O Boletim Municipal não fala verdade!


Tal como prometido, em resposta ao repto lançado por militantes da JSD, pronuncio-me sobre o tratamento de efluentes domésticos e industriais, vulgo "esgotos", no concelho do Seixal. Começo por afirmar, porque desafiado, que sobre esta matéria quem primeiro se pronunciou foi o Partido Socialista, e fê-lo no seu boletim informativo "Dentro do Tempo", editado em Março de 2007, com uma tiragem de cerca de 20.000 exemplares. Aliás, a fotografia da capa desse Boletim é tirada exactamente no mesmo local onde foi tirada a fotografia que ilustra o cartaz da JSD... Se fosse maldoso diria que nos copiaram, mas não sou.
Agora o relevante, em manchete titula o Boletim Municipal do Seixal de 21 de Setembro passado "Investimentos em curso asseguram tratamento total dos efluentes até 2009". Tal não é verdade, nem poderá corresponder à realidade dos factos, e isto, porque vastas áreas do território concelhio não têm, nem terão em 2009, ligação à rede pública de efluentes. De facto as habitações situadas na Marisol, Verdizela, Belverde e na quase totalidade da Freguesia de Fernão Ferro, não têm ligação ao sistema público de drenagem e tratamento de águas residuais. Assim, não só em 2009 a cobertura do sistema não será de 100% (bem longe disso), como hoje em dia a percentagem de efluentes tratados não é de 40%, como afirma a JSD repetindo o número da propaganda Camarária, a realidade apresenta-nos números, infelizmente, bem inferiores.
Por outro lado, contrariamente ao afirmado no Boletim Municipal, o investimento de 40 milhões de euros previsto para o concelho do Seixal é e será no futuro da exclusiva responsabilidade da SIMARSUL, empresa detida em 51% pelo Grupo AdP (Águas de Portugal), empresa essa pertencente ao denominado sector empresarial do estado, através da Parpública - Participações Públicas, S.G.P.S. Esta é a estrutura accionista da SIMARSUL:



O mesmo é dizer que, o investimento da Câmara Municipal do Seixal, no esforço efectuado para tratar todos os efluentes domésticos do concelho, é de apenas 2.819.950 € (dois milhões, oitocentos e dezanove mil, novecentos e cinquenta Euros), ou seja o valor de 563.990 acções da empresa, valor este que detém no seu capital social.
Na realidade as fontes de financiamento para o investimento total de 171,6 milhões de Euros, previsto pela empresa no período 2004-2009 são:
- Banco Europeu de Investimento: 100 milhões de Euros
- Fundo de coesão: 47,4 milhões de Euros
- Reserva de eficiência - PORLVT: 2 milhões de Euros
Já com a aplicação da nova taxa de tratamento de efluentes, lançada recentemente, a Câmara Municipal do Seixal espera arrecadar para os seus cofres 4,5 milhões de Euros anualmente!
É caso para afirmar: O Boletim Municipal não fala verdade!

17 comentários:

luis disse...

A Camara Municipal do Seixal espera arrecadar quatro milhoes e quinhentos mil euros com a taxa de efluentes vamos a ver.Os valores que estamos a pagar nao estao dentro dos parametros da informaçao fornecida aos municipes nem nada que se pareça.Por isso os quatro milhoes e quinhentos mil pecam e muito por defeito.

Anónimo disse...

É bom ter oposição á máquina comunista !

Espero que continuem e não desanimem nem se deixem levar por conversas dos comunistas que , quando interessa até aparecem ao lado d aoposição para depois andarem a dizer que os vereadores da oposição são seus adjuntos.
Não se deixem influenciar e continuem assim livres e independentes, não precisando dos comunas para nada .

lcs disse...

Caro amigo e camarada,

Desculpa lá o mau jeito de não comentar o post em apreço.

Hoje passo aqui para ver este teu novo projecto que promete pelo que pude avaliar (como aliás tudo aquilo em que te metes).

Continua a tua luta por um Seixal melhor e no que puder ajudar já sabes que podes contar comigo.

Um abraço deste que como tu faza política à esquerda sempre com o coração.

Luís Carlos
Barreiro

Filipe de Arede Nunes disse...

Comentarei mais tarde!
Concordo com o essencial, afinal nós denunciamos o problemas, mas discordo de alguns dos considerandos tecidos!
Seja como for, posteriormente comentarei com mais atenção.

Anónimo disse...

O senhor vereador não fala verdade porque faltam aí verbas que os municípios têm de pagar à Simarsul e que no Seixal em 2007 será superior a seis milhões de euros, a não ser que o senhor vereador desconheça este facto o que também será grave.

Aldeia pp

Ponto Verde disse...

O Boletim Municipal não pretende informar, nem muito menos com verdade. É um mero orgão de propaganda, paga pelos contribuintes para manter o panorama vigente.

Muita da luta partidária devia passar por aqui, por uma estratégia de demonstração da verdade real e não da construída ao longo dos anos, que através do boletim, quer através do controle da imprensa local.

A utilidade dos blogues é obvia e a verdade move montanhas.

Samuel Cruz disse...

Caro Aldeão,

Sempre gostava de saber qual a sua função na Câmara Municipal do Seixal... Tal é a quantidade de informação de que dispõe e tal a rapidez com que responde aos meus posts. Espero/suponho que o seu trabalho não seja justamente esse. O controleiro dos blogs. (Lol) Mudam-se os tempos, mudam as técnicas, pena é que não evoluam as mentalidades.
Agora a sua resposta, o seu comentário é mal intencionado ou ignorante, eventualmente é ambas as coisas.
Mal intencionado porque tenta lançar a confusão quando eu me limitei a explanar factos.
Ignorante porque confunde despesas de capital com despesas correntes. Não admira aliás, dou um exemplo, na Câmara Municipal do Seixal todas as verbas transferidas para as Juntas de Freguesia são classificadas como despesas de capital (investimento), até aquelas que se destinam por exemplo à varredura da rua! Chama-se a isto contabilidade criativa é o que é.
Mas adiante, o valor (6 milhões de Euros) a que se refere será, previsionalmente, o valor que a Simarsul cobrará à CMS pelos serviços prestados. Repito serviços prestados, entende? Prestação de serviços = Despesa corrente
Investimento = Despesa de capital
No meu post se verificar, apenas me refiro a investimento, a menos que desconheça a diferença o que também será grave.

Anónimo disse...

Engraçado não conseguem mais do que isso controleiro, sectário, terroristas e por aí fora não passam disso, quanto ao ser funcionário da CM do Seixal não o sou esteja descansado e aqui onde trabalho a minha empresa tem reconhecido os meus serviços e tem-me aumentado praticamente todos os anos e quando não o fez compensou com um bom prémio, a informação que tenho acesso é a que está ao alcance de todos nós que eu saiba não falei em nada que não seja do conhecimento geral, acho que hoje já respondi a algo parecido no blog onde escrevo, quanto ao ter referido os mais de 6 milhões, foi só porque vi aqui mencionadas as receitas de 4,5 milhões, como vê que começou por misturar assuntos não fui eu.

aldeia pp

Ricardo Pinho disse...

Caro Vereador Samuel Cruz,

Antes de mais quero agradecer facto de ter respondido ao repto feito pelo militante da JSD do Seixal Filipe Arede Nunes. Realmente estas são as matérias que interessam ao Seixal e a quem lá vive, estes são os posts interessantes. Não podia também deixar de agradecer também o facto de ter comentado aquilo que o Outdoor da JSD fala, ao invés de lançar "postas de pescada" muito ao estilo de quem tem uma grade dor de cotovelo por não conseguir defender a população na rua como faz a JSD. Penso serem dois passos muito positivos.

Em segundo lugar, queria informar o Sr Vereador que os dados que a JSD usa, não são os da maioria comunista, são do INE, errados ou certos, são aqueles que são oficiais.

Em terceiro, parabéns pelo post sobre esta matéria e pelo blog em si. Tenho gostado do visitar. Tenho pena que fale tanto da JSD ao invés de falar de alguma coisa que o seu partido faça... (ah esqueci-me, o PS no Seixal pouco ou nada faz...) já contou bem os Posts que fez com JSD? Ah esqueci-me...

Cumprimentos,

PS - Queria deixar aqui um Bem aja especial à JSD que tanto alimenta este blog e as conversas dos comunistas e socialistas deste concelho... não fazem eles ideia do quanto se tem falado neles...

Filipe de Arede Nunes disse...

Muito sinteticamente.
Em primeiro lugar, como foi dito no comentário anterior, os dados apresentados pela JSD no seu Outdoor e no comunicado de imprensa que lançou a este respeito, correspondem a informações do Instituto Nacional de Estatistica, portanto, um organismo independente e acima de qualquer suspeita. Os dados são de 2005, por isso é possível que não sejam efectivamente 40% de esgotos tratados, mas será bem perto disso.
Em segundo lugar, a JSD não copia ninguém, ou pelo menos intencionalmente.
Neste assunto, como em muitos outros procurámos ajuda de quem sabe mais do que nós e que conhece o concelho como ninguém. O deputado Luís Rodrigues durante a campanha de 1997 à CMS já tinha visitado este lugar onde são feitas as descargas, portanto há 10 anos atrás! Se em Março de 2007 o PS lançou um boletim com 20000 exemplares!!!! sobre este assunto ainda bem. A mim não me chegou nenhum! Nem a ninguém que eu conheça! Seja como for, a imagem do nosso Outdoor é do Seixal e não das descargas! Imagens do Seixal existem aos milhares! Mas enfim!
Como diz, e bem o Sr. Vereador, a par das descargas para a baia estão as águas residuais não tratadas devido ao facto de descarregarem directamente para fossas, o que constitui risco inaceitavel num concelho urbano como o do Seixal. A possibilidade de contaminação de lençois freaticos deveria preocupar os decisores políticos.
Relativamente ao financiamento da SIMARSUL, empresa que tem a responsabilidade de tratamento dos efluentes do Seixal, entre outros concelhos, aceitamos como bons os dados enunciados pelo Sr. Vereador!
Seja como for, aqui o essencial, passa pelo facto de durante quase 30 anos!!! esta maioria ter tido a responsabilidade de tratamentos das águas residuais e não o ter feito. É uma vergonha que representa a forma de governar do PCP e dos seus lacaios! É contra isto que nos prununciámos, é assim que continuaremos a agir, é isto que continuaremos a fazer.
Uma especial saudação ao Sr. Ricardo Pinho pelas simpáticas palavras de força.
Finalmente, esteja descansado o Sr. Vereador, que a JSD continuará a levantar questões fundamentais para que o Sr. Vereador se possa prenunciar!
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

parece q o sr verador está mais entretido a falar do dia do animal do q daquilo que interessa......................

Anónimo disse...

então? não há respostas?!?!javascript:void(0)
Publish Your Comment

Anónimo disse...

parece que não

Anónimo disse...

"...dou um exemplo, na Câmara Municipal do Seixal todas as verbas transferidas para as Juntas de Freguesia são classificadas como despesas de capital (investimento), até aquelas que se destinam por exemplo à varredura da rua! Chama-se a isto contabilidade criativa é o que é."

O Sr. Vereador é que anda muito criativo... mas que varredura de rua?
Nenhuma Junta de Freguesia tem esta competência atribuida nem por protocolo de delegação de competências!

Samuel Cruz disse...

O último anónimo está equivocado, Corroios e Fernão Ferro têm.

Anónimo disse...

Sr. Vereador, com todo o respeito o Sr. é que está equivocado, não têm.

Anónimo disse...

Sr. Vereador, com todo o respeito o Sr. é que está equivocado, não têm.

Google