Breves reflexões de um Sábado envergonhado

I - O importante e o acessório
Até este momento os posts mais comentados aqui no blogue são os referentes aos cartazes da JSD e às FARC na Festa do Avante.
Ora, o Partido Comunista da Colômbia vai estar por cá apenas três dias e não me consta que a JSD pense em concorrer às próximas eleições...
Dois dos posts pouco ou nada comentados referem-se à intervenção urbanistica na área da antiga Siderurgia Nacional e ao trabalho desenvolvido no Canil Municipal.
A intervenção urbanistica na área da antiga Siderurgia será, só, a de maior importância na área do nosso Concelho nos próximos anos, e o que acontece aos cães que vão parar à esmagadora maioria dos canis municipais no nosso país, é serem abatidos passados oito dias, aliás, tal como a Lei prevê.
No Seixal não se eutanasiam animais a não ser por indicação clínica e, no último ano, através de um esforço meritório de todos os envolvidos neste processo, foram adoptados cinco centenas de animais - sim, quinhentos!
Pensem nisto.

II - Eles não sabem nem sonham
Sempre que visito o último Festival de Verão (vulgo Festa do Avante) uma pergunta percorre a minha mente e um forte odor as minhas narinas.
O odor, os meus amigos dizem que é erva (uma substância estupefaciente). Presumo que os simpáticos avós que organizam o festival pensem que esse cheiro é de algum condimento mais exótico, utilizado nas barraquinhas da comida. Mas, olhem que não, olhem que não...
A pergunta que me ocorre é se aqueles jovens sabem que, os mesmos simpáticos avós que lhes proporcionam aquele último festival de Verão (já em preço de saldos aliás), em vez de mandarem só nas autarquias da margem sul, mandassem em todo o país, os enviavam pelo menos um aninho para a tropa. Sim, o PCP votou contra a revisão constitucional de 1997 que permitiu a extinção do SMO (Serviço Militar Obrigatório).
Sim, o PCP defende a existência do Serviço Militar Obrigatório.
Se não for muita maçada, pensem nisto.

III - Não havia necessidade
Alguém, em nome da JSD, deixou dois comentários na área reservada para esse efeito, com a ligação ao blogue da JSD Seixal. Não me importo, afinal o nosso objectivo é comum - fazer oposição ao PCP e aos melâncias. Acho, contudo, que um só comentário bastava, mas está bem.
No entanto, não posso deixar de lembrar que desde o primeiro dia, na área das ligações, se encontra o vosso endereço. Todavia, procurei, procurei, no vosso blogue e não encontrei a ligação para aqui...
Ser jovem não é apenas ser irreverente, é também ser diferente.
Pensem nisto, se quiserem.

IV - A Liberdade
Um simpático anónimo, igualmente na área de comentários, lembrava-me que tenho, em primeiro lugar, de prestar contas ao Presidente da Câmara. Efectivamente, assim é, mas apenas e estritamente no âmbito das competências delegadas. Ou seja, tenho bem presentes os meus deveres e quais os seus limites.
Quanto à alusão, feita pelo mesmo anónimo, referente às comemorações do centésimo aniversário, da realização do primero dia da árvore em Portugal, comemoradas este ano no concelho Seixal, deixo-lhe uma frase do responsável por esse acontecimento, António Augusto Louro:
"Sem Liberdade não há
democracia
Sem instrução não há
Liberdade."

11 comentários:

Anónimo disse...

O Blogger sempre dá a entender que pertence a uma organização muito influente .

Já sabemos o que levou o Presidente da Câmara a dar-lhe as competencias do canil.

Também é elitisita , como o ponto verde . Só servem as pessoas instruidas .

Em suma o BLOGGER pertence ao melhor do puritismo que conhecemos e até é contra o consumo de erva. Vai mais além .Já sabemos o que o levou a aceitar esse enorme desafio que é gerir a C.M.S com os comunistas aceitando ser pago para o desempenhho desse grandioso projecto .
O BLOGGER é, na verdade , um sinónimo de uma nova geração de politicos. Só gostaríamos de saber como vota as contas da camara ou o orçamento ( onde ele próprio se inclui). Mas com as grandes influencias que detem é preciso ter em consideração este BLOGGER que , assim como noutras civilizações, é o ESCOLHIDO

Anónimo disse...

Parabéns pelo Blog , em especial quando se trata de um trabalho realizado a "meias" com o Presidente da Câmara. Gostaria de o alertar para o facto de ter intercalado um post ( o da siderurgia) deixando , desse modo , a impossibilidade de esse post estar na "primeira pagina" do blog o que seria muito interessante . Mais o alerto , a si e ao Presidente da Camara , para o facto do timing do blog e quando digo timing estou somente a referir-me ás horas que marcam os post e os comentários não corresponderem á hora real e aparentemente estar manipulada a hora marcada .

recordo ao presidente da camara que no anterior mandato confiscou um computador a vereadores por estes alegadamente o usar para fins diferentes das suas funções.

cumprimentos

Filipe de Arede Nunes disse...

Duas coisas bem distintas:
Em primeiro lugar, as minhas desculpas pelo facto de ter aqui abusivamente sido publicitado o último outdoor da JSD Seixal sobre as descargas - de há mais de 30 anos - de águas residuais na baia do Seixal. Não sou o presidente da JSD Seixal para o fazer, mas certamente que o Miguel Martins não se importará que o faça.
Em segundo lugar, quanto ao canil municipal nada me oferece dizer. Talvez devesse, mas não me sugere nada!
No entanto quanto ao plano de prometo da Siderurgia Nacional sim!
De facto o post não esteve colocado em primeira página o tempo suficiente para que se desse conta dele.
Relativamente a este assunto, gostaria que o Sr. Vereador respondesse às questões colocadas nos comentários do post pelo Ponto Verde, talvez ajudassem a elucidar muitos dos pontos que considero fundamentais.
Depois, quero já dizer aqui que li o dossier que foi disponibilizado sobre o processo e foi a partir daí que construí a minha opinião sobre o assunto.
Ora, o projecto pressupõe a despoluição da área onde se encontrava a SN, com base no financiamento em parte de fundos comunitários. Até aqui tudo bem, óptima ideia, e nem pensemos que se trata de um doce do Governo, porque a responsabilidade do licenciamento daquela indústria altamente poluente no passado coube ao Governo.
No entanto, a par da manutenção de indústria pesada, e refiro novamente a indústria pesada, prevê-se a construção de uma zona residencial e de uma zona comercial!
Estarei eu confuso? Interesse da população Sr. Vereador? Há anos que os habitantes de Paio Pires se queixam dos malefícios daquela indústria e fala em defesa dos interesses da população?
Indústria pesada ao lado de habitação, de serviços, de cresces, de lares? Será que eu não entendo nada disto?
Ainda, mais cerca de 4000 fogos correspondentes a mais ou menos 15000 pessoas naquele local? E os acessos? E as escolas? E os centros de saúde? Ou constrói-se primeiro e vem-se para a rua pedir as infra-estruturas depois?
Pior, mas um centro urbano neste concelho depois de 30 anos de uma política baseada única e exclusivamente no betão?
Será que um concelho que tem já 165000 habitantes precisa de mais pessoas?
Será que um concelho que tem a maior percentagem de casas à venda precisa de mais habitações? Ou não andará o Sr. Vereador pelas ruas do nosso concelho como eu ando?
E sem contar ainda com as dezenas de novas urbanizações que continuam a nascer todos os anos!
Finalmente, a posição do PS nesta matéria nem conseguiu ser consensual, na medida em que votou quase cada um para o seu lado. Era interessante que nos explicasse porquê.
Também seria interessante que explicasse o que significa isso de estar ao lado do governo. Será sinónimo do comportamento assumido relativamente ao fecho dos SAP's do Seixal e de Corroios?
Sr. Vereador, fico a aguardar pacientemente a resposta às questões que levantei sobre este assunto, bem como das levantadas pelo Ponto Verde.
Já agora, agradeço a disponibilidade para falar destes assuntos, revela uma frontalidade difícil de encontrar nos nossos dias.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Antes de mais quero dar os parabens ao Sr. Vereador por ter feito este blog. Afinal de contas, as eleições já estão ai perto e o melhor é começar a dar uns ares que se anda a fazer politica.

Em segundo lugar não posso deixar de referenciar o facto do nosso vereador da oposição, em vez de estar preocupado em fazer oposição esta preocupado em falar da JSD, e a mostrar um pouco a sua dor de cotovelo pelo seu partido estar sempre preocupado com as lutas internas, em vez de andar a fazer oposição

Engraçado que quanto aos cartazes da JSD não há nada a dizer sobre o conteudo, o que interessa aqui é:
"Porque é que aqueles miudos em vez de estarem preocupados com as guerras interenas como eu, estão preocupados em defender a população?!?!?! %&/?!$ Raios os partam..."

Pelo menos podia dizer, o PS do Seixal, que está sempre interessado em defender a população, no caso do encerramento dos SAPs, defendemos que eles fiquem fechados, não servem para nada... é triste pois já nem o governo pensa assim, mas isto o que interessa no partido é ver se se arranja um tachito... a população que se aguente...

É a vida...

Samuel Cruz disse...

Caro anónimo ou anónimos,

Em primeiro lugar eu não dei a entender nada... Eu tenho um grande amigo, há mais de 20 anos que se chama José João Sá, tratamo-nos por mano. Se lhe interessa quando nos encontramos, cumprimentamo-nos com um beijo. Dei a entender que sou homosexual ou pertenço à máfia? Acho que não!
Diz, o senhor ou a senhora, que sou contra o consumo de erva. Depende... Existem ervas que bem utilizadas na cozinha são maravilhosas. Existem outras que fumadas fazem mal assim como o tabaco. Apesar disso sou favorável à legalização do consumo de drogas leves e bastante tolerante com o fumo dos outros.
Gostava, ainda, o senhor ou senhora de saber como votei as contas da Câmara e os Orçamentos. É simples, as Grandes Opções do Plano (GOPs) e Orçamento são os documentos que o Presidente da Câmara Municipal, apresenta a esta, por forma a executar o projecto político que apresentou ao eleitorado, e este sufragou. Não é esse projecto politico, que apresentei ao eleitorado, logo, voto contra. Aconteceu já por duas vezes este mandato e continuará a acontecer até ao fim do mesmo. Quanto às contas, representam a execução desse projecto politico contra o qual me manifestei previamente, voto contra também, é lógico. Foi assim até agora, será assim no futuro.
Termina V. Exa., o ou a, cobardolas, dizendo que sou o escolhido. Uma coisa sei, não fui escolhido para aturar parvoices de anónimos, portanto a partir de agora, a anónimos, só respondo se me apetecer.
Mas ainda vou responder ao anónimo detective, que se dedica a escrutinar coisas relevantíssimas, como sejam a hora do blog ou a sequência dos posts.
Quanto à hora, efectivamente, este blog estava na hora do Pacifico, para que não se criêm confusões desnecessárias na sua cabeça já corrigi a defeciência, (da hora, não a da sua cabeça).
Quanto aos posts, de facto, o da siderurgia, apareceu intercalado. Tal deveu-se ao facto de ter guardado um rascunho, bem tentei corrigir o facto... Mas não consegui!
Agora o que eu gostava mesmo, mesmo, era que alguém me ensinasse a puxar o texto todo do blog mais para a direita, que aparece ali um imenso espaço branco sem jeito nenhum.
Beijos,

Samuel Cruz disse...

Caro Filipe,

Já respondi, não ao Ponto Verde, mas às questões colocadas por um anónimo leitor no A-Sul e que o Ponto Verde trouxe amavelmente até este blog.
Quanto à votação do estudo, deixa-me que te diga, o PSD também não foi um modelo de coerência...
O PSD votou favoravelmente a realização do estudo (na Câmara e na Assembleia Municipal).
Mais tarde os Vereadores do PSD abstiveram-se na aprovação do estudo e na Assembleia Municipal o PSD votou contra.
Quem nao tiver pecado que atire a primeira pedra.

@narkoburguês disse...

Ao anónimo que não se cansa de se lamentar que existam pessoas válidas, que zelam pelo bem estar da comunidade ,não se escondendo atrás do anonimato,assumem as responsabilidades a que se propuseram.
Não lhe parece, caro anónimo que devia fazer oposição e/ou discutir de uma forma mais eficiente por forma a provar que é mais eficiente e profissional que as pessoas que quer derrubar,criticar deixo-lhe a cargo a responsabilidade de escolher o adjectivo que melhor se adequar a si.
Só assim talvez a nossa classe politica melhore e assim haja então uma politica que melhorasse a vida dos cidadãos.
Deixe-se de clubites,PCP;PSD;PS;PP;BE;BENFICA ;SPORTING;AMORA;SEIXAL;FCPORTO.
Faça alguma coisa de util ao País ,consulte um médico da especialidade e tente debelar essa raiva miudinha,esse "Fado" de que nada é bom...
Comece a olhar para si antes de dizer ou fazer alguma coisa que mais tarde se possa arrepender.
A raiva,a fome de dizer mal gratuitamente,a pobreza e a pressa com que nos ilumina com os seus pensamentos.
Tente rever os erros ortográficos antes de publicar o post."...desafio que é gerir a C.M.S com os comunistas aceitando ser pago para o desempenhho desse grandioso projecto .
O BLOGGER é, na verdade , um sinónimo de uma nova geração de politicos."
Se o Blogger é de uma nova geração que quer fazer bem,então que continue que tem o apoio de todos os cidadãos de bem que querem e fazem para que este País melhore.

Ponto Verde disse...

Uma questão Ponto Verde:

Que autoridade têm e quem paga aos funcionários com uniformes da Câmara Municipal do Seixal que ontem, domingo 9/9 á tarde impediam a circulação de viaturas em determinadas vias da Amora, impedindo por exemplo o acesso à zona da Medideira?

A razão, tanto quanto me informaram , era uma festarola partidária (não municipal) que se registava ali perto...

Samuel Cruz disse...

Caro Ponto Verde,

Quanto à questão que me coloca a resposta é, no que toca à autoridade, em princípio, nenhuma. Eventualmente se tentasse furar a barreira, depressa apareceria um "agente da autoridade" que reporia a "legalidade democrática" e o obrigaria a recuar à mesma.
Ou seja, formalmente a sua pergunta pode ter pertinência, materialmente de pouca relevância se reveste.
Mas devo-lhe dizer que isso não me choca, quero com isto dizer que o bom senso tem de prevalecer, aqueles funcionários da Câmara estão ali para ajudar, e proteger o interesse dos municipes que residem junto à festa do Avante, que de outra forma se veriam absolutamente impossibilitados de chegar às suas habitações naqueles dias.
Quanto à questão quem lhes paga, a resposta é a Câmara Municipal do Seixal.
Esse pagamento é efectuado no quadro de um protocolo de apoio à realização da festa do Avante - apoio na área de serviço público - que foi aprovado por unanimidade em reunião da CMS (deliberação 139/2007/CMS de 16 de Maio).
Não sei porque os outros Vereadores votaram a favor, a mim parece-me mais sensato tentar ordenar o trânsito, naquela área, naqueles dias, que simplesmente esperar que o caos se instale.
Espero ter respondido à sua questão.

Ponto Verde disse...

Formalmentre estou esclarecido, moralmente não estou convencido, mas obrigado pela explicação que será util a muitos que partilham das mesmas duvidas.

Só que o garante do ordenamento do tráfego, e da segurança dos moradores ...não pertence à PSP e ou GNR?

Ou vamos naquela antiga história democrática passada em Almada em que um legitimo agente da autoridade passava o tempo a multar a torto e a direito, independente da sinalização permitir ou não estacionar, é que argumentava o agente:

- "Um agente da autoridade, devidamente uniformizado substitui qualquer sinal de trânsito"

Se já não concebo essa estória , por acaso veridica, não quero pensar que tal é extensível ao uniforme da Câmara do Seixal, ou ao cartão do PCP.

Samuel Cruz disse...

Caro Ponto Verde,

Percebo as suas dúvidas mas mais importante que isso, arrancou-me um sorriso logo pela manhã...
A memória desse polícia a estacionar a sua mota em frente ao Frei Luis de Sousa também preenche o meu imaginário de criança.

Google