IMI PARA 2008

Para fundamentar o valor das taxas do IMI que a Câmara propôs para o ano de 2008 foi apresentado o velho argumento de que em 2005 esta taxa foi reduzida de 0,8 para 0,7%.
Porquanto mais tempo nos quer recordar o Presidente da Câmara esse acto eleitoralista que praticou nesse ano?
Reduziu a taxa mas não reduziu a receita, por isso globalmente, os munícipes não pagaram menos do que em 2004.
Outro argumento utilizado para manter as taxas é de que há discrepâncias com as previsões orçamentais.
Este argumento é ridículo e mentiroso. Mas ainda que fosse verdade, o executivo camarário empola, sistematicamente, o orçamento em cerca de 40% e depois apresenta o argumento de que é necessário arrecadar a receita orçamentada.
Como pode ser apresentado um argumento desta natureza se ainda não é conhecida a previsão orçamental?
O que importa é aferir a realidade.
Em 2006 foram liquidados 13 milhões de euros, em 2007, até final de Outubro, já foram cobrado mais de 14 milhões de euros, projectando a cobrança ao ano, estamos em crer que a receita a arrecadar não será inferior a 15 milhões de euros, o que representará um aumento de cerca de 15%.
È a gerir deste modo que os comunistas se dizem preocupados com os contribuintes?
Nem os especuladores bolsistas esperam tão avultado rendimento!
Mas onde tem aplicado este executivo tão generosas receitas, pois ainda muito recentemente teve necessidade de se financiar junto da banca?
Não vemos investimento na rede viária municipal, não vemos investimento em equipamentos colectivos e sociais, não vemos investimento em infra estruturas que estejam numa relação de paridade entre a receita e a despesa, não vemos investimento destinado à atracção de investimento no concelho.
Não vemos obra senhor Presidente e, as últimas que vimos ficaram inacabadas, e ainda assim foram de investimento privado.
A fundamentação apresentada para justificar a necessidade de manter as taxas nos valores do ano anterior é simplista e demonstra bem a falta de respeito que mostram pelos munícipes do Seixal.
Diga-se aos seixalenses que benefícios vão ter das receitas que lhes retiram do bolso.
Na captação da receita os comunistas comportam-se como um banqueiro liberal; quanto maior for a receita e menor o benefício a distribuir, melhor fica o cofre.
Não queiram enganar a oposição e os munícipes do Seixal.
Se há discrepâncias com as previsões orçamentais, aferidas nas receitas e despesas de 2007, é exactamente o motivo porque deveriam reduzir as taxas para o ano de 2008, já que em 2007 orçamentaram 14.200.000,00 euros e prevêem uma receita na ordem dos 15.000.000,00 de euros, ou seja, um aumento na casa dos 2 dígitos.
Não seria uma boa altura para nos mostrarem que se preocupam com as economias dos contribuintes?
O PS está contra o valor das taxas do IMI para 2008 aprovadas.

Fonseca Gil

6 comentários:

Anónimo disse...

...e Lisboa? O que nos tem a dizer sobre Lisboa.

Anónimo disse...

Acho que alguem anda a dormir, então é vereador e não sabe para onde vai a receita do IMI?
O que anda a fazer quando são aprovados as grandes opções do plano?
Porque não critica as opções do executivo camarário quanto ao investimento das receitas que fala?
Isso sim eu e mais pessoas estão interessadas em saber!

Samuel Cruz disse...

Em Lisboa, fruto de uma gestão desastrosa e ruínosa do PSD, a autarquia não pode, ainda, prescindir de receitas. Mas em Alcácer do Sal, Câmara do nosso Distrito, que os Socialistas ganharam há apenas dois anos ao PCP, já foi possível reduzir as taxas de IMI este ano.
Que me diz a isto anónimo/controleiro de serviço?

Paulo Silva disse...

E na Amadora? O PS é maioria há muitos anos e conforme se pode ver no site da Câmara a taxa do IMI aumentou de 0,7 para 0,75...

Fonseca Gil disse...

Já tive oportunidade de dizer na Assembleia Municipal aos eleitos do Partido Comunista que nos devemos preocupar em debater os assuntos do interesse do nosso concelho. Deixem aos municipes dos outros concelhos e aos seus eleitos a discussão do que se passa nos seus municípios. O que nos preocupa é que Câmara alardeia solidez finançeira mas aumenta a carga fiscal a pagar pelos municipes do Seixal. Qu e malha tem este saco?

www.jsdseixal.com disse...

AJUDE A JSD SEIXAL NESTE NATAL A DAR A QUEM MAIS PRECISA, POIS O NATAL É DE TODOS, E PARA TODOS.

www.juventudeseixal.blogspot.com

www.jsdseixal.com/blog

Google