Os lucros dos CTT


Os CTT apresentaram esta semana os seus resultados semestrais. Segundo Luis Nazaré, presidente da empresa, esta, triplicou os seus lucros no primeiro semestre deste ano, face a igual período do ano anterior. O lucro apresentado cifra-se em 27,5 milhões de euros. O presidente da empresa explicou que esse aumento do lucro se deveu à evolução dos resultados operacionais, que creseceram na ordem dos 153%, correspondendo esta percentagem a 42,1 milhões de euros. Mais, Luís Nazaré fala de "um crescimento obtido em todas as áreas de negócio, no aumento significativo dos resultados, das margens e da qualidade de serviço, que superou os objectivos fixados". Pois, é precisamente aqui que eu não entendo estas afirmações de triunfo. Ao que me parece, reportando ao Concelho do Seixal, foi que os ganhos nos custos operacionais se deram à custa do encerramento do Posto de atendimento de Fernão Ferro. Ora, atentando a este facto, a empresa, pelo menos no Concelho do Seixal, conseguiu apresentar dados cheios de positivismo financeiro, mas à custa de cortes no serviço prestado, o mesmo é dizer, à custa do decréscimo na qualidade do serviço.
Grandes ganhos, assim conseguidos, são uma má política, não nos esqueçamos que os CTT prestam um serviço público.
Uma empresa pública desta grandiosidade e com tamanhos proveitos operacionais (subiram 3,9% chegando aos 410,2 milhões de euros) devia pautar o seu crescimento por factores realmente meritórios de organização interna, não devendo passar por cortes de serviços e pelo empobrecimento de alguma distribuição entregue a funcionários pouco experientes - ultimamente, vária correspondência a mim destinada tem andado a visitar a vizinhança.
Voltando a falar em dados contabilisticos, Luís Nazaré diz esperar "atingir ou mesmo ultrapassar" os objectivos fixados pelo accionista Estado para a empresa, objectivo esse que fixava um lucro de 32,5 milhoes de euros para este ano. A ver vamos, mas se a política continuar a ser de cortes nas despesas operacionais, os objectivos financeiros serão fáceis de atingir, mas os de qualidade do serviço prestado dificilmente atingirão os mínimos.

2 comentários:

Mário da Silva disse...

HUm! Hum! Região não é só o Seixal... e mesmo assim há para aí um rol de outros blogs a mencionar além do A Sul.

Boa sorte.

Samuel Cruz disse...

Caro Mário da Silva,

A área de links, está e estará em permanente actualização, portanto qualquer sugestão é bem vinda.
Neste momento aqui há ligações para blogs de todo o espectro partidário do concelho.
Não podia aliás ser de outra forma, já que, já defendi que na página da Câmara Municipal do Seixal deveria existir um espaço reservado a cada força política, onde estas pudessem informar os cidadãos, sobre as suas posições, sobre os mais variados assuntos.
Atentamente,

Google