carrões", barcos, palacetes, férias de sonhos, etc..., como há...porque os outros também trabalham e tem direito a viver.
O sol quando nasce é para todos e não só para algumas familias de Portugal.
Quem trabalha também merece pão, educação, saúde, habitação, e férias de sonho...Qual é o mal??

Gramsci disse...

“ …fazer de cada cozinheiro um chefe de estado”
Sábias palavras do camarada Vladimir.

Por cá, sabemos que o Alfredo e o seu gang, …… sabem comer……. De cozinhados é que ainda nada.

Anónimo disse...

Já percebemos muito bem os seus objectivos, compreendo.
O que não compreendo é que uma pessoa que considero inteligente e conheçe as pessoas se deixe iludir pelos preconceitos e estéreotipos básicos e primivos pois sabe, mas prefere omitir, que as pessoas não são todas iguais e que tem havido gente, na sua grande maioriria pertencentes ao partido comunista, que têm dado muitas horas de esforço solidário e voluntário para que o Seixal, o seu movimento associativo e instituições tenham um papel importante(por vezes até substituindo o Estado nas suas funções sociais) e que vossê as atinje com essa verbalização ostensiva e desse modo acaba por ser uma pessoa que não reconhece a sua história, logo não poderá ser uma pessoa com qualidades para que os outros confiem em si no futuro, que ansiosamente projecta para si mesmo, o de um dia vir a dirigir os destinos de uma comunidade.

Samuel Cruz disse...

Caro anónimo,

Agradeço as palavras elogiosas e esclareço-o que, com o que escrevo, não pretendo "agredir" ninguém e muito menos renegar aquela que é a história do concelho do Seixal. Conheço essa história e respeito-a, assim como respeito todos os homens bons que lutam pelo bem colectivo.
É aliás por isso que nos posts mais "ideológicos" utilizei primordialmente factos e citações, no fundo, o meu esforço canaliza-se no sentido de demonstrar a todos esses homens e mulheres bem intencionados que estão ao serviço da causa errada, nada mais.

Anónimo disse...

Não sei se tem conhecimento, mas a CDU foi eleita pelo povo do Seixal. Mas não desanime se vocês se unirem todos (PS,PSD CDS E BE)ficam em maioria.

Samuel Cruz disse...

Caro anónimo,

Não sei se tem conhecimento mas o concelho do Seixal é aquele que regista, em eleições autarquicas, a maior taxa de abstenção, de todo o País. Este simples facto faz com que a maioria Comunista no concelho do Seixal seja eleita por uma imensa minoria.
Enquanto eleito este facto não me deixa tranquilo, já a outros não ouço nem uma palavra... Já reparou que sendo o concelho do Seixal um concelho com taxas de crescimento muito elevadas, não há memória de uma campanha séria que motive o recenceamento de novos eleitores?
Não haverá nisso interesse?
E esteja descansado eu não desanimo facilmente...

Anónimo disse...

O PCP já tem votações na urna ou ainda é de braço no ar? O PCP continua a expulsar militantes que discordam da linha do Comité Central, ou a imprensa é toda mentirosa? Era só uma dúvidazita...

Eduardo

Anónimo disse...

Não há casa onde o sol não entre ...
A diferença é que em algumas entra mais, há mais humanidades, solidariedade, fraternidade, companheirismo, liberdade e mais justiça.

MORADOR disse...

É para depois de tiraren de lá o "produto" fazer 1 aterro sanitário ! Tão ben gerido como o do Pinhal do Conde da Cunha, que nós cá em casa, bem sofremos com o cheiro - Santa Marta do Pinhal.
Qualquer um que passe na AE 2 "Sul", na zona da àrea de serviço bem o sente !
Até deviam utilizar a marca do cheiro para marketing "Cheira mal...chegou ao Seixal !"
E que eu saiba, e mais grave, é que nestas coisas levamos com os Resíduos Sólidos Urbanos (vulgo Lixo !) dos vizinhos de Almada e Sesimbra.
E ainda com o "apoio" de Fundos da U .Europeia.
Distriam-nos pelo menos máscaras para a boca e nariz - tipo Banguecok !

Anónimo disse...

Como o Sr. já anda para aí...saiem outros Calhaus, cá para fora, eh, eh

Google